Como conseguir uma bolsa para fazer faculdade em Macapá?

estudante conferindo bolsa de estudos para faculdade em macapá

Um orçamento apertado não deve ser impeditivo para que você conquiste seus sonhos e comece a estudar aquele curso que sempre quis. Sabemos que arcar com os custos das mensalidades de faculdades particulares pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para quem conta com um orçamento enxuto no final do mês. 

Mas a boa notícia é que existem várias possibilidades de conseguir uma bolsa para fazer faculdade em Macapá. Saiba que o seu sonho não está tão distante de ser realizado.

Quer saber como obter uma bolsa para faculdade em Macapá e quais bolsas estão disponíveis para os estudantes? Então, continue a leitura. Neste artigo, nós da FAMA explicamos como você pode:

  • inscrever-se no Prouni;
  • fazer a prova do Enem;
  • buscar informações sobre convênios com empresas;
  • pesquisar por programas institucionais das faculdades.

Boa leitura!

Inscreva-se no Prouni

Desde 2004, o Prouni (Programa Universidade Para Todos) oferece bolsas de estudos parciais ou integrais para alunos em faculdades particulares de todo o país. Imagine que bom seria estudar de graça em Macapá!

O programa foi criado pelo governo federal com o intuito de estimular o acesso ao ensino superior, seja presencial ou a distância, para a população de baixa renda. Bom, não é?

Veja, a seguir, quem pode realizar a candidatura ao Prouni em Macapá:

  • alunos que tenham realizado todo o ensino médio em uma escola pública;
  • alunos que tenham cursado o ensino médio em escola particular, mas com bolsa de estudos integral;
  • alunos com deficiência;
  • professores efetivos da rede pública que desejam se matricular em cursos de Licenciatura.

Para realizar o Prouni, é fundamental ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido ao menos 450 pontos na prova de conhecimentos e não ter recebido nota zero na redação. Além disso, os candidatos devem comprovar renda familiar bruta mensal per capita (por pessoa), sendo:

  • até 1,5 salário-mínimo para as bolsas integrais;
  • até 3 salários-mínimos para as bolsas parciais.

Para se candidatar, recomendamos que tenha atenção ao site oficial do programa, a fim de obter o máximo de informações possíveis sobre etapas, prazos, requisitos e assim por diante. Mas, em suma, a seleção ocorre duas vezes ao ano, em janeiro e junho, e a inscrição é gratuita. Você pode fazê-la exclusivamente pela internet.

Faça a prova do Enem

Como vimos, para efetuar a candidatura ao Prouni em Macapá, é essencial ter realizado o Enem. Mas não é apenas esse o benefício dessa prática! Tenha em mente que o exame, na verdade, pode ajudar você a conquistar várias oportunidades, incluindo bolsas para fazer faculdade em Macapá, tanto na rede pública como particular.

O Enem foi criado em 1998 com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio do país. Mas somente em 2009 que ele se tornou um dos exames mais importantes da vida de muitas pessoas. Hoje, ele é uma avaliação importantíssima que seleciona alunos para instituições de ensino superior, além de programas do governo, como FIES, SISU e Prouni.

Engana-se quem acredita que a prova deve ser efetuada apenas por alunos do ensino médio ou que acabaram que concluí-lo. Na verdade, não há uma regra para isso, tampouco uma idade certa para realização do Enem.

Vale lembrar também que existe uma taxa de inscrição, que pode mudar de ano para ano. Portanto, é fundamental ficar de olho tanto nesse valor quanto no cronograma para realização das etapas, que também envolve a solicitação da isenção e de qualquer tipo de apoio.

Busque informações sobre convênios com empresas

Muitas faculdades particulares concedem descontos graças a parcerias com empresas. Nós da FAMA oferecemos esses benefícios a servidores públicos federais, estaduais e municipais — além cônjuges e/ou filhos de até 24 anos. Os valores chegam até 30% de abatimento nas mensalidades de cursos presenciais ou a distância*. 

Para conseguir o benefício, no entanto, é preciso entrar em contato conosco e comprovar que faz parte das empresas conveniadas ou, ainda, vínculo familiar com colaboradores com direito aos descontos. Salientamos também que eles não se aplicam a alunos dos cursos de pós-graduação e transferência externa. 

Pesquise por programas institucionais das faculdades

Aqui na FAMA, é possível conseguir uma bolsa para fazer faculdade em Macapá! Existem opções incríveis para quem sonha em investir em profissões do futuro e, assim, conquistar seus objetivos e se destacar no mercado de trabalho. 

Então, se você está com dificuldades para realizar a graduação que sempre quis, nós podemos ajudar você a começar uma jornada memorável pelo mundo acadêmico. As oportunidades listadas abaixo não estão vinculadas aos programas do governo. Confira quais são agora!

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é destinada a estudantes que estão com dificuldades financeiras, mas almejam concluir uma graduação. Nessa modalidade, é concedido um desconto de até 45% nas mensalidades de cursos a distância e presenciais*.

Bolsa Parceiro

A Bolsa Parceiro concede descontos de até 50% nas mensalidades de estudantes de cursos presenciais e EAD*. A porcentagem é ofertada mediante inscrição, compra e pagamento do voucher no site de um dos parceiros da FAMA. Para saber quem são eles, entre em contato conosco!

Bolsa Primeiro Semestre

Nessa modalidade, concedemos descontos de até 20% nas mensalidades do primeiro semestre do curso, seja ele presencial ou a distância*.

São muitas as oportunidades, não é verdade? É importante destacar que essas condições citadas acima não estão elegíveis para estudantes dos cursos de pós-graduação, transferência externa ou que tenham contratado o Parcelamento Estudantil Privado (PEP). Além disso, o regulamento pode mudar a cada semestre. Portanto, recomendados que sempre entre em contato conosco para verificar as informações sobre as bolsas para a Faculdade de Macapá, tudo bem?

Viu como conquistar uma bolsa para faculdade em Macapá não é impossível? Depois de conhecer as informações, chegou a hora de começar a avaliar qual opção está mais adequada ao seu perfil para, assim, iniciar uma jornada rumo ao sucesso no mercado de trabalho.

Este conteúdo foi útil para você? Então, agora que entendeu mais sobre o assunto, aproveite para saber como escolher as melhores faculdades particulares de Macapá

*Informações referentes ao ingresso em 2020.1 – sujeitas a alteração. Confira mais informações na página https://www.vestibulares.com.br/fama/bolsas-e-creditos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.