Desemprego na Região Norte: quais as causas e como se garantir?

desemprego na região norte

Para fazer uma análise do desemprego na região Norte, é preciso considerar os fatores internos e externos que influenciam sua economia e sociedade. A crise econômica que assolou o Brasil e muitos países, por exemplo, é só uma delas, mas não a única.

Fatores históricos e geográficos também trouxeram impactos que são percebidos hoje na relação de ofertas e oportunidades de emprego. Mas como tudo isso se relaciona com o seu momento profissional? Se você está em busca de melhores oportunidades, precisa saber como se garantir nesse cenário, certo?

É importante lembrar que os mercados competitivos e complexos costumam guardar as melhores e mais bem valorizadas oportunidades de emprego. Quer saber como garantir a sua? Então, tome nota das dicas que selecionamos para este post!

Qual o panorama do mercado de trabalho na Região Norte?

Você sabe como funciona a economia na Região Norte do Brasil? Isso é muito importante para quem deseja começar ou trocar de carreira, por exemplo. Afinal, você quer investir em uma área de conhecimento que tenha potencial de empregabilidade, certo?

A região Norte brasileira é muito conhecida por suas atividades de extrativismo mineral e vegetal, agropecuária, pecuária e turismo que se estendem por Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Além disso, a região conta com alguns impulsionamentos de suas atividades comerciais — como é o caso da Zona Franca de Manaus — e iniciativas privadas — a exemplo do mapeamento e fomento das startups locais.

Qual é a taxa de desemprego na Região Norte?

Apesar dessas potencialidades e esforços, o taxa de desemprego ainda preocupa, não é mesmo? Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do terceiro trimestre de 2019, a taxa de desocupação na região Norte foi de 11,7% da população, sendo que, no Amapá, a média foi de 16,7%.

Mas, isso significa que é ainda mais difícil se inserir no mercado de trabalho no Amapá? Não necessariamente — e entendendo quais são as raízes do desemprego na região, tudo fica mais simples!

Quais as principais causas do desemprego na Região Norte?

Um dos melhores caminhos para se preparar para um desafio é saber quais são suas causas e pontos críticos. Assim, é possível criar uma estratégia mais eficiente para sua carreira. Então, confira a seguir como se preparar!

Crise econômica

A crise econômica que afetou o Brasil nos últimos anos foi criada por diversos fatores, a começar por situações da economia de outros países como os Estados Unidos e membros da União Europeia. Com isso, o comércio exterior passou a ser afetado, e as moedas estrangeiras tiveram grandes variações.

Internamente, escândalos de corrupção, estatais mal administradas, polarização política e outros conflitos econômicos fizeram com que os investidores deixassem de apostar no Brasil. Como reflexo, as empresas não puderam investir em seus crescimentos e tiveram que reduzir suas operações para não amargarem muitas dívidas, inclusive realizando demissões. Com a diminuição da população economicamente ativa, a retração foi ainda mais intensa.

Aumento da população economicamente ativa

O comportamento e as prioridades dos brasileiros estão mudando. Se antes a constituição de uma família era uma dos principais objetivos, hoje, a realização profissional e pessoal são colocadas em primeiro plano.

Além disso, a expectativa de vida dos brasileiros também está aumentando. Isso faz com que mais pessoas dependam da Previdência Social e onerem a máquina pública, que, por sua vez, precisa aumentar os impostos das empresas e trabalhadores. Com um custo mais alto para manter funcionários, as empresas estão deixando de admitir colaboradores, optando pela terceirização ou, até mesmo, pela informalidade.

Crescente substituição da mão de obra pela tecnologia

Outra estratégia das empresas para diminuir seus custos é a adoção de tecnologias que substituem a mão de obra de funcionários. Assim, elas podem aumentar suas operações, diminuir custos com a folha de pessoal, mas sem afetar a qualidade de seus produtos e serviços.

A modernização dos processos nas empresas, sem dúvidas, contribui para o desemprego no Brasil, aumento de profissionais atuando como empreendedores, autônomos ou freelancers regulamentados.

Falta de qualificação

Quando as empresas precisam cortar custos ou decidem adotar uma ferramenta para automação dos processos, os cargos que deixam de existir são aqueles operacionais e que exigem pouca, ou, nenhuma qualificação.

Esse é um dos principais fatores que impactam a taxa de desemprego no Norte do Brasil atualmente, uma vez que o mercado de trabalho da região é formado por áreas de atividades primárias, como é o caso da pecuária.

Ou seja, uma vez que as empresas estão modernizando seus processos ou cortando custos, os profissionais com maior potencial de terem os vínculos trabalhistas cortados serão, primeiramente, aqueles com menor nível de formação.

Como fugir do desemprego e garantir sua colocação no mercado de trabalho?

Alguns motivos críticos só podem ser combatidos com políticas governamentais, mas, por outro lado, certas decisões pessoais são capazes de ajudá-lo a se sobressair no mercado de trabalho na região Norte. Veja, a seguir, algumas delas!

Escolha profissões alinhadas ao desenvolvimento

Se os cargos de menor complexidade estão deixando de existir por conta da tecnologia, novas oportunidades de emprego ligadas à gestão das inovações surgem no mercado. Por isso, considere profissões que são demandadas nesse momento e não vão deixar de existir nas próximas décadas, como aquelas ligadas ao desenvolvimento e gestão de tecnologias.

Atualize constantemente seus conhecimentos tecnológicos

Mas não ache que é somente de cientistas da informação ou programadores que o futuro será feito. Profissões e áreas tradicionais, como Administração, Agronomia, Gestão Ambiental, Farmácia e Marketing, evoluem com as tecnologias, trazendo novas ferramentas e estratégias para o negócio.

Assim, se você tem interesse em uma dessas áreas, pode investir na sua graduação e em outros conhecimentos sobre suas ferramentas de automação, pois esse desenvolvimento continuo e alinhado às demandas tecnológicas deixará o profissional mais bem preparado para o mercado.

Aprenda e domine outros idiomas

Falar outro idioma, especialmente o inglês, deixou de ser um diferencial no currículo e, para muitos cargos, é um conhecimento obrigatório. Por isso, aprender e dominar uma língua estrangeira pode garantir sua empregabilidade, afinal, essa ferramenta de comunicação permitirá que o profissional esteja atento às novidades do mercado e consiga negociar no mercado externo.

Foque nos estudos de ensino superior

Além de um diferencial curricular, o ensino superior pode trazer muitas oportunidades de aprendizado e networking para o aluno. Ou seja, além de ganhar novos conhecimentos aplicáveis no dia a dia de trabalho, o aluno também pode encontrar oportunidades de estágio, conhecer profissionais de outras empresas que podem indicá-lo para vagas em aberto etc.

O ambiente acadêmico proporciona ganho de conhecimento, mas, também, de conexões profissionais que podem fortalecer toda sua carreira, não é mesmo? Então, viu que é possível ficar longe da estatística sobre o desemprego no Brasil? E para ter a certeza de que seu diploma terá a validade esperada, é necessário buscar por uma instituição de qualidade.

Na FAMA, além de ter o contato direto com professores pós-graduados e experientes nas áreas em que atuam, você pode contar com o acesso completo ao canal Conecta. Com o auxílio dessa plataforma de empregabilidade, você tem acesso às grandes empresas brasileiras e pode contar com o apoio da faculdade para conseguir se inserir no mercado!

Gostou das dicas? Então, que tal compartilhar esse panorama com seus colegas? Envie esse contato para seus amigos e promova uma discussão sobre o tema!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.