5 motivos para fazer faculdade de Biologia em Macapá

estudante de ciências biológicas

A área de Ciências Biológicas oferece diversas oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho no Amapá e, por isso, existem bons motivos para fazer o curso de Biologia. Macapá, nesse cenário, surge como uma boa cidade para fazer a graduação.

Se você se identifica com o ramo e está avaliando as graduações existentes, é momento de buscar mais detalhes sobre as suas opções para, então, escolher a instituição mais adequada ao seu perfil. Quanto mais informação, mais certa se torna a sua escolha, certo?Então, continue a leitura e confira 5 motivos para fazer faculdade de Biologia em Macapá!

Custo-benefício das faculdades da região

O curso de Ciências Biológicas em Macapá tem uma duração de 4 anos e, em instituições de qualidade, ele é oferecido nas modalidades de ensino: a distância, semipresencial e presencial. Ou seja, possibilita ao aluno a realização da melhor escolha de acordo com a sua agenda.

No nível superior em Licenciatura, o profissional recebe a formação pedagógica suficiente para conseguir repassar os seus conhecimentos no futuro. Por isso, o curso é ideal para quem deseja seguir a carreira acadêmica, atuando como professor em diferentes níveis de ensino.

Como o mercado de ensino garante uma rápida colocação do recém-formado, os valores pagos durante a graduação conseguem ser resgatados de maneira veloz. O salário de um biólogo, para se ter uma ideia, tem média de R$3.438,51.

Isso significa a primeira vantagem de fazer Biologia no Amapá: o custo-benefício dessa graduação em relação ao futuro profissional. Então, invista em uma faculdade na região e veja os bons frutos dessa escolha de forma eficaz.

Número de oportunidades no mercado de trabalho

A economia do Amapá conta como principais atividades o extrativismo mineral, vegetal, a pesca e a pecuária. Por isso, todas essas áreas significam uma grande demanda para profissionais das Ciências Biológicas — seja no setor público, em empresas privadas ou instituições de ensino.

Especificamente em relação à capital do estado, Macapá apresenta o melhor desempenho econômico de Amapá. Como a cidade é um grande polo, os seus aproximados 504 mil habitantes têm boas opções de trabalho e auxiliam o desenvolvimento da região.

Assim, o número de oportunidades no mercado de trabalho da Região Metropolitana do Macapá é um item essencial desta lista e um grande atrativo para qualquer profissional que deseja iniciar a sua carreira. Após a conclusão da graduação, o recém-formado consegue emprego na própria cidade em que cursou a faculdade e, com isso, pode planejar outras áreas de sua vida com mais qualidade.

Relação da profissão com a proteção ambiental

Localizado no extremo norte do país, Amapá é um estado que conta com 73% de seu território coberto pela Floresta Amazônica. O estado também é banhado pelo Oceano Atlântico, compondo uma região repleta de diferentes biomas.

Devido à formação natural do Amapá, profissões que são relacionadas com a proteção ambiental ganham ainda mais destaque na região. Isso porque é preciso estabelecer alguns limites até mesmo para as atividades econômicas da região — como o extrativismo e a pesca —, para que elas possam ser continuadas.

O governo também investe no Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), com o intuito de proteger 19 unidades de conservação e 5 terras indígenas homologadas. No total, são mais de 10 milhões de hectares de território no programa. Por isso, quem tem conhecimento na área de Biologia é bastante requisitado na região.

Menor concorrência para as melhores faculdades

Comparando-a com outras grandes cidades pelo Brasil afora, Macapá, ainda assim, não reúne uma grande quantidade de pessoas. A cidade de São Paulo, por exemplo, conta com quase 12 milhões de habitantes, ao passo que a capital amapaense reúne um número estimado de 504 mil pessoas.

Esse fator influencia diversos âmbitos: qualidade de vida para a população, tranquilidade no dia a dia da cidade e, claro, menor concorrência para estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Ou seja, quem deseja iniciar uma boa faculdade de Macapá, consegue o seu objetivo com facilidade.

Se você pensa em fazer uma faculdade de qualidade, nós aqui da FAMA podemos auxiliar (e muito!) o seu caminho. Temos formas de ingresso facilitadas, como o uso da nota do Enem e o vestibular online, além de benefícios, a exemplo do portal de empregabilidade, Canal Conecta.

Número de bolsas e financiamentos oferecidos em Macapá

O estudante também pode contar com bolsas e financiamentos oferecidos em Macapá, o que facilita ainda mais o ingresso em um curso superior. Com o chamado Parcelamento Estudantil Privado (PEP), é possível parcelar até 70%* do valor da graduação.

Com o PEP, não são acrescidos juros e o parcelamento é pré-aprovado: basta que o estudante conte com a aprovação em um vestibular para solicitar o seu parcelamento. Vale lembrar, ainda, que não há a exigência de manter uma conta bancária, diminuindo a burocracia do procedimento.

Já as bolsas para a faculdade em Macapá são, geralmente, oferecidas para a participação em projetos de pesquisa ou extensão e para alunos com bom rendimento durante a graduação. Por isso, vale a pena focar o curso e estudar com determinação para conseguir esse benefício. Bastante interessante, não?

Diversas vantagens surgem para quem deseja cursar Biologia. Macapá, capital do estado do Amapá, é uma cidade que reúne bons motivos para os novos alunos, tais como o custo-benefício das faculdades da região, o número de oportunidades no mercado de trabalho, a relação da profissão com a proteção ambiental, a menor concorrência para as melhores faculdades e o número de bolsas e financiamentos.

Se você está cogitando o curso de Biologia, Macapá pode ser uma boa cidade para você. Comece a preparação ainda hoje para o vestibular, conte com uma rotina organizada de estudo e garanta um futuro profissional bastante promissor.

Gostou de conhecer os motivos para fazer faculdade de Biologia em Macapá? Tem alguma dúvida ou precisa de mais alguma informação? Entre em contato conosco!

*Sujeito à alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.