Como conseguir uma bolsa de estudos em Ciência da Computação?

estudantes de ciência da computação

Muitas profissões do futuro são voltadas para a tecnologia. Por isso, é interessante que você invista em uma formação com esse foco. Mas não se preocupe com os custos, porque é possível conseguir uma bolsa para Ciência da Computação e áreas relacionadas, a fim de ter um currículo mais competitivo.

Existem diversas formas de conseguir uma bolsa de estudos para o curso de Ciência da Computação, o que significa que há mais de uma opção para você fazer a sua graduação pagando pouco por isso.

Neste artigo, explicamos com mais detalhes como você pode se organizar e o que é preciso fazer para ingressar no ensino superior com mensalidades que cabem no seu bolso, ou até mesmo de graça. São as dicas:

  • fazer uma análise financeira;
  • considerar as bolsas oferecidas pelo governo;
  • pesquisar sobre bolsas de instituições privadas;
  • participar do programa de descontos da faculdade;
  • conferir as bolsas internacionais;
  • verificar os pré-requisitos para conquistar os benefícios;
  • dedicar-se para obter uma boa nota no Enem.

Continue lendo!

Faça uma análise financeira detalhada

A primeira coisa que você precisa fazer para conquistar a sua bolsa para Ciência da Computação é organizar a sua vida financeira. Não há como você dar início à faculdade se não tiver plena consciência da sua renda, custos mensais e do impacto do curso em suas finanças.

Comece verificando quanto você ganha por mês e registrando todas as suas contas, para conferir a diferença entre esses valores. Isso é importante para ver o quanto sobra todo mês para investir em seus estudos. Desse modo, poderá analisar o percentual de desconto da bolsa ideal em seu caso.

Existem aquelas que oferecem 50% de desconto e as que são integrais. Há também algumas com valores mais variados, como 20%, 30% ou 70%. Portanto, você precisa dessa organização financeira que, aliás, também será importante para investir em seu transporte, se for necessário, materiais, alimentação e outros custos adicionais.

Considere as bolsas oferecidas pelo governo

O governo também oferece programas de bolsa para Ciência da Computação e outras graduações. Nesse caso, o estudante recebe incentivos ou descontos na mensalidade da faculdade, de acordo com a opção que escolheu e onde vai estudar.

Uma das alternativas é o PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica), uma iniciativa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ele visa a incentivar a pesquisa científica e a formação de novos pesquisadores no Brasil.

Pesquise as empresas e organizações que disponibilizam bolsas

No caso de quem já está atuando no mercado de trabalho, pode conseguir um desconto em Ciência da Computação e outros cursos de ensino superior por meio da própria empresa. Diversas organizações incentivam a formação profissional dos seus colaboradores, oferecendo um programa de bolsas para eles.

São feitas parcerias com faculdades e instituições de ensino para que os funcionários da organização possam fazer uma graduação pagando menos. Você só precisa consultar o RH da empresa para verificar se existe esse programa e o que deve ser feito para participar dele.

Participe do programa de descontos da faculdade

Um dos objetivos das faculdades particulares em Macapá é tornar o ensino superior mais acessível. Por isso, as melhores instituições da região trabalham com diversos programas que oferecem descontos com valores variados para quem deseja iniciar a sua graduação.

Você pode ingressar em Ciência da Computação na FAMA obtendo até 70% de desconto* no curso com o Parcelamento Estudantil Privado (PEP). Assim, a mensalidade ficará bem pequena enquanto você estiver estudando, e o restante do valor pode ser quitado depois de terminar a graduação, sem juros.

Confira as bolsas institucionais oferecidas pelas faculdades

Não é apenas o governo que oferece bolsas de estudos. As faculdades particulares também disponibilizam programas internos para que os seus alunos possam cursar o ensino superior com grande desconto nas mensalidades.

Cada instituição apresenta requisitos e descontos diferentes, bem como o modo de participar do programa também varia. Em algumas, por exemplo, é preciso realizar uma prova e, de acordo com o desempenho do candidato, ele obtém um determinado abatimento na mensalidade ou no valor do curso.

Esse é um dos fatores que você deve analisar na hora de escolher a sua faculdade. Verifique se ela oferece programas de parcelamento e bolsas de descontos, assim, você já pode escolher aquela que conta com maiores vantagens e facilidades.

Verifique os pré-requisitos

É importante que você saiba que todo programa de descontos para cursos do ensino superior conta com as suas próprias regras, e não há como conseguir a bolsa de estudos se não se enquadrar nelas. As exigências variam bastante de acordo com a empresa, instituição, organização ou faculdade.

Por isso, o ideal é que você pesquise sobre as opções que estão de acordo com as suas necessidades e faça uma análise detalhada das regras de cada uma delas. Assim, conhecerá as condições para receber aquele benefício.

Não se esqueça, também, de que haverá alguns pré-requisitos que precisam ser preenchidos para ter direito à bolsa em muitos casos, principalmente quanto à renda familiar. Então, procure por essa informação para que você aposte no programa que esteja de acordo com o seu perfil.

Dedique-se ao máximo para uma boa nota no Enem

Outra ótima opção para ter um desconto na faculdade é tentar o Prouni para Ciência da Computação. Com ele, pode conquistar uma bolsa de estudos de 50% ou integral, de acordo com a sua renda familiar e a oferta. Mas será necessário prestar o Enem em Macapá.

O Prouni disponibiliza vagas em todo o Brasil em faculdades particulares e a seleção dos candidatos é feita por meio da nota alcançada no Exame Nacional. Por isso, você precisa se dedicar aos seus estudos para conquistar uma boa pontuação.

O programa é realizado duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Porém, se você não conseguir uma vaga, não se preocupe. A sua nota do Enem também pode ser utilizada para substituir o vestibular em diversas faculdades.

Aqui na FAMA, essa nota é válida por 3 anos. Assim, você pode fazer a sua matrícula e participar do PEP ou dos vários programas oferecidos pela faculdade, como:

  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Familiar;
  • Bolsa Transparência;
  • Bolsa para servidores públicos e militares.

Além disso, ainda é possível ingressar pelo convênio com empresas e pelo Prouni.

Viu só como conseguir uma bolsa em Ciência da Computação pode ser mais fácil do que você imaginava? O ensino superior está muito democrático, então, aproveite essas várias oportunidades para fazer a sua tão sonhada faculdade e conquistar o seu diploma de graduação.

Gostou dessas dicas? Temos muitas outras para compartilhar com você! Assine nossa newsletter e receba as novidades do blog em primeira mão!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.