Engenharia Elétrica ou Eletrônica? Qual é a melhor opção?

profissional de engenharia elétrica

As opções de Engenharias são muitas e isso pode causar dúvidas em quem está decidindo qual carreira seguir. Mas não se preocupe! Este texto vai ajudá-lo a decidir entre fazer Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

Na Engenharia Elétrica o foco de estudo é a eletricidade em grande amplitude. Ou seja, o aluno entende como a eletricidade é gerada, transmitida e distribuída. Sendo assim, o profissional formado nesse curso deve planejar e executar projetos com energia elétrica de alta-tensão.

Os primeiros semestres das faculdades particulares são destinados para o entendimento das disciplinas básicas de Engenharia. Porém, a partir do terceiro ano são oferecidas aulas de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais, eletromagnetismo e outras disciplinas específicas da Engenharia Elétrica.

As opções de carreira do engenheiro eletricista são muitas. Afinal, o profissional da área pode desempenhar funções técnicas e de gestão. Alguns exemplos de atuação de um engenheiro eletricista são:

  • atuação em diversos segmentos da indústria;
  • telecomunicações;
  • projetos de eficiência energética;
  • desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletrônicos;
  • pesquisa e desenvolvimento de fontes de energia renováveis.

Portanto, a Engenharia Elétrica é uma área com diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Afinal, qual é a diferença entre a Engenharia Elétrica e a Engenharia Eletrônica?

E o curso de Engenharia Eletrônica?

O curso de Engenharia Eletrônica, por sua vez, estuda a eletricidade em pequena amplitude. Dessa forma, é uma área voltada para o desenvolvimento de sistemas e dispositivos eletrônicos.

Assim como no curso de Engenharia Elétrica, os primeiros anos da faculdade de um engenheiro eletrônico são focados nas disciplinas básicas da Engenharia. Entretanto, os últimos anos tratam de disciplinas específicas, como estrutura de dados e organização de computadores.

As áreas de atuação do engenheiro eletricista e do engenheiro eletrônico são parecidas, ainda que com funções e responsabilidades diferentes. Porém, a seguir vamos falar mais sobre as diferenças desses cursos para que você possa escolher entre fazer Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

Engenharia Elétrica ou Eletrônica: como escolher entre ambos?

Como mencionamos, a Engenharia Elétrica estuda a eletricidade em grande amplitude, enquanto a Engenharia Eletrônica estuda essa energia em pequena amplitude. Ou seja, a Engenharia Elétrica trabalha com alta-tensão e a Engenharia Eletrônica com baixa tensão.

Portanto, o engenheiro eletricista trabalha com redes elétricas e circuitos, projeção de usinas de produção de energia e hidrelétricas. Por sua vez, o engenheiro eletrônico trabalha com equipamentos mais delicados e tem uma carreira voltada para aparelhos eletrônicos.

Sendo assim, a escolha entre Engenharia Elétrica e Eletrônica depende da área com a qual você mais se identifica. Se você quiser escolher um dos cursos de acordo com a remuneração dos profissionais, saiba que a média salarial de ambos é parecida: R$ 8.026,68* é a média salarial do engenheiro eletricista, e R$ 8.740,52* é a média salarial do engenheiro eletrônico. Aproveite que o mercado de trabalho para Engenharia em Macapá está aquecido!

Você já decidiu entre Engenharia Elétrica ou Eletrônica? Aqui na FAMA, oferecemos o curso de graduação em Engenharia Elétrica na modalidade de ensino semipresencial, proporcionando uma formação científica e profissional para quem se interessa em trabalhar com eletricidade de alta-tensão.

Dê o primeiro passo para a sua realização profissional. Inscreva-se no vestibular da FAMA agora mesmo!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.