mão escrevendo para representar concurso público

Vale a pena fazer concurso para o Amapá?

O mercado de trabalho na região Norte do país está cada vez mais concorrido e, depois de uma crise tão forte quanto a provocada pela pandemia do novo coronavírus, a carreira pública se mostra ainda mais atrativa. Por isso, quem pretende ter estabilidade profissional e financeira deve considerar um concurso no Amapá como uma grande proposta.

Por isso nós da FAMA elaboramos este artigo. Vamos falar sobre essa modalidade de trabalho no estado, apresentando as principais opções de concursos e os municípios com mais oportunidades. Veja, a seguir, quais tópicos serão abordados.

  • Quais são as principais opções de concursos do estado?
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Empresas Públicas
  • Quais são as opções nos municípios do Amapá?
  • Macapá
  • Santana
  • Laranjal do Jari
  • Oiapoque
  • Como é a concorrência desses concursos?
  • Em quais áreas há mais oportunidades?
  • Censo IBGE 2021
  • Correios
  • INSS
  • Conselhos Regionais
  • Tribunal de Justiça
  • Como é a remuneração dos cargos públicos no Amapá?
  • Nível de abrangência do concurso
  • Instituição que oferece as vagas
  • Nível de formação exigido
  • Quais são as principais vantagens do concursos no Amapá?
  • Baixa concorrência
  • Seleção meritocrática
  • Estabilidade
  • Remuneração
  • Experiência
  • Pacote de Benefícios
  • Existem desvantagens em ser concursado?
  • Preparação
  • Tempo de espera
  • Estagnação

Preparado para seguir com a leitura? Vamos lá!

Quais são as principais opções de concurso do estado?

Quem pretende prestar concurso na região Norte deve ficar atento às áreas de atuação que mais demandam profissionais. A seguir, listamos as principais — que contemplam vagas com diferentes níveis de exigências.

Segurança

A área de Segurança envolve várias instituições que vão desde o nível municipal até o federal de jurisdição. Para elas, é fundamental ter um bom conhecimento jurídico, principalmente no que se refere às leis que afetam especificamente a rotina de quem trabalha em cada um dos órgãos.

Algumas das entidades mais relevantes desse grupo são:

  • Polícia Militar;
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Polícia Civil;
  • Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica);
  • Guarda Civil Municipal.

Saúde

Outra importante área de atuação na carreira pública e que está sempre abrindo novas vagas é da Saúde. Esse é um setor que demanda a especialização em diferentes cursos que podem variar desde o nível médio até o de pós-graduação. Cargos administrativos demandam formações mais simples e generalizadas, mas, a grande maioria, está voltada para atividades mais específicas de cuidado e atendimento a pacientes.

Veja algumas possibilidades de atuação na carreira pública da Saúde:

  • Enfermagem (auxiliar, técnico e superior);
  • Radiologia;
  • Medicina geral;
  • Atendimento de Urgência e Emergência;
  • Primeiros Socorros;
  • Gestão Pública.

Educação

O setor educacional é responsável por boa parte das vagas para cargos públicos no Amapá. Muitas delas exigem níveis mais elevados de escolaridade, outras podem ser ocupadas por pessoas que tenham o ensino fundamental completo. Cabe ressaltar que as instituições de ensino vão desde a educação básica até o ensino superior, além de órgãos como secretarias do estado e dos municípios.

Alguns exemplos de cargos públicos na Educação são:

  • professor (educação básica, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior);
  • pedagogo;
  • diretor escolar;
  • disciplinar;
  • secretário;
  • merendeiro;
  • auxiliar administrativo;
  • auxiliar de serviços gerais.

Empresas públicas

As empresas públicas são instituições administradas pelo poder público e que têm como objetivo a realização de atividades econômicas ou a prestação de serviços públicos. Em todo o país, é comum que os serviços de energia elétrica, gás encanado, abastecimento de água e coleta de esgoto sejam realizados por esse tipo de empresa.

A contração de profissionais para essas entidades segue o mesmo padrão das demais, sendo o concurso a principal porta de entrada. Os níveis são bastante variados, e as especializações são exigidas de acordo com cada empresa e atividade a ser exercida. Por isso, são muitas as possibilidades para quem deseja investir na carreira pública.

Quais são as opções nos municípios do Amapá?

O Amapá é um estado relativamente pequeno em comparação com os demais do país, mas consegue oferecer uma boa gama de oportunidades de emprego público em seus 16 municípios. A seguir, destacamos algumas das regiões que mais chamam a atenção.

Macapá

A capital do estado é a região com o maior número de habitantes e também com as melhores chances de se ocupar o tão sonhado cargo público. Antes de prestar concurso público em Macapá, é importante ressaltar que essa é uma cidade mais visada que as demais e, por isso, a concorrência pode ser maior, assim como a demanda.

