Concurso do IBGE: como funciona e como se inscrever?

pessoa fazendo concurso do ibge

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão é responsável pela mensuração e pela divulgação de vários indicadores sociais e econômicos, como os dados do Censo Demográfico.

Para colher as informações de milhões de brasileiros em todos os municípios, o concurso IBGE abre vagas para pessoas que desejam trabalhar nessa experiência única e ideal para quem ainda está cursando a faculdade. Essa é uma excelente oportunidade para participar de um concurso público em Macapá, fazer uma renda extra e adquirir experiência.

O IBGE oferece outras formas de contratação em seus processos seletivos, como cargos públicos efetivos vagas para estagiários, mas, especificamente para o Censo Demográfico, os cargos são temporários.

Quer saber mais sobre eles e participar do concurso do IBGE? Continue a leitura e descubra como funciona o certame e o que é preciso para se inscrever!

Como funciona o concurso do IBGE?

O concurso do IBGE é executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Há uma única etapa, que consta de prova objetiva.

Para participar do Processo Seletivo Simplificado (PPS) e trabalhar no IBGE durante o recenseamento, é necessário apenas ter cumprido o ensino médio. Porém, se você quiser começar a se preparar para cargos técnicos, é necessário ter graduação.

Quais são os principais conteúdos exigidos pelo concurso?

Saiba que a prova objetiva, tanto para recenseador quanto para agente, contempla 60 questões. O conteúdo para Recenseador é dividido em:

  • Português (20);
  • Geografia (15);
  • Matemática (15);
  • Conhecimentos sobre o IBGE (10).

Já para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, a prova tem:

  • Língua Portuguesa (10);
  • Raciocínio Lógico-quantitativo (10);
  • Ética no Serviço Público (5);
  • Noções de Administração/Noções Gerenciais (15);
  • Conhecimentos Técnicos (20).

Para a prova específica de Conhecimentos sobre o IBGE, o próprio órgão disponibiliza uma apostila contendo todas as informações necessárias ao candidato.

Quais são os cargos contemplados no certame?

Devido à pandemia causada pela Covid-19, o Censo Demográfico 2020 foi adiado para o ano seguinte. Dessa forma, o concurso para recenseadores foi suspenso até 2021, e a taxa de inscrição foi devolvida aos candidatos.

As vagas para o IBGE permanecerão as mesmas: 208 mil em todo o país. Elas são distribuídas por municípios e, em Macapá, por exemplo, teremos:

  • Recenseador — 341 vagas (recebe por produtividade);
  • Agente Censitário Municipal (ACM) — 7 vagas (salário de R$ 2.100);
  • Agente Censitário Supervisor (ACS) — 40 vagas (salário de R$ 1.700).

Lembre-se, porém, de que esses cargos são temporários: o trabalho ocorre apenas enquanto durar o recenseamento, isto é, por cerca de 5 meses, podendo ser prorrogado.

Para estudar as outras matérias e se preparar melhor para o concurso, conheça o curso específico para Agente Censitário na LFG. Alunos da FAMA têm desconto!

Como se inscrever para a prova?

Para participar desse concurso no Amapá, será preciso esperar 2021 para que as inscrições sejam reabertas. A previsão é que as provas ocorram em maio, e o Censo se inicie em 31 de julho. Todas as informações são obtidas na página de Trabalhe Conosco, no site do IBGE, e as inscrições também são feitas online.

Enfim, entre os vários concursos do Governo do Amapá, o do IBGE constitui uma experiência valiosa para os estudantes da graduação! Por ser um trabalho temporário, não interfere no andamento do curso. Assim, o estudante adquire experiência para ingressar na profissão e ainda tem um faturamento extra para ajudar nas despesas.

Portanto, fique atento às novidades do concurso! Aproveite que o concurso para o IBGE em Macapá está suspenso e foque nos estudos para o próximo edital! Afinal, os cargos com as melhores remunerações são os efetivos, e eles exigem o diploma de nível superior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content