Afinal, o que se estuda em Ciências Biológicas?

estudantes de ciências biológicas

Uma breve amostra sobre o que se estuda em um curso de Ciências Biológicas já é o suficiente para descortinar uma graduação dinâmica e interessante. Afinal, a Biologia é um campo muito mais amplo do que se imagina.

A conhecida ênfase nas formas de vida animais e vegetais é uma das vertentes da formação do profissional de Ciências Biológicas, certamente, mas não a única. Também o corpo humano e as relações entre os seres vivos e o meio ambiente fazem parte do estudo.

Para ilustrar essa versatilidade, neste artigo separamos algumas disciplinas estudadas em um curso de Biologia. Assim, você pode compreender melhor a abordagem dessa graduação e saber se o curso é mesmo para você. Boa leitura!

Anatomia humana

Trata-se do estudo da formação e da composição das diferentes estruturas do corpo humano. Para compreender esse todo orgânico e coeso, as Ciências Biológicas classificam e dividem suas diferentes partes em sistemas: cardiovascular (que envolve o coração, veias e vasos sanguíneos), respiratório, endócrino (com as diferentes glândulas), digestivo, nervoso, sensorial e outros.

Também há a divisão do corpo humano nos níveis macro e microscópicos (ou seja, em partes que podem ou não ser vistas a olho nu) e considerações sobre as posições anatômicas da estrutura óssea humana.

Ecologia

A função dessa parte da Biologia é examinar e teorizar sobre as relações dos seres vivos entre si e deles com o ambiente que habitam. Dessa forma, são da sua alçada o equilíbrio biológico dos ecossistemas, os fatores químicos, físicos e biológicos que afetam esse equilíbrio e outros temas.

Essa disciplina precisa de observações práticas da vida, então ela também pressupõe trabalhos ao ar livre e em laboratório. Aqui na FAMA, por exemplo, você pode sair para visitar as Unidades de Conservação do Amapá. Por sinal, as oportunidades de trabalho nessa área são muito promissoras para quem tem interesse em fazer Biologia em Macapá.

Bioquímica

Como o nome indica, a Bioquímica é o ramo da Química que se dedica ao estudo dos seres vivos (bios, em grego, quer dizer “vida”). Então, são da sua alçada processos como o transporte de substâncias nas biomoléculas, as estruturas proteicas definidoras dos seres, como são os casos do DNA e do RNA etc.

Microbiologia

A Microbiologia é o estudo dos seres, das moléculas e das células microscópicas. Em outras palavras, tudo que não pode ser observado a olho nu fica catalogado aqui. O exemplo mais conhecido da Microbiologia é a Citologia, estudo das células e suas funções básicas.

Fisiologia vegetal

Esse é o ramo das Ciências Biológicas que se dedica a estudar a composição, o metabolismo, o desenvolvimento e outros aspectos da vida vegetal. Logo, estão contidos nesse campo de estudos a síntese da seiva, o processo da fotossíntese, a respiração e a observação dos hormônios das plantas.

Se você acredita ter uma certa inclinação para a área, é importante conhecer um pouco mais a fundo as áreas contempladas no curso de Ciências Biológicas. Afinal, esse campo tem crescido em importância nos últimos anos, e a prática das profissões relacionadas a ele demanda muita responsabilidade.

Aqui na FAMA, o curso de Bacharelado pode ser feito na modalidade de ensino presencial, e a Licenciatura está disponível no formato semipresencial. Este último é uma ótima oportunidade para quem precisa de horários mais flexíveis para estudar. Então, agora que você já sabe o que se estuda em Ciências Biológicas, dê o pontapé inicial para uma carreira brilhante na área!

Inscreva-se no vestibular e seja um aluno FAMA!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.