Enfermagem ou Fisioterapia: saiba qual é o curso ideal para você

enfermeira e paciente

Escolher o curso superior nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Porém, se você busca faculdades na área da saúde, pode ficar em dúvida entre Enfermagem ou Fisioterapia. Muitas vezes, esses profissionais atuam em conjunto, mas têm funções distintas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as características das carreiras e escolher entre Enfermagem ou Fisioterapia. Boa leitura!

O que faz o profissional de Enfermagem?

Disponível nos formatos presencial e semipresencial, o curso de Enfermagem tem o objetivo de formar profissionais que atuarão em equipes multidisciplinares, cuidando de pacientes em situações diversas. A graduação oferece habilidades técnicas e éticas para que os enfermeiros atuem em diversos ambientes, prestando assistência eficiente e humanizada.

Essa é uma boa opção para quem tem vocação para cuidar de pessoas. É importante ser dedicado, focado, atencioso e paciente, saber trabalhar em equipe, buscar aprimoramento constante e ter autocontrole.

Quem faz Enfermagem em Macapá recebe, em média, um salário de R$ 3.143,71* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Como é a carreira em Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia prepara o profissional para promover o bem-estar e a saúde por meio de práticas terapêuticas para desenvolvimento, tratamento e regeneração da capacidade funcional de pessoas em reabilitação. Ele está disponível nas modalidades de ensino presencial e semipresencial.

O fisioterapeuta pode atuar:

  • desenvolvendo equipamentos fisioterápicos na indústria;
  • promovendo cuidados laborais e promovendo a saúde no ambiente de trabalho;
  • realizando procedimentos estéticos;
  • fazendo pesquisa acadêmica na área da saúde.

Ao longo do curso, é importante desenvolver comprometimento, boa comunicação, trabalho em equipe, ética, sensibilidade e resiliência. Também é fundamental estar sempre atento aos avanços científicos e tecnológicos que ocorrem constantemente na área.

O profissional de Fisioterapia em Macapá recebe uma remuneração média de R$ 5.965*.

O que há de comum ao escolher Enfermagem ou Fisioterapia?

Independentemente do curso que você escolher, o mercado para as áreas de Enfermagem e Fisioterapia é promissor. Recentemente, uma seleção ofertou 451 vagas na área de saúde para atuação em quatro cidades do Amapá.

Entre os profissionais selecionados, estavam enfermeiros e fisioterapeutas. Além disso, ambos podem atuar em hospitais e clínicas e prestar atendimentos domiciliares para pacientes que não podem sair de casa.

Além disso, na FAMA o acesso ao mercado de trabalho é facilitado por meio do Canal Conecta, portal exclusivo de empregabilidade que reúne alunos, profissionais e empresas.

Como escolher a profissão ideal?

Antes de decidir fazer Enfermagem ou Fisioterapia, é importante refletir sobre qual dessas opções mais combina com o seu perfil e desperta o seu interesse. Para isso, analise detalhadamente as informações sobre cada curso e pesquise sobre os conteúdos abordados nas graduações.

Também é interessante conversar com profissionais para conhecer o dia a dia das profissões e as oportunidades do mercado de trabalho, além das atividades que eles realizam. Falar com estudantes é outra forma de entender sobre as aulas práticas e estágios.

Conseguiu escolher entre Enfermagem ou Fisioterapia? Para tomar essa decisão, é fundamental considerar as suas preferências individuais e expectativas com relação à carreira, além de optar por uma faculdade de qualidade e reconhecida pelo mercado.

Agora, que tal dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso? Para isso, faça a sua inscrição no vestibular ou veja outras formas de ingresso na FAMA!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.