O que é o empreendedorismo digital e como investir?

homem vendo o que é empreendedorismo digital

Com o crescimento econômico, as constantes mudanças e inovações no cenário tecnológico do país, não seria de se espantar que a nossa forma de consumir e comercializar também mudasse. Não por acaso, o empreendedorismo digital já é uma das tendências mais promissoras do mercado, principalmente entre os mais jovens.

Essa é também uma excelente opção para crescer na carreira escolhida e lucrar com ela — além, é claro, de proporcionar alguns benefícios incríveis e, muitas vezes indispensáveis, como a flexibilidade, tanto de horários quanto em relação à localização geográfica.

Ou seja, é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que você tenha um celular ou computador com acesso à internet. Gostou da ideia, quer saber mais sobre o assunto e o que fazer para começar? Então, continue a leitura!

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é um modelo de negócio desenvolvido para funcionar — desde o planejamento até a comercialização dos produtos ou serviços ofertados — em ambientes digitais, como sites, blogs, redes sociais, e-commerce, com o intuito de lucrar.

De modo geral, empreender online costuma ser menos burocrático e, em grande parte das vezes, requerer baixo investimento inicial. Sendo assim, algumas possibilidades comumente encontradas nessa área, são:

  • criação de blogs especializados em determinado assunto;
  • soluções tecnológicas para outros profissionais ou o público em geral;
  • vendas de cursos online, produtos ou serviços e muito mais!

Ainda que essa, seja uma área em crescente expansão com e muitas oportunidades, não se deixe enganar pelas facilidades! Para empreender e se destacar, é necessário mais que apenas vontade, é imprescindível se preparar.

Sendo assim, participar de treinamentos de capacitação profissional, especializações e, acima de tudo, fazer um curso de empreendedorismo são passos essenciais. Afinal, assim, o aluno terá uma formação completa e poderá se inserir no mercado de trabalho mais facilmente, seja como colaborador de uma grande empresa, seja como gerente do próprio negócio.

Aqui na FAMA, oferecemos o curso tecnólogo específico, a fim de prepará-lo para lidar com o dia a dia de uma empresa. Se formando em apenas dois anos, na faculdade, você terá contato com professores pós-graduados e com experiência de mercado. Além disso, na Faculdade Macapá, proporcionarmos diferenciais, como acesso ao canal Conecta para todos os nossos alunos!

Como começar a empreender online?

Apesar de o empreendedorismo digital ter inúmeras vantagens e facilidades em relação ao empreendedorismo tradicional, é preciso tomar alguns cuidados antes de começar durante todo o tempo que esse empreendimento estiver funcionando, como:

  • a escolha do nicho de atuação;
  • a criação de um plano de negócios bem estruturado;
  • a divulgação e a venda em si do produto ou serviço ofertado.

Vamos falar um pouco mais sobre essas questões. Acompanhe!

Definir o nicho de mercado

Nicho de mercado é um recorte, uma parcela pouco explorada dentro de determinado seguimento. É uma oportunidade de atuação com grandes possibilidades de crescimento, tendo em vista a pouca concorrência na área.

Esse é o primeiro passo para iniciar no empreendedorismo digital. Sem ele, fica impossível determinar quais serão os próximos passos. Para definir seu nicho de mercado, é preciso levar alguns fatores em consideração, entre eles:

  1. escolha do mercado que você quer atuar — o que você gosta de fazer, estudar etc.;
  2. identificação de um problema — o que as pessoas realmente precisam;
  3. avaliação de seus conhecimentos sobre o assunto;
  4. observação da real necessidade de intervenção nessa área;
  5. concorrência e como você pode se diferenciar nessa parcela do mercado.

Além disso, vale investir em uma pesquisa aprofundada também no crescimento econômico da região. Por exemplo, para um empreendimento que será aberto no Amapá, seria bem interessante pesquisar a situação da economia da região Norte e, assim, analisar a viabilidade e as possibilidades de um empreendimento.

Fazer um plano de negócios

Com esse mapeamento feito, é hora de criar um plano de negócios muito bem estruturado, que será a base para todas as decisões relacionadas ao empreendimento. É por meio dele que você poderá acessar todas as informações relativas ao negócio: clientes, produtos ou serviços, estratégias de marketing e mais.

