6 profissões que demandam expressão corporal

profissões que precisam de expressão corporal

No dia 21 de março comemora-se o Dia Universal do Teatro, uma forma de manifestação artística que encanta o público ao redor de todo o globo. O que muitos desconhecem é que o teatro não está relacionado apenas ao entretenimento, mas também ao sucesso na carreira profissional. Isso porque ele permite desenvolver expressão corporal e uma série de habilidades fundamentais para o exercício de atividades do mercado.

Para que você entenda melhor a relação entre teatro e atuação profissional, elencamos as 6 profissões que mais demandam expressão corporal e que podem se beneficiar das habilidades exigidas de um ator. Não deixe de conferir!

1. Direito

Direito é a área do conhecimento que lida com a regulação das relações sociais e com a resolução de conflitos a partir de um sistema normatizado de condutas. Apenas pela definição é possível perceber a importância do desenvolvimento da comunicação conciliadora pelo profissional que deseja seguir carreira no segmento.

Nesse sentido, o teatro é excelente ferramenta para aprimorar a habilidade, uma vez que coloca o ator em situações inusitadas e faz com que ele desenvolva capacidade de lidar com conflitos em relacionamentos interpessoais.

2. Gestão Pública

A Administração na esfera pública é outro tipo de carreira que demanda habilidades adquiridas no teatro. O administrador público é, afinal, aquele que lida com interesses que afetam toda a comunidade. Sendo assim, precisa saber administrar recursos com eficiência a partir de soluções criativas.

Exercícios de improvisação estimulados nas artes cênicas, por exemplo, podem contribuir para o desenvolvimento de um raciocínio mais rápido e eficaz.

3. Serviço Social

O Serviço Social relaciona-se à integração do coletivo e do indivíduo na sociedade. O profissional que atua na área trabalha especialmente no combate às desigualdades e na melhoria da qualidade de vida da população.

O teatro, por sua vez, pode contribuir muito para o desenvolvimento da empatia com o próximo e, portanto, para o exercício dessa profissão. Afinal, o ator é aquele que sabe se colocar no lugar de muitos personagens e se conectar com diferentes realidades.

4. Empreendedorismo

Uma das características mais essenciais do empreendedor, além da expressão corporal no trabalho, é a capacidade para liderar equipes de quem se dedica ao Empreendedorismo. Afinal, posicionar-se de maneira positiva em relação à empresa, bem como planejar e desenvolver ações estratégicas com os colaboradores é o que faz o sucesso da organização.

Nesse sentido, o teatro pode contribuir no desenvolvimento da habilidade para trabalhar em conjunto, uma vez que a atividade está diretamente relacionada ao contato com as emoções do elenco e do público que assiste.

5. Relações Internacionais

Outra área que exige boa expressão corporal e, por isso, pode ser beneficiada pelo teatro é a de Relações Internacionais. Isso porque o profissional que opta pela carreira lidará com questões políticas, sociais e econômicas que excedem a fronteira de um país. Desse modo, necessita desenvolver ao longo da carreira competências como comunicação diplomática, tolerância e capacidade de negociação.

6. Docência

Um bom professor, sem dúvidas, é aquele que consegue transmitir o conhecimento de maneira didática e atrativa. Assim como o ator, a carreira na docência exige saber portar-se, colocar-se e expressar-se diante do público. Além disso, demanda clareza e objetividade na fala. Tais habilidades podem ser trabalhadas a partir da atuação teatral, que desenvolve toda a postura do ator de modo a torná-lo convidativo.

Melhorar expressão corporal, a fala e a postura é de extrema importância, especialmente para as profissões que exigem o contato com o público e a capacidade de comunicar e transmitir mensagens de maneira eficaz. Nesse sentido, o teatro é uma excelente ferramenta para profissionais que desejam desenvolver essas competências e atuar com excelência no mercado de trabalho, independentemente do segmento econômico.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus contatos conheçam as profissões que podem se beneficiar da prática teatral!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.