Enem digital em Macapá: entenda a aplicação da prova

estudante enem digital

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio conta com a novidade da prova online. Em Amapá, os candidatos terão a oportunidade de fazer o Enem digital em Macapá, já que a capital será a única cidade do estado a oferecer essa opção.

O Enem digital é um pouco diferente da versão impressa, então, para que não restem dúvidas, preparamos este artigo explicando quando será a aplicação do exame a distância em Macapá, qual será a estrutura da prova, bem como as suas vantagens. Continue conosco e fique pode dentro do assunto!

A partir de quando o Enem será feito a distância em Macapá?

O Enem digital em Macapá será aplicado como um teste em 2020, assim como nas outras cidades participantes. O objetivo é iniciar a digitalização do exame para que ele seja totalmente implementado nesse formato até 2025 ou 2026.

Nessa edição do Enem Digital, quem fez a inscrição em Macapá realizará as provas nos 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021. No entanto, existe a possibilidade de retificação do edital do Enem digital, por isso, é preciso ficar de olho nas datas.

Para os anos seguintes há previsão de realizar mais de uma edição por ano. Assim, além de escolher a data para fazer o exame, será possível prestá-lo mais de uma vez, com o objetivo de alcançar uma nota mais alta e aumentar as chances de conquistar vagas em cursos, bolsas e financiamentos.

Como será a estrutura da prova do Enem digital?

Embora seja chamado de Enem a distância, não é possível fazer o Exame Nacional em casa. O participante precisará comparecer ao local de aplicação da prova (que será realizada nos laboratórios de informática de instituições de ensino credenciadas) e terá supervisão, como no modelo tradicional.

A prova seguirá o padrão das impressas. Assim, quem fará o Enem em Macapá no formato digitalizado realizará quatro provas objetivas divididas por áreas de conhecimento, sendo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Também continua sendo preciso fazer a redação. Ela será digitada e enviada pela internet para ser corrigida e avaliada. Entretanto, a quantidade de questões poderá ser menor no Enem online. Além disso, serão aproveitados novos recursos e ferramentas para desenvolver as questões, como vídeos, infográficos e tecnologias de jogos.

Quais são as principais vantagens do Enem digital?

O Enem digital de Macapá trará vantagens específicas para o participante e algumas generalizadas. Esse novo formato proporciona praticidade, agilidade e economia, além de familiarizar o participante com as novas tecnologias e a tendência do ensino a distância.

A seguir, listamos alguns dos principais benefícios alcançados com a digitalização das provas do exame:

  • opção de agendamento da prova;
  • mais de uma chance para alcançar uma boa nota;
  • menos risco de fraude;
  • questões mais interativas;
  • aproveitamento da Inteligência Artificial;
  • menor produção de resíduos;
  • redução de custos com a prova;
  • aprimoramento de habilidades tecnológicas.

Como entrar em uma faculdade após o resultado?

Agora que você já sabe quando será aplicado o Enem digital, como funciona e quais são as suas vantagens, é hora de entender de que maneira você pode usar a nota do Enem para entrar na faculdade. A primeira coisa que deve saber é que a pontuação não é diferente daquela das provas impressas.

O candidato pode utilizar sua nota para substituir o vestibular. Aqui na FAMA, você pode usar a pontuação de anos anteriores. Também é possível se inscrever em programas do Governo, como Prouni, FIES e Sisu. Tudo isso com a vantagem de que, nas próximas edições, poderá refazer a avaliação para tentar alcançar uma pontuação mais alta.

Nessa primeira edição, foram oferecidas apenas 728 vagas em Macapá, mas nos próximos anos, o objetivo é que o exame seja 100% online para todos. Essa é mais uma tendência para facilitar o ingresso na faculdade e o acesso a boas vagas de emprego ou de estágio em Macapá.

Sabia que além da opção de fazer o Enem digital em Macapá você também pode prestar o vestibular online na capital? Ele é uma alternativa inovadora e acessível para realizar processos seletivos com praticidade, flexibilidade e conforto.

Quer saber como funciona? Confira este outro artigo que mostra como é realizado o vestibular online na Faculdade de Macapá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.