Um plano de negócios é feito a partir de algumas informações, como:

  • nicho de atuação;
  • definição de produtos ou serviços;
  • meios de comercialização;
  • plataformas de vendas;
  • análise de mercado;
  • plano operacional e financeiro;
  • toda a análise estratégica da empresa, seja ela física ou totalmente digital.

Divulgar e comercializar os produtos ou serviços

Por fim, entramos nas etapas de divulgação e comercialização dos produtos ou serviços do empreendimento. Ou seja, a parte prática do negócio e, também, o momento de analisar quais estratégias deram certo e quais poderiam ser reavaliadas ou, até mesmo, substituídas. Esse é um momento decisivo e que define o futuro do empreendimento.

Como essa é também uma fase de análise, uma forma de garantir que as necessidades reais dos consumidores estejam de fato sendo atendidas é examinando cuidadosamente pesquisas e medições de distribuição de renda e carência de profissionais.

De acordo com o nosso exemplo anterior, uma empresa localizada na região Norte poderia consultar qual a situação do PIB do Amapá, a fim de obter dados ainda mais específicos.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar, pelo menos, 5 razões para empreender online. Apesar disso, muitas informações ao mesmo tempo podem soar um pouco confusas, e o nosso objetivo aqui é facilitar esse processo para você.

Por esse motivo, vamos apresentar algumas dessas vantagens e se for mesmo de seu interesse, aí sim, você poderá investir nas pesquisas para encontrar ainda mais opções. Veja!

Horário e localização mais flexíveis

Como falamos anteriormente, a flexibilidade de horários e localização geográfica são grandes atrativos do empreendedorismo digital. Entretanto, isso não é sinônimo de pouco trabalho — pelo contrário! Ainda assim, é possível adaptar seus horários, suas viagens ou qualquer outra situação cotidiana, sempre que houver essa necessidade.

Baixo investimento em infraestrutura

Sem a necessidade de se fixar em um local específico para trabalhar, o investimento em infraestrutura é altamente reduzido. Ou seja, é possível trabalhar com um celular ou um computador dentro de seu quarto. Ou até, reservar um coworking apenas pelo tempo que será de fato utilizado por você.

Alta aceitação dos produtos ou serviços

Desde o início das vendas pela internet, o mercado evoluiu e os consumidores também. Não existem mais grandes duvidas sobre a confiabilidade das empresas, uma vez que é muito mais fácil mostrar se um produto ou serviço são bons, antes mesmo de vendê-los.

Não é à toa que o mercado de vendas online é um dos que mais evolui no Brasil e no mundo. Prova disso é que, apenas em um ano, o e-commerce, tendência promissora, cresceu 40% no Brasil, de acordo com a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, feita por uma parceria entre PayPal e BigData Corp.

Facilidade para alcançar mais pessoas

Isso também significa maior facilidade para alcançar mais pessoas. Ou seja, de ter seu trabalho conhecido e reconhecido pelo público. O que não acontece tão facilmente em uma empresa totalmente física devido às suas limitações geográficas e de mobilidade, limitando-a ao comércio da região.

Mais tempo para a família e amigos

Todos esses benefícios permitem destinar mais tempo à família e aos amigos. Afinal, momentos de lazer e diversão são fundamentais para recuperar as energias e reiniciar nossa rotina de trabalho com muito mais disposição, além de se dedicar ao estudo constante.

Para ajudá-lo a entender melhor o impacto da educação no sucesso de um empreendedor, nós aqui da FAMA, deixaremos a dica do vídeo a seguir. Não deixe de conferir!

Este foi um conteúdo realmente completo e necessário para quem está pensando em investir no empreendedorismo digital. Da ideia à execução, descobrimos o que é necessário para começar e conhecemos as inúmeras vantagens de um negócio digital em relação ao físico, como: flexibilidade de horários e investimento inicial baixo!

Existem ainda, diversas outras possibilidades de atuação no mercado digital. Uma delas é na área de marketing que, inclusive, é uma das profissões em alta na região Norte. Confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Eu acredito que todos nós precisamos entender sobre este mundo digital. Como empreender na internet é uma tendência.

    Realmente o empreendedorismo digital é uma tendência. Precisamos sempre nos atualizar e aprender como empreender na internet.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.