Como conseguir bolsa de estudo em Macapá?

como conseguir bolsa de estudo em macapá

Entrar na faculdade é, sem dúvidas, uma das maiores metas de muitos estudantes. Porém, a hora de começar o ensino superior também pode trazer uma preocupação para algumas pessoas: o pagamento das mensalidades. Caso você more na capital do Amapá e esteja passando exatamente por esse momento, não precisa se desesperar, pois existem formas de conseguir uma bolsa de estudo em Macapá!

O melhor de tudo é que as bolsas de graduação podem ser oferecidas de diversas maneiras. Por isso, você pode escolher qual é a melhor para você e conseguir um bom desconto no seu curso. Quer saber mais sobre isso? Então, continue lendo, e vamos contar tudo que você precisa saber para conseguir realizar seu sonho de entrar na faculdade pagando menos!

Há grande oferta de bolsas em Macapá?

Nos últimos anos, o Amapá tem passado por um crescimento expressivo: dos 100 municípios que tiveram os maiores índices de aumento populacional do país, cinco eram desse estado.

Por conta disso, a capital amapaense tem se tornado um excelente local para estudantes e profissionais, uma vez que esse forte desenvolvimento faz com que diversas empresas se instalem na cidade de Macapá.

Com isso, as instituições de ensino passam a disponibilizar novas formas de pagamento, parcelamentos diferenciados, financiamentos e bolsas devido à quantidade de pessoas que busca o ensino superior para conseguir as melhores colocações profissionais. Isto é, você está no momento ideal para conquistar uma bolsa de estudo em Macapá!

Quais são os tipos de bolsas de estudo em Macapá?

Agora que você já sabe que Macapá tem uma boa oferta de bolsas de estudos e é o local ideal para começar a sua vida acadêmica, é interessante entender as diferenças entre as maneiras de conseguir pagar menos na sua faculdade. Para começar, é essencial saber que elas podem ser oferecidas pelo governo, pela própria instituição de ensino ou por empresas que tenham parceria com a faculdade.

Também é válido lembrar que existem os pré-requisitos e as especificações para conquistar esses descontos, como nota no Enem, desempenho ao longo da graduação, renda familiar etc. Porém, não se assuste: existe pelo menos uma possibilidade ideal para você. Pensando nisso, separamos 5 formas de conseguir uma bolsa parcial ou integral no seu curso superior. Confira!

Prouni

É impossível falar de bolsa de faculdade em Macapá sem pensar no Programa Universidade para Todos. Esse projeto é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo possibilitar que pessoas de baixa renda tenham uma formação de qualidade por um valor acessível ou até mesmo gratuitamente. Isso porque as bolsas que são disponibilizadas pelo Prouni podem cobrir 50% das mensalidades ou até 100%.

Isso significa que, ainda que você não trabalhe e não possa contar com o apoio da sua família para pagar a faculdade, é completamente possível fazer o curso que sempre quis. E acredite: conseguir uma bolsa do Prouni em Macapá pode ser mais simples do que você imagina! Primeiramente, é preciso ter feito o Enem no ano anterior ao processo seletivo. Por isso, se você pensa em entrar na faculdade ano que vem, já se organize para fazer a prova deste ano.

Além disso, é importante que você tire uma boa nota no exame, já que existe a média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e precisa ter tirado uma nota acima de zero na redação para conseguir participar do Prouni. Sem contar que, quanto melhor for o seu desempenho, maiores serão as chances de você conseguir a sua vaga!

Também existem alguns critérios socioeconômicos para conseguir uma bolsa por esse programa:

  • você deve ter estudado em escolas públicas durante o ensino médio ou ter sido bolsista — com bolsa integral em escolas particulares ao longo desse período;
  • não pode ter ensino superior completo;
  • a renda por pessoa da família deve ser de, no máximo, um salário-mínimo e meio para conquistar o desconto integral. Caso queira a bolsa parcial, a renda pode ser de até três salários-mínimos.

Bolsa institucional

As melhores instituições de ensino de Macapá disponibilizam bolsas e descontos próprios por razões diversas, como a pontualidade no pagamento das mensalidades, incentivo à educação para pessoas de baixa renda e para alunos que estudaram em escolas associadas à faculdade.

Aqui na FAMA é assim: quem está com dificuldades financeiras para iniciar o curso superior pode conseguir a Bolsa Incentivo. Dessa forma, é possível realizar o sonho de estudar em uma faculdade com reconhecimento do MEC e que oferece uma formação ideal para você se destacar no mercado de trabalho.

Concurso de bolsas

Se você vai fazer o vestibular próprio da faculdade, fique de olho no período de inscrições para saber se haverá desconto para os candidatos que conseguirem as melhores notas. Atualmente, muitas faculdades do Brasil utilizam esse método de reconhecimento nos exames de ingresso! E quer uma boa notícia? A FAMA adota esse sistema de descontos na prova!

Convênio com empresas

Caso você já trabalhe, seja em uma organização privada seja concursado por órgão público da sua cidade, pode comemorar: muitas instituições têm parcerias com empresas e isso permite que os colaboradores tenham descontos nas mensalidades ou na matrícula da graduação.

E mesmo que você não esteja trabalhando no momento, fique atento, pois também há os descontos para filhos e cônjuges dos funcionários. Por isso, informe-se na faculdade em que pretende estudar e não deixe essa oportunidade escapar.

Programas de bolsa

A tecnologia facilita a vida dos estudantes das mais variadas formas possíveis, seja para fazer um trabalho acadêmico, estudar para uma prova ou até mesmo para conseguir uma bolsa de estudos sem precisar sair de casa. É isso mesmo que você está pensando: é possível conquistar ótimos descontos nas mensalidades ao longo de todo o curso por meio de programas online de bolsas, como é o caso do site Quero Bolsa e o Educa+ Brasil.

Uma das grandes vantagens desses sites é que, ao contrário dos projetos governamentais, você não precisa ter feito o Enem, nem ter que atingir uma nota tão competitiva na prova. Sendo assim, ainda que você não consiga uma bolsa pelo Prouni por conta de algum dos pré-requisitos, terá a chance de fazer seu ensino superior com descontos de 50% ou até mais!

O que fazer para conseguir uma bolsa de estudos no Amapá?

Viu como é possível estudar em Macapá mesmo se você não estiver no melhor momento da sua vida financeira? Sabendo quais são as melhores modalidades de descontos que existem, é hora de você decidir qual dessas bolsas é a mais adequada para a sua situação e começar a se preparar para conquistá-la. Afinal, ainda que você opte por uma bolsa que não dependa de prova, é essencial começar a sua faculdade com determinação e foco.

Para fazer as provas, comece a estudar o quanto antes, reveja os principais assuntos trabalhados ao longo do ensino médio e teste seus conhecimentos por meio de exercícios, provas anteriores e simulados.

Não esqueça também de conferir as documentações necessárias para cada um desses processos e organize-se para ter tudo em mãos na hora de fazer a sua matrícula, ok? Assim, você evita imprevistos e pode começar sua vida acadêmica com tranquilidade!

Gostou de saber como conseguir uma bolsa de estudos em Macapá? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para ajudar seus amigos que também estão em busca de uma vaga no ensino superior! Começar a faculdade tendo alguém do seu lado que está vivendo o mesmo momento torna as experiências da faculdade ainda melhores!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.