O que é a Câmara Municipal de Macapá e como trabalhar lá?

funcionária pública

Ser funcionário público ainda é um dos desejos de muita gente no Brasil. Afinal, o trabalho é valorizado, os salários são acima da média e ainda há a estabilidade, tão buscada por quem quer ter mais tranquilidade na vida.

Na capital do Amapá, seguir carreira no Estado trabalhando na Câmara Municipal de Macapá pode ser uma ótima escolha para quem quer uma vida estável e com bons salários para mudar a realidade da família.

Acha que a carreira se encaixa nos seus objetivos? Que tal saber mais sobre como o órgão funciona na cidade e quais cursos fazer para conquistar um cargo por lá? Confira a seguir!

O que é a Câmara Municipal de Macapá e como é o trabalho

A Câmara Municipal de Macapá é o órgão responsável pelo poder legislativo local. Ou seja, faz as leis que entrarão em vigor na cidade e fiscaliza a prefeitura conferindo suas atividades executivas. Quem faz isso são os vereadores, eleitos pelos habitantes da cidade. Mas nem só de políticos vive o órgão.

Existem muitas outras funções necessárias para o bom funcionamento do local, assim como sua organização. Afinal, todos ali precisam prestar contas à população de forma clara e objetiva.

Por isso, existem cargos de administração, contabilidade, secretariado e muitos outros que podem ser conquistados a partir dos concursos do governo do Amapá.

Assim como a maioria dos órgãos públicos, o período de trabalho é determinado em horas por dia (de 6 a 8, dependendo do cargo), e as funções são bem definidas.

O funcionário, então, tem seu tempo de trabalho melhor controlado, ideal para quem não gosta de fazer as temidas horas extras sem necessidade. O sonho de muita gente, não é?

Vagas na Câmara Municipal de Macapá

Trabalhar na Câmara Municipal de Macapá está parecendo uma boa ideia para você? A maioria das vagas exige ensino superior, e a FAMA oferece todos os principais cursos, em diferentes modalidades de ensino! Confira alguns deles e veja como se preparar.

Administração

O setor de gestão é um dos mais importantes dentro de um órgão estatal. Por isso a Administração Pública é uma das áreas mais buscadas por quem quer uma carreira estável.

Para trabalhar com isso é necessário ter feito um curso de Administração na faculdade, que formará um profissional preparado para diversas funções, seja trabalhando em local público ou em empresas privadas.

Contabilidade

Outro setor de extrema importância dentro de qualquer órgão estatal. Isso porque controlar e gerir dinheiro público (ou seja, que veio da arrecadação dos impostos) é uma das atividades mais sérias para qualquer repartição pública. Por esse motivo, os cargos costumam ser bastante valorizados.

Para estar apto a conquistar uma vaga, é preciso ter cursado ou Administração, Ciências Contábeis ou Gestão Financeira.

Tecnologia da Informação

A internet está aí para facilitar o dia a dia de todos, por isso o setor de tecnologia também está presente na Câmara Municipal de Macapá. Esse é o funcionário responsável por cuidar de sistemas internos, manutenção de computadores, auxílio no uso de softwares e muito mais.

Para trabalhar na área, é indicado que sejam feitos cursos de tecnologia, como o de Análise de Desenvolvimento de Sistemas ou Redes de Computadores.

Recursos Humanos

Presente em todos os locais de trabalho, independentemente do tipo, o profissional de Recursos Humanos é essencial para organização, controle e gestão de tudo o que envolve os funcionários.

Em uma Câmara Municipal, também pode trabalhar com folha de pagamento, tanto dos cargos públicos quanto dos terceirizados e dos estagiários.

O curso mais indicado nesse caso é o de Gestão de Recursos Humanos, que abrange diversos detalhes sobre esse universo e garante que o profissional esteja preparado para qualquer situação.

A carreira de servidor público

Todos os empregos na Câmara Municipal de Macapá apresentados acima são conquistados a partir de concursos públicos, apesar de também existirem vagas terceirizadas e de estágio.

Passando no concurso, é possível desfrutar de todos os benefícios que esse cargo tão importante para a sociedade carrega:

  • salários acima da média;
  • estabilidade de trabalho;
  • direitos trabalhistas cumpridos;
  • crescimento de carreira a partir de concursos internos ou estudo;
  • benefícios previstos para funcionários públicos.

As oportunidades de concurso público em Macapá são variadas, mas para conquistar os cargos em questão, é preciso ter ensino superior completo. Por isso, a FAMA oferece os cursos citados e muitos outros que podem abrir inúmeras portas para quem quer uma vida mais tranquila e estável.

Além do ensino de qualidade e ótima infraestrutura, a FAMA ainda tem uma parceria com a LFG, empresa especializada em ensino preparatório para concursos, que oferece descontos aos alunos da instituição.

E, se depois de ver tudo isso, você decidiu que a carreira pública na Câmara Municipal de Macapá não é pra você, não se preocupe: a FAMA também tem parceria exclusiva com o Canal Conecta, que abre as portas do mercado de trabalho para seus estudantes a partir do contato com grandes empresas.

Ou seja, estudando aqui na FAMA, você só tem a ganhar! Qualidade de ensino, preparação para o mercado de trabalho, infraestrutura adequada… E, também, temos possibilidade de bolsas de estudo em Macapá! Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content