Engenharia Civil ou Mecânica? Faça a escolha ideal

engenharia civil engenharia mecânica

Como você já deve saber, existem diferentes tipos de Engenharia que você pode fazer no ensino superior. Entre os mais procurados pelos estudantes, estão o curso de Engenharia Civil e o curso de Engenharia Mecânica.

Isso porque as duas graduações oferecem grandes oportunidades no mercado de trabalho do Amapá e ótimas possibilidades de consolidar carreira. Por outro lado, muitos que cogitam uma dessas áreas ficam em dúvida e se perguntam, afinal, quais são as diferenças entre elas.

Se este é o seu caso, fique ligado no conteúdo que preparamos para você. Por meio dele, você descobrirá as principais características da Engenharia Mecânica e da Engenharia Civil e poderá fazer a sua escolha ideal para a faculdade. Confira!

Como é o trabalho do engenheiro civil?

O engenheiro civil é o profissional que projeta, gerencia e fiscaliza obras complexas, que vão desde casas até aeroportos e edifícios. Várias atividades podem ser mencionadas para exemplificar o que faz um engenheiro civil, como análise de dados e custos de um projeto, verificação de danos ambientais e planejamento de obras. Saiba mais sobre o curso!

Objetivo do curso

O curso de Engenharia Civil tem por objetivo desenvolver habilidades necessárias para executar essas funções, com uma grade curricular que engloba disciplinas teóricas e práticas. Muitas delas envolvem Exatas, desenho técnico e conteúdos de Administração.

Tempo de graduação

O Bacharelado em Engenharia Civil dura em média 5 anos.

Foco do segmento

Existem inúmeros segmentos de destaque na área. Grande parte se concentra na construção de edificações e obras de infraestrutura e saneamento. Ao fazer Engenharia Civil em Macapá você pode, por exemplo, trabalhar em empreiteiras e grandes construtoras.

Perfil do estudante

O trabalho é, em grande medida, realizado em conjunto com outros profissionais, como arquitetos, eletricistas e pedreiros. Por isso, o perfil do estudante é aquele com capacidade de liderança e planejamento em equipe, além de boa comunicação.

Quais são as funções do engenheiro mecânico?

A Engenharia Mecânica compreende o funcionamento das máquinas, criando novas soluções tecnológicas e aumentando a sua eficácia. Como exemplo de função desempenhada por esse profissional, podemos mencionar o desenvolvimento de motores e veículos, a elaboração de maquinário de robótica e sistemas termodinâmicos para a indústria. Saiba mais!

Objetivo do curso

O curso de Engenharia Mecânica fornece uma boa base técnica para que você saiba desenvolver e fazer a manutenção de maquinário. No início da graduação, você terá contato com disciplinas de física e informática, por exemplo, enquanto os últimos serão dedicados ao laboratório.

Tempo de graduação

O Bacharelado em Engenharia Mecânica, assim como em Civil, dura em média 5 anos.

Foco do segmento

O mercado de trabalho no Amapá também é amplo para esse curso. Ainda assim, grande parte das vagas se concentra na indústria, onde você poderá desenvolver e supervisionar a fabricação de equipamentos industriais, além de fazer a gestão e o controle da qualidade.

Perfil do estudante

Como você deve ter percebido, a Engenharia Mecânica tem relação direta com o avanço das tecnologias. Por isso, é interessante que o aluno que opta por essa faculdade tenha gosto pela inovação, além de inteligência lógica, raciocínio prático e visão analítica.

Qual é a diferença na prática?

Em resumo, a diferença entre Engenharia Civil e Engenharia Mecânica é que a primeira lida com construções físicas, como casas, pontes e barragens, enquanto a segunda é focada no desenvolvimento de estruturas robóticas e máquinas, como veículos, motores e equipamentos industriais.

Assim, embora existam matérias comuns nas faculdades e as duas tenham muitas vagas na indústria, as funções no mercado são bastante diferentes. Nos dois casos, é importante que você cultive bom raciocínio lógico, que tenha familiaridade com a área de Exatas e goste do trabalho em equipe.

Ah! Se você está se perguntando sobre as remunerações, ambas as áreas são promissoras. A média salarial do engenheiro civil no Brasil é de R$ 7.312,30*, enquanto a do engenheiro mecânico é de R$ 8.272,25.*

Não há dúvida de que Engenharia Civil e Engenharia Mecânica são áreas muito interessantes, não é mesmo? Por esse motivo, e também por não conhecer as suas peculiaridades, muitos ficam em dúvida ao optar por uma Engenharia em Macapá.

É importante que você saiba que, independentemente da escolha sobre fazer Engenharia Civil ou Mecânica, contar com uma faculdade que preze pela qualidade do ensino e pela inserção dos alunos no mercado de trabalho deve ser prioridade. Assim é aqui na FAMA, que tem parceria com o Canal Conecta, um portal que liga você às melhores empresas da região.

Então, decidiu-se? Inscreva-se para o vestibular online da FAMA ou conheça outras formas de ingresso e venha tornar-se engenheiro com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content