Bacharelado em Ciências Econômicas: conheça o curso

computador com gráfico representando ciências econômicas

Conhecer o Bacharelado em Ciências Econômicas é um passo importante para saber se essa graduação realmente atende aos seus interesses profissionais. Logo, é natural você ter cautela e buscar mais informações, antes de escolher o curso.

Essa faculdade tem uma característica interessante de mesclar as áreas do conhecimento. Embora seja uma Ciência Humana ou Social aplicada, a Economia se utiliza bastante dos conhecimentos de Matemática. O que pode ser um motivo especial para muitas pessoas decidirem pela faculdade.

A seguir, tiramos dúvidas sobre a faculdade de Ciências Econômicas e a carreira do graduado nessa disciplina. Se quiser conhecer os porquês de fazer o curso superior, continue lendo!

O que é o Bacharelado em Ciências Econômicas?

O Bacharelado em Ciências Econômicas abrange o estudo da produção, da distribuição e do consumo de bens materiais em sociedade. É a graduação responsável por formar os economistas que vão atuar nos setores público e privado, reunindo conhecimentos sobre estatística, comportamento humano, mercado, história, política, entre outros.

Quem recebe o diploma exerce um trabalho relevante de encontrar soluções para as empresas, baseadas no contexto da organização e da economia em geral. Além disso, podem atuar na estrutura da administração pública, contribuindo para criação de políticas públicas e leis mais efetivas.

Os economistas também são reconhecidos pela produção de conhecimento. O setor de pesquisa e comunicação são opções para os graduados, ajudando as pessoas e as organizações a entenderem o contexto social em que elas estão inseridas por meio de estudos e publicações especializadas.

Quais são as características do curso?

Você pode concluir o curso e obter o título de bacharel em Ciências Econômicas após 4 anos de estudo. Neles, são vistos diversos assuntos relacionados à História, à Política, à Matemática, à Teoria Econômica, à Macroeconomia, ao Cálculo e às Finanças, entre outras disciplinas. É uma faculdade em que os assuntos de Humanas e Exatas têm bastante interação.

No curso da FAMA, existe a possibilidade de fazer a graduação 100% online ou semipresencial. Além disso, o aluno conta com benefícios exclusivos, como o acesso ao Canal Conecta, que tem processos seletivos de estágio e emprego, e a Aula Destaque, em que o aluno estuda com profissionais conceituados, como Ricardo Amorim, Paulo Cunha, Marcelo Castelli.

Logo, você pode fazer uma excelente faculdade em Macapá, recebendo um diploma reconhecido pelos melhores empregadores. Por isso, não deixe de conhecer as formas de ingresso, como vestibular online, vestibular tradicional e uso da nota do Enem.

Quais são as possibilidades de atuação?

A faculdade de Economia também se caracteriza por ser mais generalista e oferecer diversas áreas de atuação:

  • consultoria;
  • gestão empresarial;
  • gestão financeira;
  • instituições financeiras;
  • pesquisa acadêmica e comunicação;
  • entidades públicas;
  • educação financeira;
  • bolsa de valores e investimentos.

No mercado de trabalho do Amapá, por exemplo, existem boas oportunidades nos setores administrativos das empresas, em segmentos como extrativismo, agricultura, comércio e serviços. No setor privado, os economistas atuam principalmente nas áreas de planejamento, finanças e gestão, além de ajudarem a identificar oportunidades e riscos de mercado em consultorias.

A indústria local também pode precisar desses especialistas, principalmente na Zona Franca Verde do Amapá. A área, criada recentemente, tende a trazer inúmeras oportunidades, pois as empresas situadas na região recebem incentivos fiscais, especialmente a redução de impostos. Logo, a tendência é de crescimento, como já acontece na Zona Franca de Manaus.

No setor público, além de ficar atento aos cursos para área fiscal, administrativa e financeiras dos municípios, os editais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica são uma ótima opção para estudar no Amapá. As instituições financeiras são entidades que frequentemente contratam economistas e estão presentes na maioria das cidades.

Vale ressaltar que o propósito do curso é formar profissionais que possam usar os conhecimentos para oferecer soluções concretas para indivíduos, entes públicos e empresas. Embora seja possível atuar na carreira acadêmica, a maioria dos graduados busca retornos de rendimentos e empregabilidade.

Sendo assim, para atender as exigências do mercado e receber um diploma reconhecido pelos empregadores, o Bacharelado em Ciências Econômicas da FAMA é um caminho seguro para iniciar a carreira, tendo excelentes referências no seu currículo profissional.

Então, inscreva-se agora mesmo no vestibular online e dê os primeiros passos para ser economista!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content