Por que os esportes ganham cada vez mais investimento no Amapá?
No ano de 2019, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) reuniu mais de 16 mil pessoas em competições esportivas e projetos sociais. A prática de esportes no Amapá tem sido amplamente incentivada também, por outras instituições públicas e particulares.
Em consequência disso, a demanda por profissionais qualificados aumentou na região, com salários médios de R$2.330,16. Outros fatores extremamente benéficos também influenciaram tanto os recém-formados quanto os veteranos da área.
Boa leitura!
Por que o incentivo aos esportes em Macapá aumentou?
O mercado de trabalho no Amapá vive um momento de retomada lenta e gradual dos empregos. Ainda assim, podemos identificar alguns seguimentos em alta, especialmente o de serviços médicos — não só por necessidade, mas também por conscientização.
Não seria de se espantar que essa busca por melhoria na saúde e bem-estar se estendesse também aos esportes. É aí que entram outros fatores determinantes para o crescimento da área. Vamos falar um pouco mais sobre eles.
Interesse crescente da população por atividades físicas
Um dos assuntos mais populares atualmente é a prevenção de doenças por meio da prática de atividades físicas. Dessa forma, a procura por profissionais especializados cresceu e o mercado aqueceu, abrindo espaço para novas formas de atuação além das escolas e academias.
Visão do governo diante do esporte como forma de educação
O governo também voltou os olhos para a área, pois viu no esporte uma forma de educação lúdica e de grande valor social. Um bom exemplo disso é o projeto Nadadores do Amanhã. Realizado pelo Corpo de Bombeiros do Amapá, ele atende crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
De acordo com o tenente BM Saulo Ferreira, coordenador do projeto, o intuito não é só ensinar a natação, mas, sim, formar cidadãos.
Demanda por projetos de inclusão social
Ao utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social, a criança e o adolescente beneficiados pelo projeto têm as diferenças sociais minimizadas durante as atividades. Além disso, aprendem conceitos, como disciplina e a importância dos estudos para um futuro melhor.
Existência de faculdades de excelente qualidade
As faculdades particulares do Amapá também têm um papel de grande valor nessa história, pois ajudam a promover a importância e os benefícios dos esportes por meio de seus colaboradores. Também são as responsáveis pelo nosso próximo tópico: a formação de profissionais qualificados.
Número de profissionais qualificados na região
Graças à qualidade das faculdades, os profissionais de Educação Física em Macapá estão cada vez mais qualificados. Isso ajuda a aumentar o incentivo aos esportes e a geração de novos empregos.
Como se destacar na área e ter sucesso na profissão?
Apesar de tantos incentivos ao esporte, profissionais que almejam um lugar de destaque precisam se preparar da melhor forma. Para isso, escolher uma faculdade que preze pela educação e preparação para o mercado de trabalho é fundamental, principalmente em estados com maior necessidade de desenvolvimento social como o do Amapá.
Aqui na Fama, oferecemos apoio personalizado com foco em ajudar o aluno a definir e conquistar seus objetivos de carreira. Tudo isso com facilidade nas formas de ingresso, ideal para quem está iniciando na área e busca uma graduação de qualidade. Estudar em Macapá nunca foi tão fácil!
Além disso, não podemos deixar de citar algumas áreas relacionadas e que são complementares ao crescimento do incentivo e prática dos esportes em Amapá como a Nutrição e a Fisioterapia. Juntas, elas tornam o cenário favorável para profissionais da Educação Física e quem deseja se envolver com as atividades físicas.
Gostou da ideia e quer saber mais? Conheça 8 profissões na área da saúde promissoras para 2020!