Como funcionam os concursos do governo do Amapá?

pessoas concurso do governo do amapá

Para quem busca estabilidade, bons salários e benefícios diferenciados, os concursos públicos no Amapá são uma ótima pedida! Para se tornar servidor público, o profissional precisa participar de processos seletivos que envolvem provas teóricas e de aptidão física, a depender do cargo desejado.

Além disso, muitos concursos do governo do Amapá exigem um diploma de ensino superior. Para que você entenda melhor sobre essa oportunidade de carreira, continue a leitura e confira as informações!

Quais são os principais concursos do Amapá?

Os principais concursos do Amapá preenchem vagas nos setores jurídico, administrativo e agropecuário, além de existirem certames para as áreas da Saúde e da Educação. Veja alguns deles:

Em geral, os concursos na região Norte são bastante concorridos. O último edital da ALAP, por exemplo, contou com mais de 39 mil candidatos para diversas vagas de nível médio e superior, sendo que os cargos com exigência de diploma tiveram salários de até R$ 11,3 mil. Nada mau, concorda?

Quais são as etapas desses concursos?

A primeira etapa de qualquer concurso de Macapá ou outras regiões é a publicação do edital. Nele, os candidatos têm todas as informações necessárias, como:

  • prazo de inscrições;
  • pré-requisitos e salários de cada vaga;
  • datas e conteúdo programático das provas.

Depois, é feita a aplicação das provas pela banca organizadora, que requerem conhecimentos gerais e específicos. Exames práticos, como os de aptidão física, ocorrem após os objetivos. Por último, há a divulgação dos resultados no Diário Oficial do governo do Amapá.

A nomeação para os cargos pode ocorrer a qualquer momento depois da homologação do certame. Os concursos têm prazos de validade que podem demorar até quatro anos — durante todo esse período, é bom ficar de olho no Diário Oficial, já que a posse deve ocorrer até cerca de 30 dias após a nomeação.

Quais são os cursos superiores mais requisitados?

Cada concurso traz as especificações de certificação técnica requerida para cada cargo. No entanto, os cursos superiores mais requisitados nos órgãos que citamos são os de Agronomia, Direito, Gestão Pública, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social, entre outros.

Aqui na FAMA, os cursos da modalidade de ensino presencial contam com toda a infraestrutura necessária para uma formação de alta qualidade. Da mesma forma, os cursos a distância têm um sistema de ensino inovador, avaliação continuada, ambiente virtual interativo, apoio personalizado e tudo o mais para garantir uma excelente graduação!

Quais são as principais instituições que organizam os certames?

Existem diversas instituições responsáveis pela aplicação no Amapá. A Quadrix, por exemplo, costuma organizar os certames dos Conselhos Regionais. Já a Fundação Carlos Chagas cuida das vagas dos concursos do governo do Amapá para os tribunais de justiça e a Defensoria Pública e assim por diante.

Cada banca organizadora costuma se tornar “especialista” nos concursos para determinada área da administração pública. Por isso, é interessante conhecer os editais anteriores para se familiarizar com as exigências e as etapas de seleção. Para ficar por dentro das informações atualizadas, acompanhe a página da Secretaria de Estado da Administração.

Como uma faculdade ajuda na preparação para concursos?

Os melhores cargos e, consequentemente, salários e benefícios, são destinados a profissionais de nível superior. Além disso, a gradação faz toda a diferença na hora de realizar as provas de conhecimentos técnicos. Outra dica é investir em cursinhos preparatórios para concursos, como os da LFG.

Como você viu, existem muitas oportunidades no setor público, todas elas com grandes vantagens para o profissional, além de serem carreiras que ajudam a transformar realidades sociais. Para tanto, vale a pena investir em um curso superior aqui na FAMA e melhorar suas chances em concursos do governo do Amapá!

E aí, gostou das dicas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.