Qual é o salário do profissional de Estética e Cosmética?

cliente de profissional de estética e cosmética relaxando

Que todos gostamos de se sentir bem na parte estética não é novidade nenhuma! Mas você sabia que, nos últimos anos, tem havido um crescimento do mercado de beleza? O segmento desenvolveu-se 8,2% por ano na última década. E ainda há perspectiva de crescimento de 4,5% até 2021.

Por isso, dá para perceber o quanto as profissões relacionadas a essa temática têm se valorizado. Assim, se você pensa em fazer uma faculdade de Estética em Macapá, saiba que a escolha tem tudo para dar certo!

Neste artigo, reunimos informações importantes a respeito da área, como o salário do profissional de Estética e Cosmética e algumas possíveis formas de atuação. Confira!

Por que o mercado da beleza é promissor?

Não é de hoje que as pessoas gostam de se cuidar e procuram por cosméticos ou por intervenções para isso. Tal prática existe desde os primórdios. Um exemplo clássico que temos é o de Cleópatra, que, segundo consta em documentações históricas, tinha seus próprios rituais de beleza.

Os anos passaram, mas a procura por tais práticas continua a todo vapor. Aliás, as pessoas têm valorizado cada vez mais não apenas o investimento na autoestima, mas também no próprio bem-estar. Com isso, profissões ligadas à área da Saúde, como é o caso da esteticista, têm grandes chances de sucesso no mercado de trabalho.

Além disso tudo, quando olhamos para as macrorregiões do Brasil, ainda podemos notar que a economia da região Norte têm demonstrado um bom ritmo de crescimento, tornando a atuação profissional favorável em diversas áreas. Apostar em Estética e Cosmética em Amapá ou em qualquer outro estado da região é um passo para boas conquistas.

Qual o salário médio de um profissional de Estética e Cosmética?

Trabalhar com aquilo que se gosta é importante, não é mesmo? Mas nem por isso podemos deixar de considerar a remuneração que a profissão nos traz. Sabendo disso, observe algumas médias do salário do profissional de Estética e Cosmética:

  • R$ 1.327, segundo a análise do site Glassdoor;
  • R$ 1.403,12, de acordo com o site Salário, que considerou os ganhos de mais de 9.000 profissionais.

Contudo, cabe dizer que tais remunerações dependem de diversos fatores, como o estado, a constante dedicação do profissional e a empresa.

Onde o profissional pode atuar e em quais procedimentos?

Quem pensa em cursar Estética e Cosmética em Macapá precisa, também, ficar por dentro das possibilidades de trabalho. Primeiro, veja possíveis locais de atuação:

  • clínicas de estética;
  • academias;
  • spas;
  • atendimento domiciliar;
  • empresa própria.

Agora, separamos algumas opções de trabalho nas quais você pode se inspirar!

Estética facial

A estética facial tem o objetivo de, como o nome sugere, promover tratamentos no rosto. O profissional pode realizar, por exemplo, limpezas de pele, peelings e cuidados relacionados ao tratamento de rugas, de flacidez e de manchas.

Estética corporal

São diversas possibilidades de tratamentos no corpo, com a intenção de diminuir as maiores insatisfações com a pele, como celulite, gordura localizada, estrias e flacidez.

Estética capilar

Nessa área, o profissional é responsável por assuntos que envolvem cabelo. Além de ficar por dentro das hidratações, dos alisamentos e das tinturas mais indicadas a cada fio, é possível especializar-se em tricologia, área que estuda a saúde dos cabelos e dos pelos.

Massagens

Massagens existem de diversos tipos e podem ser relaxantes ou estéticas. As primeiras têm foco na saúde e no bem-estar. As segundas visam emagrecimento e melhoria dos contornos corporais.

Maquiagem profissional

Trabalhar na área de maquiagens é outra possibilidade que costuma garantir a agenda cheia. A atuação traz grande satisfação pessoal, ao proporcionar mais autoestima às clientes.

Podologia

Não é qualquer pedicure que sabe cuidar da saúde dos pés. Unhas encravadas, calos e frieiras são apenas alguns dos problemas que acometem as pessoas. Assim, quem souber realizar um trabalho bem feito nessa área terá sempre bons clientes.

Como aumentar a renda trabalhando com Estética?

Citamos algumas médias salariais encontradas para o profissional de Estética, certo? Mas será que existem chances de alcançar uma remuneração mais alta? É claro que sim! Para isso, você precisará investir bastante em você. Veja algumas ideias.

Faça uma boa faculdade

Apesar de parte das práticas estéticas parecerem simples de serem feitas, a graduação em um curso de Estética e Cosmética garante melhores oportunidades no mercado. Durante a graduação, você terá diversas matérias relacionadas à biologia, saúde, bem-estar e Ciências Humanas, que darão conhecimentos necessários para as intervenções.

Além disso, saiba que a ocupação de Estética foi regulamentada em 2018. Isso significa que, para o exercício, é imprescindível ter a formação.

A FAMA conta com uma grade curricular planejada para propiciar a você uma base impecável de conhecimentos. Nossos professores são atualizados e muito bem preparados. Além disso, ao ingressar na FAMA, você tem a oportunidade de conseguir experiências e estágios no Canal Conecta, um portal de empregabilidade com vagas nas melhores empresas.

Invista em especializações e em outros cursos

A formação no ensino superior é apenas um dos passos. Nos momentos seguintes, é recomendado continuar o seu desenvolvimento profissional. Isso faz ainda mais sentido no segmento de Estética, que lida constantemente com novidades no mercado.

Sendo assim, vá em busca de especializações e mais cursos que possam adicionar valor aos seus conhecimentos. Procure direcionar seus estudos a uma área que gere identificação e afinidade, pois isso ajuda você a tornar-se referência nela.

Com o tempo, você conquista a confiança dos clientes e, ainda, a admiração de outros profissionais. Trata-se de uma oportunidade, inclusive, de abrir cursos e dar aulas a quem esteja iniciando na atividade.

Pense na carreira autônoma

Trabalhar em academias, spas e clínicas de terceiros costuma ser o início de muita gente. Contudo, na maioria das vezes, optar pela carreira autônoma e abrir a própria empresa tende a dar resultados mais promissores. Para isso, além de muito estudo e dedicação, você precisará de planejamento financeiro e administrativo, de modo a fazer escolhas prudentes durante o caminho.

Bem, agora que você já está por dentro do salário do profissional de Estética e Cosmética e sabe o que fazer para conseguir remunerações mais altas e uma carreira mais promissora, não vai deixar de colocar essas dicas em prática, combinado?

Gostou de conhecer um pouco da realidade da profissão? Caso tenha ficado com dúvidas em alguma parte ou queira informações sobre o próximo vestibular, entre em contato conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.