O que é preciso para conseguir uma bolsa em Biomedicina?

estudante de biomedicina

Tem vontade de fazer um curso na área da Saúde, mas se interessa mais pela parte de pesquisa, desenvolvimento e testes do que pelo atendimento a pacientes? Então, anote aí: o curso de Biomedicina pode ser perfeito para você!

Essa profissão une conhecimentos de Biologia e de Medicina e pode ser inserida em diversas frentes no mercado de trabalho, desde a pesquisa laboratorial até a perícia criminal. Então, é uma área muito promissora!

Agora, não pense que o curso é inacessível financeiramente. Muito pelo contrário: existem diversas opções de bolsa para Biomedicina. Neste post, vamos falar justamente sobre algumas delas:

  • Prouni;
  • bolsas institucionais;
  • nota do Enem;
  • convênios com empresas;
  • mérito acadêmico.

Continue a leitura e veja como fazer a faculdade de Biomedicina sem comprometer seu orçamento!

Os principais tipos de bolsa para Biomedicina

Para começar a trilhar sua carreira de Biomedicina em Macapá, você pode contar com as bolsas de estudo, que ajudam a deixar a mensalidade do curso mais leve. Desse modo, as parcelas podem caber no seu bolso, mesmo que você não tenha boas condições financeiras no momento. Veja só algumas possibilidades!

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um dos mais conhecidos programas governamentais para o ensino superior. Com ele, estudantes que se enquadram nos pré-requisitos de renda e de escolaridade podem concorrer a bolsas integrais (100%) ou parciais (50%). São eles:

  • ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente;
  • atingir a nota mínima de 450 pontos, para as provas de conhecimentos gerais, e não zerar a redação;
  • ter feito o ensino médio em uma escola pública ou ter sido bolsista integral em uma escola particular;
  • ter renda familiar per capita (por pessoa) de até 1,5 salário mínimo vigente, para concorrer às bolsas integrais;
  • ou ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos para concorrer às bolsas parciais.

Se você se encaixa nesses critérios, fique atento à abertura das inscrições do Prouni para Biomedicina, que ocorrem duas vezes por ano — geralmente em janeiro e junho. As bolsas são concedidas de acordo com a classificação de nota do Enem dos candidatos. Então, a dica para conseguir uma é estudar bastante para ir bem no Exame.

Bolsas institucionais

Além de poder concorrer ao Prouni para Biomedicina, você pode contar com as bolsas institucionais da Faculdade de Macapá (FAMA). Isto é, que são uma iniciativa nossa, desvinculada de programas do governo. Para ter acesso a informações detalhadas sobre nossos programas de bolsas, o ideal é que você procure nosso atendimento. Afinal, os regulamentos mudam a cada semestre.

No entanto, para que você tenha uma ideia das oportunidades para começar sua graduação aqui na FAMA, anote aí quais são nossas principais bolsas de estudo:

  • Bolsa Diretor — destinada a estudantes da modalidade presencial, com desconto de até 33% nas mensalidades;
  • Bolsa Incentivo — destinada a estudantes tanto da modalidade presencial como de educação a distância (EAD), com desconto de até 45% nas mensalidades;
  • Bolsa Parceiro — destinada a estudantes de cursos presenciais e EAD, com desconto de até 50% nas mensalidades, após a realização de inscrição na graduação por meio do voucher de sites parceiros;
  • Bolsa Primeiro Semestre — destinada a estudantes de cursos presenciais e EAD, com desconto de até 20% nas mensalidades do primeiro semestre do curso;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares — destinada a estudantes de cursos presenciais e EAD, com desconto de até 30% nas mensalidades do curso, mediante comprovação de vínculo com empresas conveniadas ou de vínculo familiar com funcionários de empresas conveniadas.

Nota do Enem

Além das bolsas e descontos da FAMA que já citamos, uma oportunidade muito interessante para fazer seu curso pagando menos é levar o seu boletim do Enem no ato da matrícula. Nossos alunos podem receber abatimentos proporcionais ao desempenho no Exame, sendo:

  • 10% para nota do Enem entre 1 e 600 pontos;
  • 20% para nota do Enem entre 601 e 750 pontos;
  • 80% para nota do Enem entre 751 e 900 pontos;
  • 100% para nota do Enem acima de 900 pontos.

Vale lembrar que esses valores estão sujeitos à disponibilidade de vagas e à formação de turmas e referem-se ao primeiro semestre de 2020. No entanto, já dá para você ter uma ideia dessa oportunidade da FAMA para alunos ingressantes — vale a pena entrar em contato para tirar suas dúvidas e verificar se você pode receber esses descontos!

Convênios com empresas

Além das possibilidades ofertadas pelo governo federal e pela FAMA, algumas empresas oferecem bolsa de estudos para Biomedicina, como forma de incentivo à formação continuada e ao aperfeiçoamento contínuo de seus colaboradores. Se você tem um emprego formal, confira junto ao setor de RH da sua empresa se há iniciativas nesse sentido.

Outra dica é inscrever-se no Canal Conecta, nosso portal de vagas exclusivas de emprego e estágio. Ali, você encontrará muitas oportunidades de ingressar no mercado de trabalho e, ainda por cima, pode conseguir uma bolsa por meio de convênios firmados entre a empresa e a FAMA.

Mérito acadêmico

Por fim, também é possível conseguir bolsa para Biomedicina a partir do mérito acadêmico. Sim! Mesmo que você já esteja fazendo o curso, ou caso não consiga uma bolsa logo no início, fique de olho nas notícias institucionais. A FAMA pode promover editais internos de bolsas ou divulgar iniciativas de órgãos filantrópicos.

Em geral, esse tipo de concurso leva em conta o mérito acadêmico como critério de seleção dos contemplados. Então, conte com nosso apoio personalizado e com os docentes altamente capacitados da FAMA para tirar todas as suas dúvidas e caprichar nos estudos. Boas notas são sempre sinônimo de boas oportunidades!

Bolsas de estudo Vs. financiamento estudantil

Por fim, vale lembrar que a bolsa de estudos para Biomedicina é diferente do financiamento estudantil. A bolsa é um abatimento definitivo na mensalidade, isto é, se você consegue um desconto de 50%, por exemplo, quer dizer que só pagará a metade da parcela.

Já o financiamento funciona como um empréstimo: você recebe um abatimento temporário na mensalidade do curso, mas precisa devolver o valor desse desconto depois. Mesmo assim, o financiamento é uma grande facilidade para quem tem dificuldade em arcar com a faculdade de Biomedicina no momento, mas não quer mais adiar o sonho de fazer o ensino superior.

Aqui na FAMA, você também pode contar com o Parcelamento Estudantil Privado (PEP). Com ele, é possível parcelar até 70%* da sua mensalidade e acertar a diferença apenas após se formar. E o melhor: com juros zero! Basta informar seu interesse no PEP no momento da matrícula aqui com a gente.

Agora que você conhece algumas das principais possibilidades para conseguir bolsa em Biomedicina, além de saber que também pode recorrer ao PEP, já viu que não faltam oportunidades, não é? Então, não perca mais tempo e comece quanto antes a sua graduação!

Aproveite e veja também nosso post sobre como conseguir bolsas de estudo em Macapá!

*Sujeito à alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.