Quais são as principais engenharias em alta hoje?

engenharias em alta

A Engenharia é uma das carreiras mais antigas da história da humanidade, mas nem por isso deixa de ser extremamente relevante na atualidade. Responsáveis por pensar em soluções criativas e inovadoras para problemas da sociedade, nas mais diversas dimensões, os profissionais das engenharias em alta têm prestígio, excelente empregabilidade e muitas possibilidades de atuação.

Sim! Existem engenharias para todos os gostos, desde as mais tradicionais, como a Mecânica, até as mais recentes, como a de Software. Neste post, vamos falar sobre algumas das profissões em alta dessa área. Continue a leitura e veja com qual delas você mais se identifica!

Engenharia Ambiental

O profissional da Engenharia Ambiental atua no desenvolvimento, implantação e monitoramento de soluções que levem em conta o desenvolvimento sustentável. Isto é, processos ou produtos que sejam úteis à sociedade, mas sem agredir o meio ambiente.

Hoje em dia, essa é uma preocupação global. Por isso, o profissional encontra opções de trabalho em empresas dos mais diversos segmentos, em órgãos públicos, agências internacionais e muito mais. Você também pode fazer um tecnólogo em Gestão Ambiental, que é uma área correlacionada à Engenharia, mas com uma formação mais rápida.

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica envolve tudo o que tem a ver com geração, transporte e distribuição de energia elétrica. Ela é outra das engenharias em alta pelos mesmos motivos da Ambiental: a busca pelo desenvolvimento sustentável. Então, o profissional é muito procurado para a elaboração de soluções que visam a eficiência energética.

Assim como nas demais engenharias, a afinidade com as matérias das Ciências Exatas é bem-vinda, principalmente Matemática e Física. Os locais que mais absorvem recém-formados são indústrias diversas, concessionárias de energia, usinas e redes de distribuição.

Engenharia Química

A Engenharia Química, por sua vez, se interessa por processos químicos no ambiente industrial. É o profissional formado nessa área que projeta, constrói e coordena operações de plantas químicas em grandes indústrias, principalmente as relacionadas com a manipulação de substâncias, como a farmacêutica e a alimentícia.

Essa é uma das melhores engenharias, sendo ideal para quem se vê trabalhando em laboratórios e realizando experimentos diversos, bem ao estilo “cientista” mesmo. Essa profissão está destacada no mercado atual devido aos grandes investimentos na petroquímica, o desenvolvimento de cosméticos e muito mais.

Engenharia Agrônoma

O engenheiro agrônomo trabalha lado a lado com o bacharel em Agronomia, pensando na inclusão de novas tecnologias no Agronegócio. Esses profissionais atuam na criação e aperfeiçoamento de técnicas para a agroindústria, sendo uma opção muito interessante para quem gosta da área de cultivos e, além disso, quer uma boa colocação no mercado.

Afinal, o agronegócio é considerado o principal vetor econômico brasileiro, responsável por mais de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalq). Uma opção interessante é prestar concurso público para trabalhar em órgãos governamentais relacionados à área, como a Embrapa.

Engenharia de Produção

Agora, se você gosta da objetividade da faculdade de engenharia, mas não se vê trabalhando longe de pessoas, saiba que o curso de Engenharia de Produção une o melhor dos dois mundos. O profissional formado nessa área gerencia os recursos humanos e materiais da indústria, de modo que todos tenham a máxima produtividade.

Então, ao mesmo tempo em que atua diretamente com a linha de produção, o engenheiro também lida com equipes e afazeres administrativos. Essa é uma das engenharias mais bem pagas e com ótimas possibilidades de inserção no mercado, pois cada vez mais empresas e indústrias diversas têm a consciência do papel dos colaboradores na eficiência produtiva.

Inclusive, desde a faculdade, você pode começar a atuar profissionalmente. Aqui na FAMA, nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, um portal exclusivo de vagas de estágio e emprego.

Para escolher uma entre essas engenharias em alta, vale a pena pesquisar sobre o mercado e as possibilidades de atuação em cada uma. Em todas as etapas, conte com a FAMA: com nossos cursos de Engenharia em Macapá, você terá uma formação de qualidade e acompanhamento personalizado em toda a sua jornada no ensino superior.

Por isso, entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre esses cursos e as possibilidades de ingresso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.