5 passos para conquistar um bom estágio em Odontologia

estagiária de odontologia

Realizar um estágio em Odontologia ainda na faculdade é fundamental para adquirir experiência prática no mercado de trabalho e ampliar o conhecimento adquirido ao longo do curso de Odontologia. Conseguir essa oportunidade, entretanto, não apenas complementa o aprendizado como também auxilia na conquista de boas vagas no futuro.

Afinal, ao avaliar o seu currículo, o recrutador poderá entender que você busca pelo aprimoramento da técnica e pelo desenvolvimento constante de habilidades profissionais.

Pensando na importância do estágio, elencamos 5 boas práticas para encontrar as melhores vagas na área e facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Não deixe de conferir!

Saiba onde procurar online

Atualmente, as ferramentas online facilitam a busca por vagas disponíveis. Sites de divulgação de emprego, redes sociais e páginas intermediadoras da própria faculdade, nesse sentido, podem auxiliar no encontro de oportunidades.

O Canal Conecta, por exemplo, é grande aliado do acadêmico e permite encontrar estágio compatível com o seu perfil. O LinkedIn, do mesmo modo, é uma rede social profissional em que se pode entrar em contato com recrutadores e fazer registros de informações do currículo para garantir visibilidade no mercado.

Escolha uma área de atuação

Para trabalhar com estágio em Odontologia vale, ainda, definir uma área de atuação. Isso permitirá direcionar a sua experiência como acadêmico, de modo que você adquira conhecimentos compatíveis com o segmento em que deseja consolidar carreira. Algumas opções são:

  • Clínica geral;
  • Estética bucal;
  • Endodontia;
  • Periodontia;
  • Ortodontia;
  • Implantodontia;
  • Estomatologia;
  • Cirurgia e traumatologia.

Além disso, fazer essa escolha facilitará a busca por oportunidades, uma vez que você poderá filtrar o envio de currículos para instituições que tenha objetivos e missões similares ao seu perfil enquanto acadêmico e futuro profissional da Odontologia.

Fortaleça seu network

Fortalecer o network — a rede de contatos profissionais — é importante em qualquer fase da carreira. Afinal, por meio dela você poderá compartilhar experiências sobre o mercado de trabalho, tomar conhecimento sobre oportunidades em aberto e, inclusive, ser indicado para um estágio em Macapá por colegas de profissão.

Desse modo, é necessário manter o diálogo constante com amigos da faculdade e profissionais da sua área de interesse. Se possível, também considere a participação em eventos de Odontologia para ampliar a rede.

Entenda as atribuições do estágio

Alinhar as suas preferências com as necessidades das empresas é fundamental para ter acesso a boas vagas. Para tanto, é preciso entender as atribuições do estágio supervisionado, de modo a se sair bem nas entrevistas e demonstrar ao recrutador que você tem o que aprender e também o que contribuir para o consultório.

Uma dica é conversar com colegas que já vivenciaram a experiência para saber como funciona o trabalho ou, ainda, solicitar o acesso a um relatório de estágio em Odontologia que eles tenham feito, relatando sobre as atividades desenvolvidas.

Na FAMA, é possível desenvolver estágio em nossa clínica-escola de Odontologia, que realiza atendimentos gratuitos à comunidade local.

Busque indicações de professores

Sem dúvidas, os professores da faculdade são os profissionais da Odontologia que os estudantes têm maior contato. Portanto, buscar um diálogo com o corpo docente para tomar conhecimento de vagas de estágio pode ajudar.

Entretanto, é importante ter em mente a necessidade de adotar uma postura condizente com as oportunidades que você deseja ter acesso no mercado. Afinal, ao indicar o aluno, o professor colocará a sua credibilidade em jogo também e, por essa razão, dificilmente auxiliará aqueles em quem não vê potencial para desenvolver um bom trabalho.

Encontrar vagas de estágio em Odontologia nem sempre é tarefa fácil. É necessário disposição e empenho do aluno para buscar por oportunidades, seja por meio de ferramentas online, seja pelo fortalecimento do networking.

Além disso, é fundamental que o acadêmico possa contar com uma instituição de ensino com credibilidade, como a Faculdade de Macapá, que oferece o conhecimento técnico e prático suficiente para uma atuação de excelência no mercado. Observando essas dicas, o aluno poderá conseguir excelentes vagas de emprego em Macapá.

Gostou das nossas dicas? Então, não perca tempo e dê um passo em direção ao sucesso profissional! Inscreva-se para o vestibular ou conheça outras formas de ingresso e seja um aluno da FAMA!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.