Como é um estágio em Engenharia de Produção?

estágio em Engenharia de Produção

O engenheiro de produção é o profissional que analisa o funcionamento de uma empresa com o objetivo de otimizar processos e criar um fluxo de trabalho mais eficiente. Para isso, ele utiliza dados sobre logística, produção e finanças, além de considerar também a estrutura física e os recursos humanos da organização.

Para ter essa competência, é preciso fazer o curso de Engenharia de Produção e buscar estágios durante a graduação para colocar em prática os aprendizados da faculdade. Essa é uma excelente oportunidade de conhecer melhor as áreas da Engenharia de Produção e o mercado de trabalho.

Neste artigo, você vai saber mais sobre as possibilidades da carreira e entender como funciona o estágio em Engenharia de Produção. Confira!

Como está o mercado de Engenharia de Produção no Brasil?

São diversas as possibilidades de atuação para esse profissional. A mais tradicional é o trabalho em indústrias, mas também há oportunidades nos setores público, turístico e de tecnologia, em bancos, como analista de investimento, e em empresas de varejo. 

Além das otimizações no fluxo de produção, que falamos no início do texto, o engenheiro de produção também pode trabalhar projetando sistemas, administrando o armazenamento de matéria-prima, desenvolvendo sistemas de controle de qualidade, desenvolvendo e reparando máquinas ou até mesmo no controle financeiro das empresas.

São muitas as áreas da Engenharia de Produção para se especializar. Aliás, essa é uma das Engenharias em alta no Brasil.

O setor está em desenvolvimento e há boas oportunidades tanto para quem está começando na carreira quanto para quem deseja crescer como profissional. O salário médio de um engenheiro de produção no Brasil é R$ 7.707,76.*

Como funciona o estágio em Engenharia de Produção?

O estágio em Engenharia de Produção permite que o graduando coloque em prática as teorias vistas em sala de aula. Ele atua nas empresas dando suporte nas linhas de produção, conhecendo toda a rotina da área operacional. Isso traz experiência e mais conhecimento sobre a profissão.

Entre as responsabilidades do estagiário estão: cumprimento das metas de produção e padrões de qualidade, operação de máquinas e equipamentos, registros de produção, manutenção e limpeza de equipamentos e preparação de materiais. Em resumo, ele deve auxiliar em todos os processes da produção, desde o início até o final. 

O estágio é supervisionado por profissionais da área, que vão auxiliar o estudante na execução das tarefas, tirar dúvidas e ajudar na produção dos relatórios de estágio. As regras que regem o estágio em Engenharia de Produção são as mesmas que estão em vigor para todas as áreas:

  • limite de 30 horas de trabalho por semana;
  • obrigatoriedade de remuneração;
  • férias de 30 dias a cada 12 meses, de preferência coincidindo com as férias da faculdade;
  • contrato de um ano com possibilidade de renovação para mais um.

Onde estudar Engenharia de Produção?

Se você gostaria de estudar essa Engenharia em Macapá, considere a possibilidade de estudar aqui na FAMA. A graduação está disponível na modalidade de ensino semipresencial. Ao mesmo tempo em que traz flexibilidade para a sua rotina, o curso prepara você para enfrentar o mercado de trabalho com segurança e entregar resultados sólidos para as empresas.

A grade curricular traz disciplinas básicas de engenharia e matérias profissionalizantes, como organização do trabalho e gestão de recursos humanos. Nós oferecemos conteúdos tecnológicos e administrativos para aumentar a eficiência e a produtividade das indústrias e demais empresas do setor de serviços.

Outra vantagem de estudar na FAMA é a nossa parceria exclusiva com o Canal Conecta, uma plataforma de conexão entre empresas e candidatos a vagas de emprego e estágio. Assim, os estudantes conseguem de maneira mais fácil as suas primeiras oportunidades no mercado de trabalho.

Uma formação de qualidade é fundamental!

O estágio em Engenharia de Produção é uma excelente forma de colocar em prática tudo o que o aluno vai aprendendo ao longo do curso e começar a carreira já se destacando. Para que tudo dê certo, é essencial ter uma formação sólida e contar com professores qualificados.

Se você tem o sonho de se tornar engenheiro de produção, inscreva-se no nosso vestibular e dê o primeiro passo em direção ao futuro que sempre quis!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content