Como está o mercado de Engenharia Civil em Macapá?

homem trabalhando com engenharia em macapá

Podemos dizer que, hoje, diversas áreas profissionais deparam-se com a influência das inovações tecnológicas, não é verdade? Com a Engenharia, não poderia ser diferente. O ramo acompanha essa onda de transformações e permanece promissor, amplo e bastante disputado.

Saiba que a Engenharia se difere bastante do que era antigamente. A automatização de processos, a realidade virtual e a indústria 4.0, por exemplo, conectam o setor à contemporaneidade, exigindo profissionais adaptados ao mercado de trabalho moderno.

Se você tem interesse em Engenharia Civil em Macapá, continue a leitura deste artigo. A seguir, explicamos:

  • como funciona a graduação;
  • quais são as áreas de atuação;
  • como está o mercado de trabalho da profissão no Brasil e em Macapá.

Confira agora mesmo!

Afinal, o que faz um Engenheiro Civil?

Em suma, o papel do Engenheiro Civil é projetar, gerenciar e executar obras, independentemente do tamanho. Todas as estruturas em que vivemos e pelas quais passamos nas cidades, como casas, rodovias, barragens, prédios etc., foram erguidas devido ao trabalho desse profissional. Ele está envolvido em todos os processos de uma construção, da concepção até o final!

A profissão é ampla e versátil, permitindo que o Engenheiro Civil ocupe cargos administrativos, como gestor de projetos e de pessoas. Além disso, pode efetuar pesquisas tecnológicas e prestar consultoria, assistência e assessoria em diversas empresas como um profissional liberal.

Como funciona o curso de Engenharia Civil em Macapá?

O curso de Engenharia Civil aqui na FAMA tem duração de cinco anos. No início do programa, o aluno passa por um período de introdução à Engenharia, tendo contato com disciplinas de ciências Exatas e desenho técnico, além de matérias das áreas de economia e de administração no ciclo básico da graduação.

Confira algumas matérias ministradas:

  • Geometria Analítica;
  • Cálculo;
  • Álgebra;
  • Topografia;
  • Física;
  • Hidráulica e Hidrologia;
  • Políticas de Habitação;
  • Processos de Gestão de Obras e Projetos;
  • Geotecnia;
  • Geologia;
  • Computação Gráfica;
  • Matemática;
  • Ergonomia e Segurança do Trabalho.

No quinto semestre, as coisas mudam, pois os conteúdos começam a ter mais a ver com a especialidade que o estudante escolheu. No caso da Engenharia Civil, o estudante aprende sobre estruturas, hidráulica, geotecnia, construção civil, saneamento ou transportes. Falaremos mais sobre isso a seguir!

Quais as áreas de atuação do engenheiro?

Agora que você já sabe como funciona o curso de Engenharia Civil em Macapá e quais as principais funções do ofício, veja quais são as áreas de atuação do engenheiro:

  • Construção civil: projeto e execução de obras de diversos portes, como prédios, estádios, casas etc.;
  • Geotecnia: estudo e análise do comportamento do solo com o intuito de prevenir danos e desastres às construções;
  • Perícia: avaliação e perícia de obras diversas e ainda elaboração de pareceres técnicos;
  • Saneamento básico: planejamento e implantação de obras de tratamento de água e de esgoto, redes de captação de água, controle do lixo urbano etc.;
  • Segurança do trabalho: fiscalização de construções e outros locais a fim de assegurar o cumprimento de normas ambientais e de segurança do trabalho;
  • Georreferenciamento rural: mapeamento, mensuração e dimensionamento de imóveis rurais por meio de métodos de levantamento topográfico;
  • Rodovias e transportes: projeto e execução de obras ligadas ao transporte, como estradas, portos, viadutos etc.

Como está o mercado de trabalho no Brasil?

No Brasil, assim como em todo o mundo, a Engenharia Civil não para, afinal de contas, o setor é bastante abrangente, mesmo com oscilações econômicas, sabia? O profissional encontra boas oportunidades em diversos tipos de projetos, seja no setor público, seja no setor privado. A média salarial da profissão no país é de R$7.000, de acordo com a Catho.

Há possibilidades em construções que envolvem a urbanização da cidade, como moradia, estradas, túneis e saneamento, além de reformas de casas e de prédios. Contudo, existe escassez de mão de obra qualificada por aqui. Faltam profissionais com habilidades gerenciais e que cultivam um bom relacionamento interpessoal, por exemplo.

Em linhas gerais, para ter sucesso na carreira, é imperativo que o Engenheiro Civil saiba trabalhar bem em equipe. E para assumir cargos mais altos e de liderança, necessita saber delegar tarefas e estimular a produtividade.

Como está o mercado de trabalho de Engenharia Civil em Macapá?

O ramo de Engenharia em Macapá permanece promissor e amplo, especialmente nesse momento em que há falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, como falamos. Existem diversos polos industriais com oportunidades para profissionais de Engenharia Civil na região.

Para ter uma ideia do cenário, segundo previsões do SENAI, serão criados na região 11 mil postos de trabalho na área industrial até o ano de 2023. Bom, não é verdade?

Assim, para se destacar no mercado de trabalho e obter as melhores oportunidades do setor, é importante investir em qualidade de ensino e buscar uma instituição preocupada em ajudar você a se desenvolver como um profissional completo, que atenda às tendências da profissão.

Na FAMA, você terá todo o suporte necessário para fazer a sua carreira acontecer do jeito que sempre quis! Além de contar com apoio personalizado em cada fase de sua vida acadêmica e um sistema de ensino completamente inovador, dinâmico e interativo, você terá acesso exclusivo a um parceiro ideal para conquistar vagas de estágio e emprego: o Canal Conecta.

O Canal Conecta é um portal completo que coloca nossos estudantes em contato com os melhores recrutadores e empresas do Brasil. Por lá, você seleciona as oportunidades de acordo com o seu perfil. Além disso, tem acesso a dicas imperdíveis de entrevista, conteúdos de gestão de carreira, teste de perfil comportamental e uma base de concursos públicos.

Esse foi nosso artigo sobre o curso de Engenharia Civil em Macapá! Como pode conferir, essa é uma das profissões em alta no Norte do país e que apresenta diversas possibilidades, tanto no setor privado como público. Basta, no entanto, que o profissional esteja atento às tendências do setor e preparado para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico.

Gostou de saber mais sobre o curso de Engenharia Civil em Macapá? Então, assine nossa newsletter e confira em primeira mão outros conteúdos especiais sobre educação como esse!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.