Vale a pena fazer Licenciatura? Conheça as vantagens!

vale a pena fazer licenciatura

Você sabe como funciona os cursos de Licenciatura e quais são as principais vantagens de escolher entre um deles? Muitas pessoas costumam se questionar se realmente vale a pena investir nesse tipo de faculdade, mas é preciso saber que existem diversas possibilidades de vagas de emprego no setor educacional

Com o grau, após terminar a sua formação você estará apto a dar aulas nos diferentes níveis de ensino, seja em instituições públicas ou privadas A graduação geralmente conta com disciplinas voltadas para o desenvolvimento do conhecimento didático e pedagógico, além de ter matérias específicas de cada curso. 

Ficou interessado sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda se a faculdade de Licenciatura é ideal para você. Confira!

Quais são as características dos cursos de Licenciatura?

De forma geral, um curso de Licenciatura é uma formação de nível superior que alia o estudo da profissão com uma grade curricular que conta com matérias teóricas e práticas relacionadas ao contexto educacional. Assim, esse tipo de graduação trabalha, sobretudo, a capacitação dos futuros professores para que possam participar ativamente do processo de aprendizagem das pessoas.

A principal diferença em relação ao grau de Bacharelado é o tempo de curso, que pode ser concluído por volta de 3 a 4 anos. Além disso, em um curso de Licenciatura o estudante tem chances de ingressar mais cedo no mercado de trabalho, ganhando tempo para desenvolver uma carreira de sucesso.

Veja, a seguir, alguns exemplos de faculdades de Licenciatura e quais são as possibilidades de atuação de cada uma delas.

Letras

O curso de Letras tem o objetivo de formar professores capazes de atuar no ensino fundamental e médio, seja em espaços de educação formal ou não formal. Nesse caso, o graduando tem acesso a conhecimentos técnicos e desenvolve competências e ferramentas pedagógicas que permitem exercer a função docente de maneira eficiente. 

Pedagogia

A graduação em Pedagogia capacita os profissionais para atuarem como professores na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, além de oferecer a eles a possibilidade de ocupar vagas de gestão e coordenação em espaços escolares e não escolares. O curso abrange, sobretudo, a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, seus princípios e métodos de administração escolar e, ainda, as novas tecnologias e metodologias educacionais da área.

Educação Física

A faculdade de Educação Física é a opção ideal para quem deseja lecionar em programas de atividades físicas, desenvolvendo habilidades didáticas e pedagógicas voltadas para o segmento. Quando formado, o profissional é capaz de ensinar grupos de alunos dos mais variados portes e perfis.

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas tem o objetivo de formar docentes capacitados para atuar nos diferentes níveis de ensino, contando com amplo conhecimento das disciplinas específicas da área de Biologia. Além disso, na Licenciatura o indivíduo também tem uma sólida formação pedagógica para complementar a sua formação, podendo tanto dar aulas quanto trabalhar como biólogo em setores que demandam esse tipo de profissional.

Quais são as vantagens de cursar uma Licenciatura?

Agora que você já sabe o que é Licenciatura e sua importância, chega o momento de entender quais são as principais vantagens de optar por esse setor da educação. Continue acompanhando e veja, a seguir, o que esse grau de nível superior tem a oferecer.

Aprendizado sobre as metodologias de educação

Como se sabe, o professor é fundamental para a sociedade, tendo em vista sua influência na escolarização das pessoas. Quem opta por um curso de Licenciatura, portanto, direciona o aprendizado sobre as principais metodologias de educação, tendo acesso a diferentes tipos de saberes tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental e médio. 

Maior facilidade para entrar no mestrado

Outro fator que faz valer a pena investir na profissão é a possibilidade de ir muito além da atuação em sala de aula. Ou seja, o graduando adquire maior facilidade para entrar no mestrado ou fazer uma especialização, sendo mais valorizado diante dos gestores educacionais. Isto também demonstra que o indivíduo se preocupa em manter-se atualizado sobre as tendências e novidades do segmento escolar.

Possibilidade de salário maior em escolas

O plano de carreira para o docente costuma ser um importante critério para o aumento da remuneração ao longo da trajetória profissional. Assim, escolher por uma faculdade de Licenciatura, como Letras ou Pedagogia, permite uma rápida inserção no mercado de trabalho e salários mais altos, uma vez que a demanda por esse tipo de profissional é crescente no país.

Grande demanda no mercado de trabalho

A própria autovalorização dos professores tem se tornado relevante devido à percepção da importância da profissão para a sociedade como um todo. O mercado, nesse sentido, vem reconhecendo as contribuições dos docentes para o desenvolvimento do país, oferecendo e implementando planos de carreira mais justos e bem-pagos.

Isso pode ser confirmado, por exemplo, pela oferta do programa gratuito do Ministério da Educação (MEC), a chamada Pró-Licenciatura. O projeto visa aperfeiçoar a qualidade de ensino na educação básica por meio de uma alternativa de formação sólida e contextualizada para os professores.

Oportunidades específicas em concursos públicos

As melhores vagas dependem que o profissional apresente, no mínimo, uma especialização. Isto é válido inclusive para quem deseja aproveitar oportunidades específicas em concursos públicos. A Licenciatura, nesse caso, possibilita uma formação mais rápida, dando ao indivíduo a chance de ocupar cargos valorizados e bem-pagos em todo o território nacional.

Aqui na FAMA, oferecemos cursos de Licenciatura comprometidos com o ensino de qualidade, provendo conhecimentos que visam, em essência, o crescimento humano, social e intelectual da nossa comunidade acadêmica. Isso porque nossa metodologia prepara o graduando para o mercado de trabalho, de forma dinâmica e interativa, contando sempre com apoio personalizado em cada fase da formação.

Os cursos de Licenciatura, como visto, são voltados para quem deseja lecionar, uma vez que oferecem amplo conhecimento nos campos didático e pedagógico. Portanto, é preciso estar preparado para estudar diversas matérias teóricas e práticas relacionadas ao contexto escolar.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também como usar a nota do Enem para entrar na graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.