Engenharia em Macapá: como está esse mercado?

engenhariaemmacapacomoestaessemercado

Prestígio, soluções inovadoras e impactos na sociedade: essas são algumas características da profissão do engenheiro. Não é à toa que essa carreira é tão almejada entre os vestibulandos. Mas você sabe quais são os melhores cursos de Engenharia em Macapá e qual é ideal para você? Apesar de existir uma base de conhecimento comum, cada curso traz suas particularidades.

Por exemplo, engenheiros civis trabalham com edificações, enquanto engenheiros de controle e automação são bem colocados na indústria. Para descobrir qual curso tem mais a ver com você, separamos algumas possibilidades de áreas promissoras para um engenheiro em Macapá, além de falar um pouco sobre o mercado de modo geral. Acompanhe!

Como é o mercado de trabalho para Engenharia?

Apesar do aumento no índice de desemprego em algumas áreas nos últimos anos, a Engenharia continua sendo um ramo com excelente empregabilidade. De acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), há escassez de profissionais qualificados e a previsão é de que haja até 1,15 milhão de vagas até 2020.

Ou seja, espaço no mercado de trabalho não falta, mas sim engenheiros com formações sólidas e alinhadas às novas demandas da sociedade. Afinal, a Engenharia sempre foi uma área do conhecimento ligada às inovações. Hoje em dia, com o avanço das novas tecnologias e dinâmicas socioeconômicas, o perfil desse profissional também precisa acompanhar as mudanças.

Possibilidades de atuação

Além das possibilidades de atuação tradicionais — que continuam em pleno vapor — surgiram novas, como as voltadas para a automação de máquinas e para o desenvolvimento de softwares. Com uma amplitude de mercado tão grande, o engenheiro tem inúmeras possibilidades de atuação, incluindo:

  • indústrias: de todos os segmentos, como a têxtil, a automobilística, a de petróleo e a agropecuária;
  • serviços: setores de transporte, de energia, de habitação e da saúde, por exemplo, também requerem engenheiros;
  • mercado financeiro: grandes organizações e companhias financeiras também buscam esse profissional para auxiliar no desenvolvimento de programas, sistemas de segurança e informática que sejam inovadores;

O mercado da Engenharia no Amapá não foge a essas tendências. Enfim, essa é uma área ligada à capacidade de solucionar problemas diversos com raciocínio lógico, criatividade e visão estratégica. Portanto, os profissionais são bem-vindos em vários setores da sociedade.

Oportunidades e contratações

O piso salarial dos engenheiros fica sistematicamente acima da média dos trabalhadores de outras categorias. Conforme a Lei nº 4.950/1966, esses profissionais ganham 8 vezes o valor do salário mínimo comum vigente por uma jornada de 8 horas diárias.

Mas não é só o salário convidativo que interfere na busca por colocação profissional na Engenharia: as oportunidades de contratação também são muito interessantes. Por exemplo, você sabia que o mercado internacional, principalmente os Estados Unidos, têm uma alta procura por engenheiros brasileiros?

Aqui no Brasil, tem destaque a demanda de construção civil, já que o déficit habitacional chega aos 7,77 milhões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Ainda, o investimento governamental em energias renováveis abre espaço para profissionais da Engenharia Ambiental e da Elétrica.

Enquanto isso, nas indústrias, os papéis do engenheiro de automação e do engenheiro mecânico se tornam cada vez mais relevantes, visto que o índice de automação nas empresas brasileiras têm crescimento significativo ano após ano — 8% de 2017 a 2018 —, conforme aponta o Índice GS1.

Quais são as Engenharias promissoras no Macapá?

Diante dessas informações, você viu que o mercado para essa área segue aquecido. Mas quais são os cursos mais interessantes de Engenharia em Macapá? Veja:

  • Engenharia Ambiental: atua no desenvolvimento de soluções para que o progresso da humanidade não cause danos ao meio ambiente, como o uso estratégico de recursos naturais, gestão de resíduos, sistemas de geração de energia limpa etc.;
  • Engenharia Civil: atua com projeto e construção de obras civis, como prédios e pontes, além de pensar em infraestrutura de transportes e de saneamento básico;
  • Engenharia de Controle e Automação: atua com projetos de automação de robôs, máquinas e equipamentos industriais, além de automatização de bancos de dados, sistemas elétricos residenciais etc.;
  • Engenharia Elétrica: atua com o desenvolvimento da matriz elétrica, solucionando problemas de distribuição, otimizando sistemas para alcançar mais eficiência energética e pensando em alternativas para a geração de energia;
  • Engenharia Mecânica: atua com o projeto, o desenvolvimento e a manutenção de máquinas e equipamentos, além de pesquisar novas tecnologias para processos produtivos e trabalhar com o controle de qualidade de parques fabris;
  • Engenharia de Produção: atua na melhoria de processos produtivos, voltando-se tanto para questões técnicas e relacionadas a máquinas, como ao desenvolvimento organizacional, com a gestão de recursos, equipes, metas etc.

Como conseguir as melhores vagas em Engenharia?

Você se lembra que comentamos do déficit de engenheiros qualificados no país? Pois bem, apesar do mercado favorável para essa profissão e do crescimento no número de vagas, as empresas não estão encontrando profissionais preparados para a atuação na Engenharia. Por isso, buscar boas vagas é sinônimo de buscar um curso superior de qualidade.

Uma boa instituição de ensino é capaz de proporcionar ao estudante todo o aparato teórico, a vivência prática e os conhecimentos técnicos necessários para que seu currículo chame a atenção de recrutadores.

Aqui na FAMA, levamos a empregabilidade de nossos alunos a sério. Por isso, nossos cursos de Engenharia são inseridos em um sistema de ensino dinâmico e interativo, que leva os estudantes a aprenderem na prática.

Além disso, temos um apoio personalizado para cada fase acadêmica e uma ponte de inserção no mercado, especialmente para quem procura boas vagas de estágio: o canal Conecta. Esse é um portal de oportunidades profissionais disponível para nossos alunos.

Enfim, se você se interessa por essa área de conhecimento e quer ingressar nos melhores cursos de Engenharia em Macapá, está no caminho certo! Como você viu, o que não faltam são possibilidades na Engenharia, basta escolher o seu campo de atuação preferido e contar com uma boa faculdade.

Para começar a construir seu futuro hoje mesmo, entre em contato com a FAMA e conheça nossas facilidades de ingresso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.