7 motivos para fazer Enfermagem em Macapá

estudantes da faculdade de enfermagem

A Enfermagem é a profissão do cuidado e acolhimento ao próximo. Quem escolhe o ofício, se dedica a promover, manter e recobrar a saúde de pessoas, não só em hospitais, mas também em clínicas, centros de diagnósticos, laboratórios, casas de parto, entre outros.

O enfermeiro atua em parceria com outros profissionais da Saúde — médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, etc. — executando diversas atividades, como exames preliminares e administração de medicamentos prescritos — sempre focando no bem-estar e conforto do paciente. Sua atuação é essencial em qualquer serviço da área da Saúde!

Se você tem interesse pelo assunto, continue a leitura deste conteúdo. A seguir, apresentaremos sete motivos para fazer Enfermagem em Macapá! Mostraremos, ainda, o que é preciso para encarar a profissão e como está o mercado de trabalho. Boa leitura!

O que é preciso para ser enfermeiro em Macapá?

Para ingressar na área de Enfermagem, é primordial investir em um curso de graduação de qualidade. No entanto, nenhuma qualificação será suficiente se o profissional não gostar de lidar com pessoas.

Saiba que a carreira exige uma boa dose de empatia, afinal, a profissão tem como base o cuidado com pessoas. Além disso, é preciso ter:

  • disposição para trabalhar em equipe;
  • visão estratégica;
  • habilidade para se comunicar com diversos tipos de pessoas;
  • saber tomar as decisões mais acertadas sob pressão.

Por fim, para ser enfermeiro em Macapá, é imperativo obter um registro no Conselho Regional de Enfermagem de Amapá (COREN-AP) — uma entidade que tem por objetivo fiscalizar e disciplinar as atividades profissionais de enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem.

Quais são os motivos para fazer Enfermagem em Macapá?

Agora que você já sabe quais são as funções essenciais do enfermeiro, o perfil requerido para a profissão e o que é necessário para ingressar na área, chegou o momento de conhecer os 7 motivos para se formar em Enfermagem no Macapá:

  • diversas possibilidades de atuação;
  • horários flexíveis;
  • salários atrativos;
  • momentos gratificantes;
  • amadurecimento emocional;
  • atuação promissora;
  • alta demanda em Macapá.

Acompanhe agora mesmo!

1. Diversas possibilidades de atuação

Como dissemos, a atuação do profissional formado em Enfermagem vai além dos hospitais e serviços de emergências. Uma das vantagens da carreira, na verdade, é que ela traz a possibilidade de o enfermeiro trabalhar em diversas frentes. Veja, a seguir, algumas oportunidades:

  • consultórios e clínicas de especialidades diversas;
  • home care (atendimento domiciliar);
  • postos de saúde, ambulatórios e programas de saúde da família;
  • casas de repouso e instituições de cuidado e recuperação de pacientes;
  • atendimento ambulatorial em empresas e instituições de ensino;
  • atendimento em equipes de resgate e emergência;
  • atendimento offshore em navios e plataformas marítimas;

Além desses setores, é possível trabalhar na área acadêmica ministrando aulas teóricas e práticas ou realizando pesquisas científicas. Há oportunidades, ainda, de liderar equipes, de gerir projetos multidisciplinares em hospitais e clínicas, atuar na gestão da qualidade de serviços hospitalares, entre outras atividades.

2. Horários flexíveis

A flexibilidade da carga horária é uma característica do setor de Enfermagem. Isso quer dizer que não há rotina na profissão, tampouco um horário comercial a ser cumprido pelo profissional, que deve estar pronto para vivenciar uma rotina agitada e cheia de situações inesperadas.

Então, se você é uma pessoa bem ativa e ágil, que gosta de lidar com os outros, consegue tomar decisões sob pressão e não se enxerga trabalhando em um escritório de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por exemplo, talvez a Enfermagem seja mesmo para você!

3. Salários atrativos

Os ganhos da profissão de enfermeiro em Macapá giram em torno de R$ 3.084,61. Bom, não é verdade? E se esse valor não for suficiente, o profissional pode trabalhar em outros locais ao mesmo tempo, afinal, como dissemos, a flexibilidade de horários é uma característica do setor.

4. Momentos gratificantes

Além dos ganhos financeiros, um dos motivos para fazer Enfermagem em Macapá são os momentos gratificantes da profissão. Enquanto vivencia uma rotina agitada e cheia de situações inusitadas, haverá momentos em que você terá certeza de que seu esforço e dedicação fazem toda a diferença na vida de alguém.

A recompensa virá por um meio de um agradecimento sincero e um paciente recuperado. Quando isso ocorrer, você se lembrará do quanto é recompensador cuidar, proteger e acolher alguém.

5. Amadurecimento emocional

Embora haja momentos gratificantes na Enfermagem, haverá aqueles em que você terá de lidar, inevitavelmente, com sofrimento e perda. Ao longo da profissão, será necessário encarar momentos difíceis e delicados com força, tranquilidade e muita empatia.

6. Atuação promissora

A Enfermagem é uma das profissões mais promissoras da área da saúde, sabia? Não só porque a atuação dos enfermeiros é altamente valorizada atualmente em diversos serviços da Saúde, mas porque a profissão se renova constantemente e promete boas perspectivas para o futuro.

Novas especialidades surgem e com elas mais oportunidades de qualificação acadêmica. Além disso, a tecnologia também já transforma a profissão dos enfermeiros. Graças a Telemedicina, já bastante utilizada nos EUA e Israel, por exemplo, é possível efetuar consultas de Enfermagem a distância, realizar teleconferências, efetuar leituras de exames, entre outras atividades.

Outra questão interessante é que a Enfermagem deixou de ser uma profissão apenas de mulheres. Cada vez mais homens ingressam na carreira e mostram que preconceitos estereotipados estão sendo quebrados, mesmo que aos poucos.

7. Alta demanda em Macapá

Por fim, um dos motivos para fazer Enfermagem em Macapá é alta demanda de oportunidades profissionais na região na área da Saúde!

O mercado de trabalho do Amapá está aquecido e, de acordo com pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), no ano de 2019, houve um crescimento de 12,96% nos setores de serviços médicos, odontológicos e veterinários, totalizando 966 contratações. Bom, não é verdade?

Você já conhece sete motivos para fazer Enfermagem em Macapá! Com maiores informações sobre o assunto, poderá investir na carreira com mais segurança e tranquilidade. Como pode ver, a profissão é promissora, com grandes possibilidades de atuação, podendo trazer bons ganhos salariais.

E na hora de investir no curso, não deixe de buscar por uma faculdade de excelência, que oferecerá todos os conhecimentos necessários para que seu aproveitamento seja de 100%.

A FAMA tem o curso de Enfermagem nas modalidades presencial e semipresencial, ambos com infraestrutura adequada, disponibilizando:

  • laboratórios para aulas práticas;
  • professores qualificados para transmitirem a parte teórica;
  • diferenciais incríveis para ajudá-lo a colocar tudo isso em prática, como o canal Conecta.

Depois de ler todas essas informações interessantes, você sentiu vontade de correr atrás do seu futuro? Então, não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.