Complementação Pedagógica em Macapá: saiba como funciona e onde fazer

pedagoga em sala de aula fez complementação pedagógica

Se você é uma daquelas pessoas que fez um Bacharelado ou curso Tecnólogo e agora quer seguir carreira acadêmica e dar aulas, a complementação pedagógica é justamente o que você precisa. Também conhecida como licenciatura de curta duração, é possível conseguir a formação pedagógica em 1 ano.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o assunto e as opções de complementação pedagógica em Macapá, trouxemos esse post completo sobre o tema na cidade. Continue a leitura!

O que é complementação pedagógica?

Como já introduzimos, a complementação pedagógica se trata de um programa acadêmico que visa dar grau de licenciatura para aqueles que já têm um diploma de graduação, seja ele bacharel ou tecnólogo. 

Dessa forma, é possível obter um grau equivalente ao de licenciatura plena numa formação rápida e que pode ser feita a distância. Assim, o profissional está apto a dar aulas para o ensino médio e diferentes modalidades do sistema de ensino formal, ampliando as possibilidades de carreira e atuação.

Como funciona

Uma complementação pedagógica dura cerca de 1 a 2 anos, a depender da graduação do candidato e da área pretendida. Por exemplo, se você possui bacharel em Pedagogia e quer realizar uma formação pedagógica em Pedagogia para poder dar aulas, o período de formação pedagógica é de apenas 1 ano.

💡 Temos um post aqui no blog com as diferenças entre Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia! Veja e saiba mais!

Já para quem possui a formação inicial em uma área afim da qual pretende realizar o curso de formação pedagógica, a duração é de três semestres (1 ano e meio). Por exemplo, se você possui a primeira graduação em Direito e quer seguir carreira como professor – pode cursar uma formação pedagógica em História, Letras ou Sociologia.

Grade curricular

Numa complementação pedagógica, o estudante faz disciplinas voltadas à prática de ensino e à organização do trabalho em instituições de ensino. São parte obrigatória da grade curricular desse tipo de formação:

  • Estágio
  • Atividades Complementares Obrigatórias
  • Técnica e Prática

Formação pedagógica e complementação pedagógica é a mesma coisa?

Sim! São termos voltados para o mesmo programa acadêmico. A complementação pedagógica também pode ser encontrada como formação pedagógica para graduados não licenciados e o MEC também se refere como um dos tipos de Formação Superior para a Docência.

O setor da Educação em Macapá

Macapá é uma cidade com muitas oportunidades para quem quer atuar na área acadêmica, seja ministrando aulas ou atuando administrativamente em instituições de ensino da região. São várias as iniciativas e programas do estado do Amapá que abrangem as áreas da Educação. Podemos citar o novo projeto “Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas”, um espaço piloto inaugurado na Escola Estadual Jesus de Nazaré, zona sul de Macapá, que deve ser replicado nas demais instituições do estado. 

O projeto recente conta com um espaço de integração e troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos, o que sem dúvidas beneficia a população local e fomenta o bom desenvolvimento do setor educacional no Amapá.

Depois de formado numa complementação pedagógica em Macapá, é possível atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal da região, como:

  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Profissionalizante
  • Educação Inclusiva
  • Educação à Distância

Onde fazer complementação pedagógica em Macapá

Se você gostou de saber que o setor educacional em Macapá é promissor, agora vai gostar mais ainda de saber que as possibilidades de cursar uma complementação pedagógica na cidade são muitas!

Aqui na FAMA oferecemos 9 cursos de Formação Pedagógica. Veja quais são:

  • Artes Visuais;
  • Educação Física;
  • Ciências Biológicas;
  • História;
  • Sociologia;
  • Geografia;
  • Letras-Português;
  • Letras-Inglês;
  • Matemática.

Os cursos de Formação Pedagógica da Faculdade de Macapá são organizados em matrizes de 1070 horas e 1410 horas.

Como já explicamos acima, o período do curso depende da formação inicial e da área pretendida. Na FAMA, os cursos com matrizes de 1070 horas são indicados para estudantes Bacharéis que desejam habilitar-se em licenciatura na mesma área de conhecimento de sua formação. Já os cursos com matrizes de 1410 horas são indicados para estudantes Bacharéis e Tecnólogos que pretendem habilitar-se em licenciatura na área de conhecimento diversa do seu curso de formação inicial.

Modalidade EAD

Na Faculdade de Macapá os cursos de Formação Pedagógica são 100%online, ou seja, as atividades de estudo são desenvolvidas na modalidade EAD, o que permite que o estudante possa organizar sua rotina de estudos.

Há acompanhamento de um tutor a distância e pelo professor responsável pela disciplina, ocorrendo assim, interação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes comparecem ao polo de apoio presencial (unidade FAMA em Macapá) em datas previamente estipuladas para a realização das avaliações presenciais.

Gostou de saber mais sobre a complementação pedagógica em Macapá? Saiba ainda mais sobre as possibilidades de cursos de formação pedagógica da FAMA e amplie seu mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content