Biomedicina em Macapá: por que optar por este curso de graduação?

biomedicinaemmacapaporqueoptarporestecursodegraduacao

Se ao longo do ensino médio você era fã número um das aulas de Biologia e agora está em busca de uma faculdade que permita ter ainda mais contato com essa área, pode ser que vários cursos estejam na sua lista de opções, não é mesmo? Cá entre nós, escolher aquele que vai estar na sua ficha de inscrição do vestibular não é a tarefa mais fácil do mundo, concorda?

Se você estiver passando por isso neste momento, só temos três coisas a dizer: respire, não pire e continue lendo este artigo! O motivo? Simples! Hoje vamos contar detalhes sobre a faculdade de Biomedicina, uma das opções mais promissoras para quem pretende trabalhar na área da saúde. Saiba mais sobre o curso e o mercado para quem é formado em Biomedicina em Macapá!

Conheça o curso de Biomedicina

Antes de tudo, nada melhor do que descobrir exatamente o que é estudado nesse curso. Com duração média de quatro anos, a graduação em Biomedicina une os conhecimentos de duas profissões: a Biologia e a Medicina.

As disciplinas que os estudantes aprendem ao longo dos semestres têm relação com essas duas áreas, o que permite uma formação ampla e capacitada para atender às necessidades do mercado de trabalho no setor de saúde.

Dá uma olhadinha em algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso:

  • Anatomia Humana;
  • Biofísica;
  • Biologia Celular;
  • Biologia Molecular;
  • Epidemiologia;
  • Farmacologia;
  • Genética;
  • Imunologia;
  • Patologia;
  • Química.

Além das disciplinas específicas para a profissão, o curso traz alguns conceitos de matérias de Exatas, afinal, os números são importantes para as pesquisas científicas da área da saúde e para as análises de dados. Um exemplo disso é a Bioestatística, que une cálculos de média e porcentagem aplicados aos aspectos biológicos.

Se você pensa que vai aprender tudo isso apenas dentro da sala de aula, se enganou! Assim como outras carreiras que envolvem o tratamento de pessoas, a faculdade de Biomedicina conta tanto com aulas teóricas quanto com aulas práticas, que normalmente acontecem dentro de laboratórios específicos para as atividades desenvolvidas sob supervisão dos professores.

Antes mesmo de se formar já é possível desenvolver diversas habilidades importantes para o trabalho de um biomédico.

Aliás, outra forma de obter experiência é por meio dos estágios, que são obrigatórios no final da graduação. Se você quiser começar a atuar antes mesmo do período específico para estagiar, sem problemas: os estágios não obrigatórios podem ser feitos desde os primeiros semestres do curso.

Entenda qual é o perfil profissional de um biomédico

Apesar das semelhanças com o curso de Medicina, a verdade é que quem se forma em Biomedicina é um especialista no estudo de doenças e fatores biológicos que interferem na saúde dos seres vivos.

Prescrever medicamentos ou atender pacientes são tarefas que não fazem parte da vida de um biomédico, mas existem diversas tarefas específicas para quem faz esse curso. Algumas delas são:

  • liderar pesquisas sobre tratamentos e combate a doenças e parasitas;
  • ajudar no desenvolvimento de medicamentos e vacinas a partir de dados coletados em pesquisas científicas;
  • realizar exames clínicos e analisar amostras coletadas;
  • fazer análises microbiológicas de alimentos e outros tipos de amostras;
  • elaborar laudos a partir de análises de exames clínicos.

Graças à variedade de linhas de atuação de um biomédico, esse profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas especializadas, laboratórios, centros de pesquisas e até mesmo em universidades, sejam elas públicas, sejam elas privadas.

Descubra 6 opções de carreira em Biomedicina em Macapá

Agora que você já sabe quais são algumas das funções de um biomédico, já deu para perceber que existem várias áreas de atuação específicas para quem faz esse curso, não é mesmo?

Listamos 6 opções disponíveis no mercado de trabalho para quem deseja construir uma carreira em Biomedicina. Acompanhe!

Análises Clínicas

Essa é uma das áreas mais conhecidas pelos biomédicos e uma das mais promissoras em Macapá, já que quem atua com Análises Clínicas é responsável por coletar e analisar amostras solicitadas em exames médicos.

Além da possibilidade de trabalhar em laboratórios especializados nisso, é possível empreender, já que a demanda por profissionais desse setor é sempre crescente.

Acupuntura

Atualmente, a busca por tratamentos alternativos para doenças é cada vez maior, e uma dessas possibilidades é a acupuntura, que permite aliviar dores e reduzir sintomas a partir de técnicas menos invasivas.

Quer saber a melhor parte disso? Quem se forma em Biomedicina tem permissão tanto para diagnosticar a necessidade desse tipo de terapia quanto para aplicar as técnicas de acupuntura!

Banco de sangue

Você provavelmente já viu alguma campanha sobre doação de sangue. Sabia que a presença de um biomédico é essencial nesse procedimento que salva vidas? Pois é!

Existem diversas etapas entre o momento em que o sangue é coletado de uma pessoa até que uma transfusão aconteça, e para isso, um profissional de Biomedicina deve realizar a tipagem sanguínea, o processamento e todas as tarefas necessárias para garantir a saúde dos doadores e receptores.

Reprodução humana

Congelamento de gametas, fertilização in vitro e tantas outras alternativas fazem parte da vida de famílias que querem adiar o momento de ter filhos ou que enfrentam problemas de reprodução. Dessa forma, os estudos de genética e reprodução humana, que são de responsabilidade dos biomédicos, são cada vez mais necessários para a sociedade.

Microbiologia dos alimentos

É comum pensar que os únicos profissionais de saúde que lidam com alimentos são os nutricionistas, mas a verdade é que quem se forma em Biomedicina também tem muita participação na indústria alimentícia.

Acredite: existem diversos processos pelos quais os alimentos devem passar antes de ir para as prateleiras dos supermercados. Além disso, a procura por alimentos mais saudáveis também é uma tendência, o que significa que esse mercado pode ser muito bem explorado pelos futuros biomédicos.

Perícia criminal

As séries de investigação de crimes sempre foram as suas favoritas? Nesse caso, você vai ficar feliz ao saber que há muito espaço para os biomédicos no setor de perícias — criminais ou não.

Graças a todo o conhecimento sobre análises, coleta de dados e sobre o funcionamento do corpo humano, quem se forma em Biomedicina consegue brilhar nessa área!

Depois de saber tudo isso sobre a faculdade de Biomedicina, pode ser que você pense que não há mais o que conhecer dessa profissão, certo? Errado! Na verdade, temos mais duas coisas para contar: a primeira é que estudar Biomedicina em Macapá pode ser o primeiro passo para uma carreira promissora, afinal, todas essas áreas de atuação estão presentes por aqui.

A segunda notícia é melhor ainda: a Faculdade Macapá está esperando por você! Além de uma graduação de excelência, os alunos da FAMA contam com a facilidade de se inserir no mercado de trabalho por meio do canal Conecta!

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo. Vamos adorar ajudar você a trilhar um caminho de sucesso nessa profissão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.