Comércio em Macapá: que áreas garantem mais empregos?

comercioemmacapaqueareasgarantemmaisempregos

Apesar de lenta, a recuperação da crise econômica que assolou o país a partir de 2013 já pode ser percebida em alguns estados. Estima-se que, até o final de 2019, a região Norte terá sido a única a se recuperar desse período da história do Brasil.

O comércio em Macapá, uma vez pertencente a esse grupo promissor no cenário nacional, pode oferecer grandes oportunidades de trabalho. Cabe ao candidato estar atento às áreas de destaque e à movimentação da economia local para buscar a capacitação adequada e conquistar seu espaço no mercado local.

Tendo em vista a importância de conhecer as principais áreas para a atuação profissional no Macapá, elencamos os 6 mercados que mais oferecem empregos na região. Não deixe de conferir!

1. Setor agropecuário

O agronegócio foi um dos poucos segmentos de mercado que sobreviveu em meio à crise econômica, remando contra a maré e indo além do crescimento nacional nos últimos anos. No Macapá, essa condição setorial é notável.

Além disso, a partir da implantação de diversas indústrias na região, o mercado local se destaca na produção de alimentos provenientes dos insumos agropecuários. O município, vale lembrar, também favorece a atividade, uma vez que é bastante estratégico para a exportação e a importação de produtos, em razão da localização geográfica.

O candidato que se interessar por vagas nessa área, portanto, poderá buscar por especializações, por cursos técnicos ou pelas melhores faculdades a fim de ganhar experiência e buscar oportunidades de emprego no setor.

Nesse sentido, procurar por formações administrativas, como o curso de Administração aqui da Fama, em gestão de projetos agropecuários ou cursos que se relacionem à produção animal e vegetal pode ser boa alternativa para elevar as chances de contratação.

2. Comércio de produtos vindos da madeira

O comércio em Macapá também é bastante voltado para o extrativismo nas florestas locais. A economia, dessa forma, é marcada principalmente pela retirada da madeira. Por essa razão, o candidato às vagas regionais pode encontrar grandes oportunidades de emprego no segmento.

Para aumentar as chances de ingresso e conquistar vagas nesse mercado, vale procurar por tipos de graduação relacionados à Engenharia Florestal ou Ambiental. Aqui na Fama, temos ainda o curso de Gestão Ambiental. Afinal, a crescente preocupação com a redução dos impactos do setor produtivo na natureza amplia a busca por profissionais do ramo.

É possível, no entanto, buscar outras capacitações que permitam auxiliar no manejo desses produtos provenientes da madeira ou verificar áreas relacionadas à administração do próprio comércio.

3. Comércio de produtos vindos da mineração

O estado do Amapá é abundante em riquezas minerais, com destaque para o ouro, o granito e o manganês. Além dessas matérias-primas, o ferro também se mostra promissor no mercado regional.

Apesar de o minério ter saído de cena a partir de 2013, após sucessivas crises em empresas mineradoras, retomou-se um plano de investimento de multinacionais que prevê a exploração do ferro no estado e a retomada das atividades em 2021.

Por essa razão, principalmente para aqueles que almejam uma oportunidade de trabalho, vale a pena observar as tendências na capital. Para elevar as chances de contratação, é importante que o candidato busque por instituições competentes que ofereçam capacitação para trabalhar nas áreas que cercam a indústria, direta ou indiretamente.

4. Indústria da pesca

O mercado de Macapá também é famoso pela pesca industrial. Isso porque a atividade econômica é bem explorada na região litoral do município que, apesar de contar com poucas praias, tem em quase toda a sua extensão a formação de mangues.

A localidade, que anualmente atrai pesquisadores, aventureiros e turistas de todo o país, também é responsável pela subsistência de diversos moradores que vivem da pesca artesanal. Vale lembrar, nesse sentido, que a capital do Amapá também é banhada pelo extenso rio Amazonas.

Por essas razões, o comércio do pescado encontra um espaço destaque na economia e conta com grandes empresas de exploração e com políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento por parte do Estado.

5. Turismo local

O turismo no Macapá é um dos mercados que mais eleva a economia da cidade. Só em 2017, a área foi responsável por movimentar R$ 49,7 milhões, número que permitiu subir em 56% a procura por hospedagem na região.

Diante desse cenário, portanto, destacam-se também os setores de hotelaria, a gastronomia e o turismo de aventura. Os visitantes que procuram por estrutura na capital, em grande parte, vêm para conhecer o local ou para participar de eventos executivos, como congressos nacionais ou reuniões profissionais.

Diante do aquecimento desse setor no município, é interessante que o candidato que busca por melhores oportunidades no mercado esteja atento às novas demandas. Desse modo, poderá se destacar em áreas de atendimento ao público viajante, em lojas em Macapá ou em áreas relacionadas ao turismo local.

6. Segmento da saúde

Um relatório emitido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) buscou, recentemente, demonstrar o desempenho da economia brasileiro nos últimos 10 anos. Nesse documento, foram apontadas algumas profissões que obtiveram avanços ou retrocessos no mercado.

Destacam-se, entre as profissões que mais avançaram entre 2007 e 2017, as ocupações voltadas para a área da Saúde. Entre elas, estão as vagas para cuidadores de idosos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

Esse destaque atribuído à saúde também pode ser relacionado ao envelhecimento da população brasileira que, cada vez mais, busca auxílio especializado para elevar a qualidade e a perspectiva de vida.

A região Norte do país tem se mostrado promissora no que se refere à recuperação da crise econômica. Por essa razão, já é possível apostar em áreas de destaque, que prometem fazer girar a economia local e gerar boas oportunidades de emprego.

É importante, por outro lado, que o candidato se diferencie do público para ter elevadas as suas chances de contratação. Nesse sentido, prestar o Enem ou realizar processos seletivos para ingressar no ensino superior podem ser ótimas maneiras de abrir portas, ganhar experiência e alcançar uma carreira de sucesso no comércio de Macapá.

E então? Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus contatos possam se atualizar em relação às oportunidades de mercado no Macapá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.