O que faz um profissional de Ciências Biológicas?

estudante de ciências biológicas

Uma dúvida muito comum é sobre o que o profissional de Ciências Biológicas faz, e a resposta é que suas atividades estão relacionadas ao estudo das plantas, dos animais, da ecologia e dos ambientes microscópicos envolvidos com pesquisa, aulas e preservação das espécies.

As áreas de atuação são muito diversificadas e abrangem desde ser professor em escolas e faculdades particulares e públicas até trabalhar como perito e em áreas de preservação ambiental. E existem demandas diferentes entre os estados brasileiros, então, o mercado de trabalho no Amapá pode ser mais promissor para esse profissional.

Quer saber quais são as áreas de atuação do biólogo? Continue sua leitura e descubra se a graduação em Biologia é a perfeita para você!

Quais são as áreas das Ciências Biológicas?

Os estudantes que escolhem o curso de Ciências Biológicas como primeira opção ou como segunda Licenciatura poderão trabalhar em diversas áreas tais como: perito criminal, ensino e pesquisa, tutor e pesquisador em áreas de preservação da fauna e flora, vigilância sanitária, entre muitas outras.

Os biólogos também podem atuar em áreas que não exclusivas da profissão, como reprodução assistida, ecoturismo, aquicultura (referente ao cultivo de animais aquáticos), paisagismo e no controle de pragas e vetores urbanos.

O mercado de atuação das Ciências Biológicas é amplo e para concorrer às melhores vagas do mercado é preciso estudar bastante e desenvolver habilidades. Uma boa dica é cursar uma faculdade que tenha parceria com empresas de estágio, como o Canal Conecta aqui na FAMA.

Quais são as atribuições do profissional formado?

O futuro biólogo será responsável por trabalhos desenvolvidos em instituições de pesquisa e conservação, coordenará projetos sobre genética, bioquímica e fisiologia das plantas e animais, como também ajudará a desvendar crimes quando atuar como perito.

Ele também pode atuar na gestão de:

  • museus;
  • jardins botânicos;
  • zoológicos;
  • bancos de germoplasma;
  • biotérios e no tratamento de efluentes, bem como de recursos hídricos e bacias hidrográficas do Brasil.

Outra atribuição interessante desse profissional é a auditoria ambiental, podendo ser contratado tanto pelo poder público como pelas empresas privadas prestando consultoria para análise de impacto ambiental e licenciamento de empreendimentos.

Qual é o salário médio?

A média salarial de um biólogo no Brasil gira em torno de R$ 3.438,51 para uma jornada de 40 horas semanais. No entanto, esse pagamento pode ser acrescido de outras vantagens conforme o cargo ele ocupa nas empresas, o nível de especialização e a região em que mora.

Além disso, o biólogo que atuar no serviço público terá salário-base mais algumas gratificações, assim como aquele que trabalha como professor universitário que ganha mais por ter o título de mestre ou doutor.

Além do salário na área das Ciências Biológicas, outro atrativo para quem gosta da Biologia é estar em contato frequente com a natureza que, para muitos, é uma vantagem de não ficar “preso” dentro de ambientes fechados o tempo inteiro durante o trabalho.

Qual é a importância de uma boa faculdade?

Uma boa faculdade de Ciências Biológicas deve preparar o aluno para lidar com todas as demandas da profissão, com o auxílio de professores com excelente didática para o ensino e experiência na área em que atuam.

Além disso, uma boa faculdade de Biologia deve conter infraestrutura para proporcionar aulas teóricas e práticas de qualidade, principalmente nas modalidades de ensino semipresencial ou EAD. O curso a distância deve atender perfeitamente as necessidades do estudante, ajudando-o a consolidar seus conhecimentos.

Na FAMA você pode escolher entre um curso de Biologia presencial ou semipresencial, dependendo do polo escolhido e, claro, da realidade da sua rotina.

Saber o que faz um profissional de Ciências Biológicas e qual é a remuneração inicial são informações relevantes para o estudante que deseja fazer esse curso. Além disso, é crucial escolher também uma faculdade que oferecerá bons professores, além de infraestrutura física e online diferenciadas para seus estudantes.

É apaixonado por Biologia e quer seguir carreira na área? Então, inscreva-se para o vestibular ou veja todas as formas de ingresso e construa o seu sonho conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.