Direitos Sociais: o que é e como atuar na área?

profissionais de direitos sociais

Cada vez mais, as pessoas atentam para as desigualdades sociais e as condições precárias de vida que grande parte da população vivencia. Diante dessa realidade, muitos estudantes buscam formas de ingresso em cursos que não apenas trazem reconhecimento profissional, mas também promovem uma sociedade mais justa e solidária. Se esse é o seu objetivo, apostar em graduações relacionadas aos Direitos Sociais pode ser uma boa opção.

Afinal, o que são Direitos Sociais? Qual o seu papel na promoção do bem-estar coletivo? Pensando em esclarecer essas dúvidas, separamos para você alguns tópicos sobre o assunto. Confira!

O que são os Direitos Sociais?

A Constituição da República, promulgada em 1988, se preocupou em estabelecer uma série de garantias fundamentais à população em face do Estado, ou seja, direitos inalienáveis que o cidadão pode exigir perante as autoridades públicas. Os Direitos Sociais, por sua vez, fazem parte desse conjunto garantidor e dizem respeito às normas relacionadas ao cidadão enquanto ser social.

Ao passo que o direito à liberdade e à intimidade, por exemplo, considera o Homem em sua forma individual, os Direitos Sociais se relacionam com a coletividade. Entre as garantias, vale mencionar o acesso ao trabalho, o direito à moradia digna, à saúde e à previdência social.

Como os Direitos Sociais atuam em benefício da população?

Ao olhar para a realidade brasileira, você pode notar intensa contradição entre o que o Estado deveria promover como Direito Social e as verdadeiras condições em que vivem os cidadãos. Problemas como desemprego, baixo acesso à educação básica e deficiência na prestação da saúde são comuns.

A regulamentação da Constituição, nesse sentido, vem justamente assegurar o direito de cobrar essa prestação social eficaz, o que pode ser colocado em prática por profissionais especializados que se dispõem a trabalhar nessa realidade. São diversas as carreiras que você pode seguir para melhorar a vida da população e garantir os Direitos Sociais. Entre elas, a de assistente social, como veremos a seguir.

Quais são as profissões ideais para quem quer atuar na área?

Confira agora as principais áreas dos Direitos Sociais que você pode optar!

Serviço social

O assistente social é o profissional capacitado para identificar vulnerabilidades em uma comunidade e promover o acesso à cidadania, atribuindo à população condições dignas de existência. Também é o acadêmico formado no curso de Serviço Social quem, por exemplo, pode planejar políticas públicas para colocar em prática garantias fundamentais.

Direito

O Direito, da mesma forma, é a área do conhecimento capaz de conhecer em detalhes os Direitos Sociais e fiscalizar a sua correta aplicação no âmbito público. Em caso de omissão do Estado, é o profissional formado no curso de Direito quem pode demandar judicialmente as garantias e melhorar a qualidade de vida de uma população.

Como garantir as melhores oportunidades?

Se engana quem pensa que trabalhar com Direitos Sociais ou com a população vulnerável significa abrir mão de uma carreira de sucesso. Afinal, existem diversas oportunidades no mercado que permitem a você conciliar satisfação pessoal e profissional.

Como exemplo, cabe mencionar os cargos disponíveis para o Tribunal de Justiça do Amapá. Uma dica é ficar sempre atento aos editais lançados em sua cidade pelas instituições públicas e privadas, além de apostar em uma boa formação acadêmica.

Trabalhar com Direitos Sociais pode ser muito gratificante, tendo em vista o grande retorno das atividades desenvolvidas em benefício da população. Se essa for a sua opção, não se esqueça de prezar por uma boa faculdade de Serviço Social ou de Direito.

Contar com uma instituição de ensino com credibilidade, afinal, é o que garantirá uma atuação com excelência no mercado. A Faculdade de Macapá, por exemplo, oferece ao aluno sistema de ensino com disciplinas interativas, o que estimula o desenvolvimento de habilidades importantes ao profissional que trabalha diretamente com comunidades vulneráveis.

E então? Gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que seus contatos entendam o que são Direitos Sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.