7 bons motivos para estudar em Macapá

estudar em macapá

O Brasil é mesmo um país de grande extensão territorial e cada lugar tem as suas particularidades, o que contribui para a diversidade cultural e torna todos os seus cantos interessantes. Mas agora, vamos falar especificamente da oportunidade de estudar em Macapá e conhecer a capital do estado do Amapá!

Ainda que a região Norte seja a menos povoada, há muitas riquezas a serem aproveitadas por lá. Diante disso, resolvemos listar os principais motivos para iniciar a sua vida universitária na cidade.

Quer saber quais são eles? Confira a seguir e não deixe de considerar essa ideia!

1. Acesso a boas faculdades

A capital Macapá concentra as melhores faculdades, até porque estamos falando de um estado pequeno se comparado às outras unidades federativas brasileiras. Os dois maiores centros públicos são as instituições de ensino superior federal (UNIFAP) e estadual (UEAP).

Porém, há ainda as instituições particulares que ajudam a variar as alternativas oferecidas aos estudantes que desejam ser aprovados no vestibular em Macapá e também seguir com os estudos depois de ter se formado — a Faculdade Macapá é uma delas.

Um dado relevante sobre Macapá é que o valor do seu Índice de Desenvolvimento Humano (0,733) é considerado alto para a média brasileira, sendo a educação um dos fatores que contribui para isso. Inclusive, o estado do Amapá como um todo tem se destacado na evolução do IDH recentemente, o que é um ótimo sinal. Ou seja, escola no Macapá não é um problema.

2. Diferentes oportunidades para quem deseja se dedicar aos estudos

Esqueça as ideias nada realistas do tipo “lá tudo é mato” que muitos têm da região Norte. Como já foi dito, a realidade dessa parte do país hoje é bem diferente do que muitos imaginam e há muitas opções para quem pensa em estudar em Macapá. Em outras palavras, é possível encontrar uma excelente variedade de cursos, como Direito, Enfermagem, Engenharias, Arquitetura, entre outros campos do conhecimento.

3. Mercado de trabalho em crescimento

Outra grande oportunidade para os jovens que estão se capacitando é ter um mercado de trabalho em crescimento para explorar. As atividades econômicas no estado sempre foram ligadas à agricultura e extrativismo de recursos naturais — com destaque para ouro, madeira e manganês.

Contudo, de um tempo para cá, a indústria, o comércio e o setor de serviços ganharam mais espaço. Esse foi o principal fato que começou a demandar mão de obra qualificada para ocupar posições que até então não existiam em grande número. Inclusive, foi criada uma Área de Livre Comércio nos anos 90 para impulsionar a economia da região. Junto com uma maior oferta de cursos superiores, o cenário ficou ideal para os novos profissionais.

4. Menor concorrência para bolsas e financiamentos

Não há dúvidas de que a menor concorrência no mercado de trabalho também se reflete no campo do estudo. Quando fazemos a comparação com outras regiões do Brasil, isso fica ainda mais evidente, sobretudo no Sudeste onde existe uma grande disputa por vagas em todos os âmbitos.

A população reduzida acaba facilitando o acesso a bolsas de estudo e financiamentos para concluir uma graduação no Macapá. Nesse sentido, tanto as iniciativas do Governo (como FIES e Prouni) quanto as privadas podem ser aproveitadas pelos alunos.

5. Possibilidade de crescimento profissional e pessoal

Tomar a decisão de se mudar para fazer uma faculdade em Macapá é bastante delicado, embora seja algo comum nessa fase da vida de escolher uma profissão. Muitas vezes, isso acontece porque as opções de cursos ao redor do estudante não atendem às suas expectativas ou o processo seletivo é o que inviabiliza a sua entrada em uma instituição próxima.

Portanto, a chance de estudar em Macapá pode ser vista como uma verdadeira possibilidade de desenvolvimento profissional e pessoal. Ficar longe da família e começar uma nova etapa da vida é desafiador, mas certamente traz uma experiência de muito crescimento.

6. Qualidade de vida

Para melhorar as perspectivas de quem está pensando em se mudar para Macapá, vale saber que a qualidade de vida é um fator positivo da capital amapaense. Existe uma boa infraestrutura urbana e o custo médio para se viver não é alto — a cidade ocupa uma posição bem baixa na lista das capitais mais caras do país.

Isso quer dizer que pagar moradia, alimentação, transporte e as contas básicas não exige valores exorbitantes como em outras capitais brasileiras. Os custos das faculdades particulares também são atrativos para facilitar a vida universitária.

Mais uma vez, a informação de que o IDH municipal tem evoluído significativamente nos últimos anos confirma essa transformação que tem sido observada na cidade.

7. Contato com uma cultura diferenciada

Por último, não podemos deixar de falar da parte cultural. O Norte do Brasil ainda é desconhecido para muita gente e poucos sabem a riqueza que está “escondida” nessas terras — nada que um tempo por lá não seja capaz de desvendar.

Considerando especialmente a cidade de Macapá, sua história começou a ser construída nos primórdios da colonização brasileira (por volta de 1540). O povo espanhol chegou a dominar a região, até que as fronteiras do país foram definidas mais tarde. Prova disso são as antigas edificações que ainda estão preservadas no município, como a Fortaleza de São José de Macapá, que é considerada uma das sete maravilhas brasileiras.

Um dos eventos mais marcantes da cultura local é o Círio de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro e reúne mais de 200 mil pessoas — uma celebração religiosa tradicional que é conhecida até internacionalmente.

Outro fato curioso é conhecer o Marco Zero do Equador. Como a Linha do Equador (que divide o planeta Terra em hemisfério norte e sul) passa exatamente por Macapá, existe o costume de passar pelo monumento do relógio do sol, onde a latitude é de zero grau. Os pontos turísticos ajudam a atrair visitantes de todos os lugares, movimentando não só a cidade como a economia e garantindo momentos de lazer.

Enfim, a ideia de estudar em Macapá parece bem mais atrativa depois de conhecer esses motivos, não é verdade? Trata-se de uma oportunidade de investir na sua capacitação profissional e ainda desfrutar das melhores coisas que a região pode oferecer.

A boa notícia é que a Faculdade Macapá está de portas abertas para recebê-lo! Entre em contato conosco e descubra quais são os nossos cursos para encontrar aquele que mais combina com o seu perfil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content