Mas os salários oferecidos e as oportunidades de melhores posições são o principal atrativo para a escolha dessa cidade. A infraestrutura para se trabalhar também tende a ser melhor, principalmente em relação às áreas de Saúde e Educação.

Santana

Santana é a segunda maior cidade do estado em número de habitantes e está bem próxima da capital. Seu principal ponto forte é a região portuária — conhecida como a porta de entrada fluvial do estado. Seus portos recebem barcos e navios vindos principalmente de outras cidades da região Norte do país, e o município ainda conta com um porto exclusivo para navios cargueiros de portes maiores.

Santana também conta com atividades de agricultura, pecuária e extração vegetal e mineral, além da produção industrial. Com toda essa estrutura, trata-se de uma cidade com grande demanda de serviços públicos, que oferecem, constantemente, vagas para a população.

Laranjal do Jari

A cidade de Laranjal do Jari está localizada no sul do estado do Amapá e se estende por toda a faixa oeste, até a fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname. A cidade nasceu como abrigo para os trabalhadores da extração de celulose que era feita na outra margem do rio Jari, já no estado do Pará. Hoje, com a atividade em declínio, a extração de óleos vegetais se tornou a principal fonte de renda da região.

Laranjal do Jari é uma cidade bastante pacata, que tem como principal demanda de cargos públicos as áreas essenciais, como Saúde, Educação, Segurança e Administração.

Oiapoque

A cidade de Oiapoque é bastante conhecida por ter sido considerada, por muitos anos, o extremo Norte do país. É o município amapaense com a maior fronteira internacional, com 130 km de extensão, junto à Guiana Francesa. Tem uma importante produção agropecuária e ainda conta com o extrativismo de ouro como uma de suas atividades principais, mesmo que boa parte das minas não seja legalizada.

Por causa da fronteira com a Guiana Francesa, existe uma forte movimentação comercial, inclusive em euro, circulante na cidade, que é a única do estado com uma base do Exército instalada. Complementar ao Exército, a cidade apresenta forte demanda por demais profissionais das forças armadas, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

Como é a concorrência desses concursos?

Os concursos no Amapá têm diferentes níveis de concorrência, assim como acontece em todo o país. Em geral, quanto maior é a remuneração oferecida, mas candidatos se interessam em concorrer à vaga.

A preparação adequada é o principal fator que contribui para a conquista de um cargo público. É importante entender bem as exigências do edital, estudar os conteúdos corretos e conhecer as características da banca para realizar uma boa prova. Nesse aspecto, quem faz um curso preparatório em instituições renomadas, como a LFG, tem grandes vantagens sobre os concorrentes.

Há outras questões, além da remuneração, que também influenciam o nível de concorrência de um concurso, tais como:

  • especializações acadêmicas exigidas para o exercício da função;
  • comprovação de experiência prévia;
  • quantidade de vagas ofertadas;
  • cidades de alocação das vagas.

Em quais áreas há mais oportunidades?

O mercado de trabalho no Amapá oferece boas oportunidades no setor público. Vamos abordar as que mais se destacam nos tópicos abaixo.

Censo IBGE 2021

Em decorrência da pandemia de COVID-19, a realização do censo 2020 do IBGE foi adiado para o ano seguinte. Consequentemente, o concurso para as vagas de recenseador e agente censitário foram postergadas para 2021. Assim, os candidatos terão mais tempo para se prepararem para as provas.

O edital definitivo ainda não foi divulgado, portanto, os detalhes sobre a quantidade de vagas e remunerações ainda não estão certos. Contudo, tratam-se de vagas temporárias, para 5 meses de trabalho, que contemplam cargos de ensino fundamental e médio.

Correios

Os Correios estão oferecendo dois tipos de oportunidades de trabalho no Amapá. A primeira, é o concurso Jovem Aprendiz, que disponibiliza vagas em todo o Brasil para jovens de 14 a 22 anos que estejam estudando ou já tenham concluído ao menos o 6º ano do ensino fundamental.

Os jovens devem cumprir uma carga horária de 4 horas diárias de aprendizado na instituição e recebem uma bolsa-auxílio, além de benefícios, como o vale-transporte e o vale-alimentação ou refeição.

A segunda oportunidade de ingressar nos Correios é por meio do concurso público principal, que ainda não tem previsão de publicação de edital para o ano de 2020. Contudo, dado o tempo desde a última realização, muitos concurseiros andam esperançosos em relação à abertura de novas vagas em breve.

INSS

O INSS é um órgão Federal que acumulou um grande déficit no quadro de servidores ativos de mais de 13 mil servidores em 2019. A informatização da instituição e as mudanças nas regras de aposentadoria geraram um aumento considerável na fila de processos em andamento, e a necessidade de novas contratações está cada vez mais latente.

