6 passos para dar aula particular online

mulher dando aula particular online

Assim como o home office e videoconferências, as aulas online ganharam a atenção das pessoas nos últimos tempos. Suas vantagens incluem a praticidade, a flexibilidade de horários e a economia de tempo com deslocamentos, só para listar o básico. Para os professores, é uma ótima opção para conciliar todos os compromissos da rotina.

Quer saber como dar aula particular online? Confira os passos que listamos a seguir!

Seja um professor formado

Para ser professor de aula particular online, é imprescindível ter formação pedagógica em um curso de Licenciatura –– Letras ou Pedagogia são boas apostas. Com o apoio de uma faculdade, você aprende não só as questões que envolvem a didática e o relacionamento com os alunos, mas vê na prática o que é um ensino ideal –– ainda mais quando escolhe uma instituição de credibilidade.

Aqui na FAMA, o contato com professores qualificados e com experiência de mercado é constante, incluindo nas modalidades de ensino semipresencial e 100%online. Eles servem de exemplo para você se inspirar quando chegar o momento de ministrar a aula particular online.

Entre a Licenciatura ou Bacharelado em Pedagogia, a primeira opção é a mais indicada se você deseja dar aulas, rendendo salários de R$ 2.450,32*. Já a área de atuação em Letras é igualmente ampla. Um professor de Língua Portuguesa, por exemplo, conta com remuneração média de R$ 3.456,70*.

Escolha as matérias que podem ser ensinadas online

Já no momento da graduação, você pode escolher as matérias que deseja ensinar na aula online. Essa afinidade é importante para que se conecte com seus alunos e entenda em que pontos do conteúdo se encontram as principais dúvidas. Também consegue dar exemplos dentro da realidade deles, para que compreendam mais facilmente.

Caso você queira se formar em outra graduação que não Pedagogia nem Letras, outros cursos de Licenciatura também permitem que você dê aulas particulares online. Entre eles estão:

Seja especialista em alguma matéria

Essa dica é bem relacionada com a anterior. Pense que você se formou em uma faculdade de Exatas e gostaria de dar aulas online. Por mais que conheça uma variedade de disciplinas para ensinar, escolher uma o ajuda a se tornar um especialista –– melhor ter foco para preparar exercícios e outras atividades, não acha?

Esse é um dos fatores que pode até aumentar o preço da aula particular online, sabia? Afinal, quem não quer aprender com um especialista no assunto? Os alunos, geralmente, têm mais confiança de que suas dúvidas serão solucionadas diante de um conhecimento comprovado do professor.

Defina o formato de suas aulas online

Não basta olhar para a câmera e começar a falar, chamando essa prática de aula online, certo? É preciso construir uma trilha de conhecimento para que o aluno realmente veja valor no que está contratando. Para isso, é preciso se planejar, considerando tanto o seu estilo de docência quanto a idade dos estudantes e o tipo de conteúdo.

Não se esqueça de interagir ao máximo com esse aluno e deixe-o à vontade para perguntar sempre que preciso. Invista em atividades mais práticas também, para que compreendam melhor e faça uma correção com feedbacks construtivos.

Tenha uma boa conexão à internet

Se você quer dar aula particular online, não dá para ter uma conexão que falha o tempo todo, certo? Por isso, garanta que a velocidade da internet seja suficiente para as suas necessidades e haja estabilidade de sinal. Se possível, fique próximo ao roteador ou use o cabo ligado direto no computador para ajudar.

Desenvolva o perfil de professor

Ser professor é uma das profissões na educação infantil mais procuradas, principalmente por quem tem facilidade em se comunicar e gosta de ajudar os outros. Mas você não precisa dar aula particular somente para crianças. Ainda é possível ensinar jovens do ensino médio, graduandos e adultos.

Para isso, algumas habilidades são essenciais. A boa comunicação, a organização e a responsabilidade fazem parte do perfil de professor ideal. Quando você as desenvolve, sua didática melhora e consegue conquistar mais ainda a confiança dos alunos.

A aula particular online é uma boa alternativa para ganhar dinheiro sem sair de casa. Isso sem falar na possibilidade de atuar com o que gosta e conseguir alunos de maneira fácil, pelas redes sociais mesmo. Para potencializar esse sucesso, escolha a sua faculdade com sabedoria, combinado?

Venha para a FAMA! Escolha o curso que mais combina com você e faça já a sua inscrição no vestibular online!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.