Como é trabalhar como assistente social no Amapá?

assistentes sociais

Você planeja trabalhar como assistente social no Amapá? Acredite, essa é uma boa escolha de carreira. Isso porque o profissional sempre vai encontrar oportunidades de atuação, devido ao importante papel que desempenha na sociedade.

Para ingressar nesse ramo, você precisa fazer faculdade de Serviço Social. A graduação confere o título de Bacharelado ao estudante, que recebe uma formação sólida em termos de visão social, política, econômica e cultural do país. Quer conhecer um pouco mais sobre a rotina de quem atua com assistência social em Macapá? Acompanhe o post!

A rotina do assistente social no Amapá

O assistente social é uma figura essencial na sociedade como um todo. Essa profissão requer ações junto aos grupos que vivem em situação de vulnerabilidade, como famílias carentes ou crianças e adolescentes vítimas de abuso e de negligência.

Portanto, para atuar nessa área, é preciso ter características como empatia, flexibilidade e mente aberta para as situações que pode presenciar. Em resumo, a rotina de um assistente social inclui as atividades que veremos a seguir.

Proteção física, psicológica e social da população

O profissional atua em programas desenvolvidos para oferecer suporte à população, visando o sustento das necessidades principais, bem como a proteção física e psicológica de cada indivíduo.

Proteção de crianças e de adolescentes

Uma das missões mais importantes de quem atua no Serviço Social em Macapá é acompanhar os casos de crianças e de adolescentes em situação de risco. Isso inclui condições de abandono, negligência, maus-tratos e qualquer outro tipo de abuso que prejudique o direito ao desenvolvimento íntegro dos menores.

Informação sobre cuidados com a saúde e educação

O assistente social também participa da divulgação de informações em relação à saúde e à educação. Isso é feito por meio de projetos de conscientização social que sejam acessíveis à toda população.

Programas sociais do SUS e da prefeitura das cidades

Quem trabalha como assistente social no Amapá encontra mais oportunidades em programas sociais do SUS (Sistema Único de Saúde), como os Centros de Referência em Assistencial Social (CRAS). A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) do estado e as iniciativas municipais também concentram muitas ações desenvolvidas por profissionais dessa área.

Defesa dos Direitos Humanos

O assistente social, no ato de todas as suas atividades, está sempre em defesa dos Direitos Humanos — o que inclui os direitos básicos de todos e qualquer cidadão, que devem ser respeitados acima das diferenças entre os indivíduos.

Inclusão social

Também faz parte da rotina do assistente social elaborar e acompanhar ações que priorizem a inclusão. Como parte da sociedade, todas as pessoas podem e devem ser incluídas em situações de vivência coletiva.

O mercado de trabalho para o graduado em Serviço Social

O graduado em Serviço Social encontra boas oportunidades no mercado de trabalho do Amapá, sendo que grande parte das vagas é preenchida em órgãos públicos, como o Conselho Tutelar. Com relação à remuneração, o salário do profissional concursado aqui no estado é de R$ 5.354 a R$ 5.741.

Ainda assim, a esfera privada e o terceiro setor também oferecem possibilidades de trabalho para os assistentes sociais. Um exemplo é o processo seletivo aberto em fevereiro de 2020 para assistente social promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) do estado.

Quem faz Serviço Social em Macapá pode encontrar vagas de emprego e estágio ainda durante a faculdade. Os alunos aqui da FAMA têm acesso a diversas oportunidades por meio do Canal Conecta — um portal de empregabilidade exclusivo para nossos estudantes.

Como você viu, vale a pena levar seu plano adiante e tornar-se um assistente social no Amapá. O mercado de trabalho nessa área precisa de profissionais bem preparados para ajudar a fazer a diferença na sociedade.

Que tal agora conhecer um pouco mais sobre a região? Acompanhe outro de nossos artigos e descubra se vale a pena morar no Amapá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.