Estágio em Macapá: como conseguir as melhores oportunidades?

estagioemmacapacomoconseguirasmelhoresoportunidades

A realização de um estágio durante a graduação traz grandes vantagens para o estudante. Dentre elas a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e ampliação da rede de contatos são algumas delas.

Mas como conseguir uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e reforçar o aprendizado? Neste post, você entenderá melhor sobre as demandas econômicas da capital amapaense e verá algumas dicas valiosas para conseguir uma vaga de estágio em Macapá. Acompanhe!

A importância do estágio para a carreira

Participar de um programa de estágio é tão importante para a formação de um estudante que muitos cursos têm essa prática como uma das exigências para conceder o diploma de ensino superior — o estágio obrigatório. Porém, mesmo que seja opcional, essa experiência é um grande diferencial na formação acadêmica.

Afinal, o principal objetivo do estágio é justamente fornecer um aprendizado mais profundo para o estudante, que coloca em prática aquilo que viu em sala de aula. Ainda, durante a realização de um estágio, o estudante pode:

  • tomar uma decisão definitiva de carreira;
  • desenvolver competências como o profissionalismo e a responsabilidade;
  • conseguir uma maior independência financeira;
  • adquirir habilidades para a resolução de problemas e o trabalho em equipe;
  • ampliar sua rede de contatos;
  • enriquecer o currículo para futuros processos seletivos etc.

As oportunidades de estágio em Macapá

Se você quer encontrar boas vagas de estágio em Macapá, precisa conhecer bem o cenário econômico da região. De acordo com pesquisas do IBGE, os setores mais expressivos na cidade são:

  • serviços: responsável por movimentar quase 45% do PIB municipal, com atividades como transporte, alojamento, alimentação, comunicação, atividades imobiliárias, cultura e esporte;
  • administração, defesa, educação e saúde pública: incluindo o exercício de Direito e os cargos públicos, acessados por meio de concursos;
  • indústria: especialmente os segmentos de construção e metalúrgica, área que teve aumento de quase 15% de 2007 a 3016 no estado do Amapá, de acordo com a análise do Portal da Indústria;
  • agropecuária: com protagonismo para a exploração agrícola, além de atividades na pecuária — com destaque para a criação de búfalos — e na pesca.

Em relação a esse último setor, a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é bastante expressiva. Inclusive, a unidade conta com um programa de estágio em Macapá e bolsas de pesquisa interessante para quem quer ingressar no mercado em uma grande empresa, com oportunidades para diversas áreas de formação.

Dicas para conseguir boas vagas de estágio em Macapá

A ansiedade para conseguir seu estágio em Macapá já está batendo forte aí? Então, confira nossas dicas para encontrar as melhores vagas.

Escolha uma boa faculdade

O primeiro passo é escolher uma boa faculdade. Aqui na FAMA, a empregabilidade de nossos alunos é uma das grandes prioridades. Por isso, os cursos têm currículos completos e metodologias dinâmicas, que garantem uma formação de qualidade para os estudantes, sendo essencial para chamar a atenção de empregadores.

Também é interessante ficar de olho nas áreas de atuação mais promissoras. Assim, você pode escolher a graduação levando em conta suas preferências, mas sem deixar de considerar também as profissões com boa colocação no mercado de trabalho.

Construa uma rica trajetória acadêmica

Normalmente, uma das etapas de seleção em programas de estágio é a trajetória acadêmica do aluno. Ter boas notas, evitar reprovações e participar de atividades extracurriculares que contribuem com uma formação sólida são pontos positivos aos olhos dos recrutadores.

Prepare um bom currículo

O currículo é o seu maior instrumento para chamar a atenção de recrutadores. É nele que você vai contar, resumidamente, tudo o que pode agregar para a empresa ao conseguir sua vaga de estágio. Insira suas informações básicas, explique qual é a sua formação em andamento e também descreva quais cursos de capacitação você já fez.

Se não tem experiência profissional, sem problemas. Afinal, o estágio serve justamente para que você adquira essa vivência no mercado de trabalho e os recrutadores sabem disso. Aproveite para colocar suas habilidades e competências, além de contar sobre projetos em que já esteve engajado — na própria faculdade, em programas de voluntariado etc.

Faça networking

O famoso networking consiste em uma rede de contatos com os mesmos interesses que você. A princípio, é normal que você não conheça muitas pessoas que possam contribuir com suas primeiras oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, a vivência acadêmica em uma boa faculdade pode proporcionar isso.

Professores, chefes de departamento, mentores, especialistas convidados para eventos na faculdade ou encontrados no LinkedIn etc. Tente se aproximar de pessoas que estejam inseridas ou tenham conhecimento das áreas alinhadas aos seus objetivos profissionais, demonstrando o seu interesse em uma vaga de estágio.

Seja proativo na busca por uma vaga

Esteja de olho na imprensa local e entre em contato com as empresas que oferecem estágio no Macapá. Mesmo que não haja um programa aberto no momento, você pode enviar seu currículo para o RH, informando sua disponibilidade.

Geralmente, as empresas mantêm um banco de candidatos, mesmo quando não têm processos seletivos em andamento. Além disso, buscar sua vaga ativamente já demonstra um perfil de iniciativa e liderança, duas características muito valorizadas no mercado de trabalho.

Conte com as parcerias da instituição de ensino

Muitas vezes, a própria faculdade tem recursos para aumentar a empregabilidade dos estudantes. Aqui na FAMA, nossos alunos têm acesso ao canal Conecta, uma rede de oportunidades que associa os anúncios de nossos parceiros com os candidatos que têm o perfil mais alinhado às exigências da vaga.

É fácil: você, primeiro, precisa ser nosso aluno, inscrevendo-se em um de nossos cursos de graduação. Depois, é só preencher seu currículo no canal para ativar o perfil e começar a receber as indicações de programa de estágio em Macapá.

Viu só como buscar um estágio em Macapá pode abrir várias portas? A cidade tem uma economia versátil e, por isso, o que não faltam são opções para ingressar no mercado de trabalho com o pé direito. Para dar esse grande passo, você pode seguir as dicas que separamos.

Você já fez algum estágio? Está ingressando na faculdade agora? Ou ainda não escolheu seu curso de graduação? Conte para a gente nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.