Mesmo sem uma previsão certa do lançamento de um novo edital, existe uma solicitação de mais 700 vagas em andamento por parte do órgão, além dos esforços para a recontratação de profissionais aposentados para suprirem o momento de maior demanda.

De acordo com o presidente do INSS, logo que o processo de mudança for finalizado, será possível identificar o perfil dos profissionais necessários e a quantidade precisa de vagas que serão disponibilizadas.

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Conselhos Regionais

Os Conselhos Regionais são as entidades públicas que regulamentam as profissões, determinando exigências, normas e conferido autorização para o exercício das atividades às quais cada uma responde.

Existem 2 concursos no Amapá em 2020 que já estão com seus editais publicados. São eles:

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, ambos tiveram seus prazos de inscrição e datas de realização das provas adiados.

Além desses, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) está com previsão de lançamento de edital em breve. O último concurso foi realizado há mais de uma década, e o próximo já tem a banca organizadora escolhida, o que indica que o processo de abertura já está em fase avançada.

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Amapá tem previsão de abertura de novo concurso em breve, já que o último foi realizado em 2014 e, em 2020, foram aprovadas a contratação de 7 novos juízes, além de formação de cadastro de reserva para substitutos. Apesar de ainda não ter um edital publicado, trata-se de um concurso bastante concorrido — por isso, é importante iniciar a preparação o quanto antes.

Como é a remuneração dos cargos públicos no Amapá?

A remuneração dos cargos públicos no Amapá, bem como em qualquer estado do país, varia bastante conforme diferentes fatores, como explicamos a seguir.

Nível de abrangência do concurso

A remuneração de um cargo público sofre variação pela abrangência do cargo, que pode ser municipal, estadual ou federal. Quanto maior for a abrangência, melhores serão os vencimentos. Essa proporção também se aplica ao nível de responsabilidades atribuídas ao servidor, o que demanda mais atenção e preparo.

Outro fator que sofre interferência direta da abrangência do concurso é a concorrência. Os valores mais altos de salários atraem mais candidatos, que vêm de várias partes do estado e até mesmo do país. Quanto mais abrangente, mais pessoas concorrem às mesmas vagas, aumentando a necessidade de se preparar melhor para as provas.

Instituição que oferece as vagas

A remuneração dos cargos públicos também varia conforme a instituição que as oferecem. Um assistente administrativo de uma entidade não receberá o mesmo que em outra e assim acontece para outras atividades, mesmo quando comparamos entre órgãos de mesmo nível de abrangência.

Isso acontece porque tratam-se de responsabilidades e práticas diferenciadas. Ademais, cada instituição conta com uma verba para pessoal específica, o que determina os valores a serem oferecidos em salários e benefícios, como vale-refeição e bonificações.

Nível de formação exigido

O nível de formação é um dos requisitos mais importantes na definição do salário de cada cargo público. Quanto maior for a escolaridade exigida, mais alta é a remuneração oferecida. As diferenças entre cada nível podem variar bastante a depender da especialização requerida.

Por isso, é essencial obter uma graduação para pleitear cargos melhores. Se a sua intenção é atuar em juizados e em alguma das polícias, o curso de Direito é o mais indicado. Por outro lado, todo o tipo de profissional tem oportunidades de atuação na carreira pública — o importante é garantir o diploma e a qualidade do ensino para realizar uma boa prova.

Quais são as principais vantagens do concursos no Amapá?

O estado do Amapá apresenta uma série de vantagens para quem deseja seguir na carreira pública. Confira algumas delas a seguir!

Baixa concorrência

O estado é o segundo menos populoso do país, o que reduz a relação de candidatos por vaga quando comparado a outros estados. Isso significa que a concorrência pelas vagas públicas é menor, sendo mais fácil conseguir se destacar e obter um bom resultado no processo seletivo.

Seleção meritocrática

Os cargos públicos demandam o cumprimento de um processo idôneo, onde todos os candidatos tenham condições de concorrer em pé de igualdade. Em outras palavras, não pode haver favoritismo ou ajudas a um ou a outro ao longo do processo, o que pode ocorrer nas empresas privadas.

Para ingressar na carreira pública, o profissional não precisa conhecer alguém dentro da empresa que o indique ou contar com a ajuda de pessoas influentes no local. Ele apenas precisa estudar e cumprir com os requisitos do edital. Logo, a conquista da vaga depende dos seus esforços individuais e da sua capacidade de exercer as atividades — comprovada pelos resultados do processo seletivo.

Estabilidade

A estabilidade do emprego no setor público é um dos principais atrativos da área. Os profissionais contratados têm chances muito pequenas de serem demitidos, a não ser que alguma falta muito grave seja cometida para chegar ao ponto de uma exoneração.

