Entenda 5 possíveis atuações de um engenheiro mecânico

engenheiro mecânico

A carreira de um engenheiro mecânico é bastante diversificada. Por isso, a inserção no mercado de trabalho em Amapá é rápida e possibilita ao recém-formado uma boa taxa de empregabilidade.

Ou seja, quem opta por ingressar na faculdade de Engenharia Mecânica já sabe que vai contar com uma vida confortável após a conclusão da graduação — considerando que o salário médio do engenheiro mecânico é de R$ 8.720 no Brasil. É possível atuar em vários setores:

  1. Indústria metalúrgica;
  2. Indústria petroquímica;
  3. Indústria automobilística;
  4. Bancos;
  5. Setor Público.

Continue a leitura, entenda melhor as possibilidades de atuação de um engenheiro mecânico e inscreva-se ainda hoje para o vestibular do curso. Vamos lá?

Como a área de Engenharia Mecânica funciona?

Você sabe, de fato, o que faz um engenheiro? Engana-se quem pensa que a Engenharia Mecânica tem utilidade apenas na indústria de produção e desenvolvimento de automóveis e produtos automobilísticos. A carreira é necessária para o bom andamento do cotidiano de diversos tipos de indústria, para a elaboração de novos equipamentos e, também, para execução do controle de qualidade de máquinas industriais.

Aqui na FAMA, o curso de Engenharia Mecânica tem a duração de 5 anos e conta uma grade curricular basicamente voltada à área de Ciências Exatas. Os primeiros períodos da graduação são recheados de matérias básicas, e o nível de complexidade da faculdade aumenta com o passar do tempo.

A área de Engenharia Mecânica também apresenta uma alta demanda no mercado de trabalho devido às diferentes possibilidades de atuação, representando uma rápida inserção do profissional recém-formado no ramo trabalhista. O Canal Conecta, exclusivo para estudantes da FAMA, auxilia essa missão a partir da divulgação de vagas. Vale ressaltar que é um recurso bastante útil para todas as áreas.

Com as Engenharias em alta, o aluno interessado na carreira deve se preparar para o vestibular o quanto antes e garantir um bom futuro profissional. Se você tem afinidade com a área, organize a sua rotina de estudos e tenha sucesso em sua caminhada para ingressar na graduação.

Quais são as possíveis atuações de um engenheiro mecânico?

Uma das grandes vantagens do curso de Engenharia Mecânica é a diversidade de profissões que o recém-formado pode exercer. Além de significar mais tranquilidade em relação ao futuro, o engenheiro mecânico que não estiver satisfeito com a sua carreira e quiser mudar de setor pode cumprir tal alteração sem dores de cabeça.

Em outras palavras, o curso de Engenharia Mecânica é sinônimo de oportunidade, principalmente em locais em que o mercado está bastante aquecido — como economia do Amapá. Para saber mais sobre as possíveis atuações do profissional formado na área, continue a leitura e veja 5 alternativas bastante interessantes.

1. Indústria metalúrgica

Essencial para os mais diversos tipos de empresas, a indústria metalúrgica é responsável pela extração de metais do solo e as suas consequentes transformações. O objetivo da área é produzir metais e prepará-los para o uso, considerando que são recursos essenciais para os mais diferentes tipos de indústria.

Devido à sua grande importância no cotidiano da sociedade, um engenheiro mecânico pode atuar na indústria metalúrgica e cuidar do desenvolvimento de equipamentos. O profissional também pode liderar equipes e cuidar da supervisão do maquinário utilizado, como forma de manter o bom andamento do cotidiano de produção.

Na Região Norte, as empresas Aços da Amazônia, Baraferro, Coimpa e Metalúrgica C. F. são grandes nomes da área.

Teste Vocacional Rápido

2. Indústria petroquímica

Em conjunto com os engenheiros de petróleo, os engenheiros mecânicos também podem atuar em plataformas de extração de petróleo. A função do engenheiro mecânico nesse setor é elaborar projetos para a extração do bem e, claro, pensar nos equipamentos mais adequados para essa tarefa.

As etapas de processamento e distribuição do petróleo também exigem a presença de um profissional da Engenharia Mecânica, já que todo o procedimento deve ser realizado com eficácia e garantir poucas perdas. Em caso contrário, a indústria pode ter prejuízo com gastos desnecessários.

Por isso, o ramo petroquímico também pode ser um setor interessante para o engenheiro químico e significa um tipo de cotidiano diferente do usual, a partir do trabalho nas plataformas petrolíferas. Curioso, não?

3. Indústria automobilística

A indústria automobilística não poderia estar fora desta lista, já que ela significa a grande razão para muitos estudantes ingressarem no curso de Engenharia Mecânica. Os nomes BMW, Yamaha, Kawasaki e Suzuki, inclusive, podem ser encontrados na Região Norte.

Responsável por desenvolver motores, maquinários e peças modernas para a confecção de automóveis, o ramo automobilístico garante uma alta taxa de empregabilidade e boa remuneração aos profissionais das Engenharias em alta.

O setor também proporciona a possibilidade de atuação em equipes esportivas, tais como o automobilismo profissional e o chamado motocross. A conhecida Fórmula 1, por exemplo, é uma competição internacional que reúne os melhores pilotos de corrida — cada uma das equipes participantes conta com engenheiros mecânicos de qualidade em sua composição.

4. Bancos

Devido às matérias estudadas durante a faculdade, o engenheiro mecânico também pode fazer uma boa carreira profissional em bancos e instituições financeiras. O curso garante altas doses de matemática, cálculos e raciocínio lógico, preparando o profissional para analisar o mercado financeiro, caso seja de sua preferência.

Como é sempre bom contar com diferentes possibilidades, o engenheiro mecânico que não tiver interesse em basear a sua carreira na indústria pode experimentar o dia a dia nos bancos.

5. Setor Público

O Setor Público é sinônimo de estabilidade e, por isso, atrai diversos tipos de profissionais. Em relação aos engenheiros mecânicos, existe uma infinidade de concursos para atuação nos setores de planejamento público, defesa civil e saneamento básico.

O engenheiro mecânico também pode ingressar na Marinha do Brasil, por meio da realização de concursos. Para tanto, é preciso ficar atento ao edital, verificar as matérias da prova e estudar para o exame. Interessante, não?

A Engenharia em Macapá trabalha o profissional para que ele escolha o local em que deseja exercer as suas atividades, preparando-o para conseguir um bom posto de trabalho. A partir da graduação em uma faculdade de qualidade, o engenheiro mecânico pode contar com diferentes opções de emprego, garantindo uma vida confortável e uma boa carreira profissional.

Entender as atuações de um engenheiro mecânico é essencial para quem se interessa pela área. Conte com as informações reunidas em nosso post e garanta uma excelente atuação no ramo da Engenharia Mecânica. Arregace as mangas e comece a se preparar ainda hoje para o vestibular do curso!

E aí, gostou de saber como funciona a área de Engenharia Mecânica? Bastante interessante, não? Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Nós ficaremos felizes em responder a sua solicitação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.