Conheça o uso do Autodesk CFD no curso de Arquitetura

Autodesk CFD

A tecnologia está cada vez mais presente na Arquitetura. Por isso, quem conhece o Autodesk CFD é um profissional requisitado no mercado de trabalho e consegue desenvolver projetos otimizados.

Sendo assim, entenda o que é o Autodesk CFD, para que serve, como é utilizado nos projetos arquitetônicos e qual a importância do software durante o curso de Arquitetura e Urbanismo. Confira!

O que é o Autodesk CFD?

O Autodesk CFD (Computational Fluid Dynamics) é um simulador de fluidodinâmica computacional. Ou seja, o objetivo do software é prever e analisar como líquidos e gases se comportam em determinadas situações. Portanto, o programa é útil para profissionais de Arquitetura, Engenharia e Manufatura.

Essa ferramenta realiza uma simulação numérica dos processos físicos e/ou físico-químicos de escoamento. Por isso, o uso do simulador evita a necessidade da criação de protótipos para analisar e estudar o comportamento de fluidos. No caso da Arquitetura, o profissional que tem essa habilidade digital pode evitar a necessidade de uma reforma devido a problemas de encanamento, por exemplo.

Para que serve o Autodesk CFD e como ele funciona?

O Autodesk CFD serve para compreender a dinâmica de fluidos e também conta com ferramentas de simulação térmica para a criação e desenvolvimento de diferentes projetos. Dessa forma, o software funciona para prever o desempenho, otimizar o design e validar a eficiência do produto antes da fabricação ou construção.

Utilizando o Autodesk CFD, uma empresa sediada na Califórnia construiu um produto menor e mais confiável para o resfriamento de pequenos componentes eletrônicos. Na Inglaterra, com a ajuda do programa, jovens empreendedores estão reutilizando o diesel dos ônibus para diminuir o custo com o combustível e amenizar a poluição.

Portanto, a ferramenta serve para otimizar o trabalho de diversos profissionais do ramo da Engenharia, Manufatura e Arquitetura por meio de uma simulação rápida, precisa e flexível da performance dos fluxos de fluidos do projeto. Além disso, a ferramenta funciona com uma interface intuitiva e trabalha diretamente com outros softwares como o AutoCAD 3D.

Como o Autodesk CFD é utilizado na Arquitetura?

Na Arquitetura, o Autodesk CFD pode ser utilizado para as instalações hidráulicas e também para o estudo da ventilação do ambiente. Afinal, a ventilação natural é uma estratégia projetual importante em países de clima quente, como o Brasil.

Outro exemplo é a importância dessa tecnologia para a construção de hospitais. Isso porque a análise de fluidos é essencial para o controle da temperatura e do fluxo de ar em salas de cirurgia, permitindo o controle de infecções.

Dessa forma, fica claro que o software é relevante para um projeto arquitetônico otimizado. Além disso, o Autodesk CFD permite que o profissional realize um bom trabalho remoto, seguindo a forte tendência do arquiteto online. Vale ressaltar que a média salarial do arquiteto, de acordo com o Glassdoor, é de R$ 5.952,00*.

Por que é importante usá-lo durante a graduação?

Durante o curso de Arquitetura e Urbanismo, é fundamental que o aluno desenvolva habilidades digitais exigidas pelo mercado de trabalho, que são essenciais para o bom desempenho profissional. Por isso, existe o Autodesk CFD Flex, uma opção de assinatura gratuita para estudantes e professores. Logo, é interessante aprender sobre o Autodesk já na faculdade.

A FAMA oferece um curso de Arquitetura em Macapá com aulas práticas para a utilização dos softwares da Autodesk. Afinal, tanto a primeira quanto a segunda graduação é um período de preparação profissional e a instituição de ensino superior deve ensinar ao estudante tudo o que é necessário para o dia a dia da profissão. Dessa forma, quem estuda na FAMA conta com aulas sobre Autodesk CFD 2018 desde o download da ferramenta.

Invista na sua qualificação!

O uso do Autodesk CFD no curso de Arquitetura é tão importante quanto o uso do software ao longo de toda a carreira profissional do arquiteto. A ferramenta permite a simulação da dinâmica de fluidos, permitindo um projeto arquitetônico otimizado, e quem sabe bem as aplicabilidades do programa se destaca no mercado, encontrando ótimas oportunidades de atuação.

Estude em uma instituição de ensino de qualidade e seja um profissional requisitado no mercado de trabalho. Inscreva-se agora mesmo no vestibular online da FAMA!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content