Essa estabilidade proporciona mais segurança para a pessoa, que pode realizar planejamentos de longo prazo para a sua vida, com a garantia de que seus proventos estão assegurados por muitos anos.

Remuneração

É bastante comum encontrar remunerações mais atrativas em cargos públicos quando comparadas às oferecidas por empresas privadas em funções semelhantes. Isso se dá pelo nível de responsabilidades dos profissionais, já que eles lidam com a prestação de serviços para diversas pessoas desde o âmbito municipal até o federal.

Quanto mais abrangente for a atuação do servidor, maiores serão seus vencimentos. Por isso, as vagas para concursos federais remuneram melhor. Mesmo aquelas que oferecem salários equivalentes à média do mercado, cabe ressaltar que, ao analisar o conjunto de vencimentos além do salário-base, o setor público se torna ainda mais vantajoso.

Experiência

Para quem nunca atuou no mercado de trabalho, a carreira pública oferece a vantagem de ter muitas posições que não demandam experiência prévia em carteira. Os critérios para a seleção, nesses casos, estão voltados para as capacidades apresentadas nas provas e testes específicos.

Mesmo que a intenção do servidor não seja de seguir toda a carreira no setor público, o tempo exercido na função é agregado ao currículo para que ele concorra a vagas em empresas privadas ou se aventure como empreendedor. Todo o conhecimento adquirido ao longo da prestação do serviço público é aproveitado de alguma forma.

Pacote de benefícios

Outro ponto que interfere nos valores recebidos são os benefícios. Os valores de vales-refeição e alimentação, em geral, seguem uma média superior à do ambiente privado, o que complementa muito bem a renda do servidor.

Além disso, muitos cargos são passíveis de bonificações por produtividade e por tempo de serviço, aumentando a percepção de ganhos e superando os vencimentos médios oferecidos no setor privado.

Existem desvantagens em ser concursado?

Assim como tudo na vida, optar pela carreira pública tem vantagens e desvantagens. Agora, é o momento de saber quais são os pontos de atenção que precisam ser considerados antes de direcionar seus esforços para essa alternativa de carreira profissional.

Preparação

O ingresso no setor público requer muito estudo e preparação. O seu resultado no processo seletivo vai depender quase exclusivamente disso. É preciso ler atentamente o edital, compreender o que está sendo exigido e seguir um bom plano de estudos para que todas as matérias sejam contempladas.

O ideal é que essa preparação seja contínua, principalmente em relação às disciplinas mais pedidas em qualquer prova, tais como Português, Informática e Direito Constitucional. Até que o edital seja publicado, o documento do concurso anterior pode ser utilizado como referência, para não atrasar o início dos estudos.

Tempo de espera

O tempo entre a decisão de prestar um concurso e ser nomeado para começar a atuar pode ser bem extenso. É importante lembrar que o processo é longo e envolve muitas etapas, que vão desde o lançamento do edital, até o início da chamada dos aprovados, passando pela correção das provas e investigações dos candidatos em alguns casos.

O preenchimento de uma vaga, que no setor privado pode levar algumas semanas, nas instituições públicas pode levar vários meses. Do ponto de vista do concursando, esse tempo é ainda maior, já que a sua colocação frente à quantidade de vagas disponibilizadas pode demandar a espera pelo surgimento de novas vagas.

Os principais pontos que interferem nesse quesito são:

  • urgência da instituição no preenchimento das vagas;
  • quantidade de etapas do processo seletivo;
  • quantidade de vagas imediatas oferecidas;
  • colocação na lista de aprovados;
  • regularidade da documentação exigida.

Estagnação

Por fim, uma desvantagem que incomoda alguns profissionais em relação ao setor público é a estagnação da carreira. Ao contrário do que acontece em empresas privadas, na área pública a promoção para cargos superiores é algo bastante burocrático, que depende da realização de concursos internos e externos. Há ainda os casos em que os cargos de liderança são ocupados por profissionais nomeados.

Quem tem ambição de se desenvolver profissionalmente não consegue avançar muito, a não ser que preste novos concursos de tempos em tempos. Além disso, o aumento de salário não pode ser negociado diretamente com o responsável pelo setor, pois ele não tem autonomia para lidar com isso.

Diante de tantos prós e contras, a conclusão que podemos chegar é que vale a pena, sim, fazer concurso no Amapá, mas apenas para quem realmente deseja seguir a carreira pública. Os salários mais atrativos e a estabilidade do emprego são muito importantes, mas também é preciso avaliar quesitos como os grandes esforços para a conquista de uma vaga.

Enquanto você pensa sobre qual carreira seguir, que tal melhorar as suas chances de empregabilidade tanto para o setor público quanto para o privado? Veja, neste outro artigo, como utilizar a nota do Enem para entrar na Faculdade de Macapá e dê mais um passo em direção ao seu sucesso profissional!

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