Vale a pena investir no curso de Arquitetura em Macapá?

estudante de arquitetura em macapá

Engana-se quem acredita que o profissional formado em Arquitetura esteja envolvido apenas com a execução de obras e projetos arquitetônicos. As possibilidades de atuação no mercado de trabalho são abrangentes: há quem atue com gestão e administração de projetos, com design de interiores, elaborando pesquisas em habitação popular e muito mais.

As oportunidades são inúmeras, especialmente para quem deseja fazer Arquitetura em Macapá. Sabendo isso, preparamos um conteúdo especial que vai explicar para você:

  • como funciona a faculdade de Arquitetura;
  • quais são as áreas de atuação da profissão;
  • como saber se essa é a escolha certa;
  • como está o mercado de trabalho da profissão da Arquitetura em Macapá.

Boa leitura!

Como funciona o curso de Arquitetura?

A faculdade de Arquitetura da FAMA tem duração de cinco anos e é oferecida nas modalidades presencial e semipresencial. Aqui, nossos alunos são preparados para realizar projetos e construções de espaços edificados, paisagismo, urbanismo, planejamento regional e urbano.

Ao final do programa, além de projetar, criar e desenhar espaços que atendam às necessidades da sociedade, os estudantes saberão atuar profissionalmente considerando aspectos históricos, ambientais e culturais de uma região. Tudo isso, claro, sem esquecer questões relacionadas à utilização de recursos, acessibilidade e conceitos técnicos e estéticos.

A matriz curricular do curso de Arquitetura da FAMA é composta por disciplinas de Ciências Humanas e Exatas. Veja, a seguir, algumas delas:

  • História da Arte;
  • Desenho Técnico;
  • Obras de Construção Civil;
  • Instalações Elétricas, Telefônicas, Hidráulicas e de Esgotamento Sanitário;
  • Conforto Térmico, Acústico e Luminotécnico;
  • Topografia;
  • Planejamento Urbano;
  • Políticas de Habitação;
  • Paisagismo;
  • Processos de Gestão de Obras e Projetos.

Há quem acredite que, para cursar Arquitetura, é necessário ser praticamente um desenhista de primeira — mas precisamos desmistificar essa questão. Na verdade, saber desenhar não é um requisito para ingressar na carreira. Saiba que existem profissionais que iniciam a graduação sem dominar essa habilidade, viu?

De certo, o desenho fará parte do dia a dia do arquiteto, mas haverá diversas oportunidades ao longo da faculdade para desenvolver essa habilidade. Além disso, existem programas de computador, como AutoCAD, tão importantes no cotidiano do arquiteto quanto os desenhos feitos à mão.

Como é a carreira do arquiteto?

Falamos acima que há diversas oportunidades para profissionais formados em Arquitetura em Macapá, você se lembra? As opções não se resumem aos projetos arquitetônicos e execução de obras há bastante tempo.

Veja, abaixo, algumas possibilidades de atuação para profissionais formados no curso de Arquitetura:

  • paisagismo;
  • projetos e acompanhamento de construções;
  • arquitetura cenografia, voltada para produções artísticas;
  • iluminação de ambientes focando a parte estética e funcional;
  • restauração e recuperação de edifícios;
  • fotografia de arquitetura;
  • arquitetura promocional, visando à criação espaços destinados à divulgação de uma marca;
  • carreira acadêmica, atuando como professor ou pesquisador.

As oportunidades não param por aí. Além dessas áreas, é possível fazer uma ponte entre a Arquitetura e o Design Gráfico para, assim, atuar em outros setores, como:

  • design industrial;
  • design de mobiliário;
  • design têxtil;
  • design de videogame.

Como saber se a faculdade de Arquitetura é a ideal?

Está gostando de saber mais sobre o curso de Arquitetura em Macapá? Então, chegou o momento de descobrir como é possível identificar se essa carreira é para você. Já dissemos que não há necessidade de ser um desenhista profissional para investir nessa graduação.

No entanto, ter um perfil criativo para atuar nessa área é indispensável. Assim, você vai precisar de uma veia artística para seguir o caminho da Arquitetura — afinal, você lidará com a arte de criar espaços e meios para utilizá-los da melhor forma.

Se você tem interesse em aperfeiçoar edifícios, ambientes de lazer, casas, mobilidade e assim por diante, é possível que o curso de Arquitetura seja para você. O desejo de melhorar a vida das pessoas, especialmente em cidades, é um indicador excelente de que o seu perfil combina com a profissão.

Como está o mercado de trabalho da Arquitetura em Macapá?

Depois de saber mais sobre a graduação em Arquitetura, as áreas de atuação e como descobrir se a carreira é ideal para o seu perfil, chegou o momento de conhecer como está o mercado de trabalho dessa profissão em Macapá.

De acordo com dados de uma pesquisa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), na região Norte do País, os estados em que existem mais empresas em relação ao número de arquitetos são Amapá, Tocantins, Rondônia e Acre.

Ainda segundo a pesquisa, só no Amapá existem 203 empresas de Arquitetura e Urbanismo e 89% das atividades profissionais do setor estão concentradas na região. Bastante promissor, não é verdade? Uma excelente oportunidade para quem reside ou deseja morar em Macapá.

A média salarial da profissão no Brasil é de R$ 6.317,82,00 para 40 horas de dedicação semanal. No entanto, esses valores podem variar bastante de acordo com a experiência do profissional e a área em que ele pretende atuar. O teto salarial de um Arquiteto Urbanista, por exemplo, pode chegar a R$ 14.300,00.

Com isso em mente, torna-se imprescindível buscar uma faculdade de qualidade para ajudar você a impulsionar a carreira e conquistar as melhores oportunidades do mercado profissional.

Com a FAMA, não há razão para se preocupar. Além de terem apoio personalizado em todas as etapas da formação acadêmica, nossos estudantes contam com o Portal do Aluno, que dá acesso a conteúdos ricos sobre a área, videoaulas e diversos benefícios.

Há também uma plataforma exclusiva que os coloca em contato com as melhores empresas e vagas de emprego do Macapá: o Canal Conecta. Ela é gratuita e a parceira ideal para indicar as oportunidades profissionais ideias para o seu perfil. São diversos os benefícios:

  • acesso a dicas imperdíveis para se dar bem em entrevistas;
  • conteúdos exclusivos de gestão de carreira;
  • teste de perfil comportamental;
  • uma base de concursos públicos.

Agora você já sabe por que vale a pena investir em Arquitetura em Macapá! Como vimos, existem diversas opções de atuação para quem aposta nessa carreira. Então, para garantir o seu crescimento profissional e as melhores oportunidades no mercado de trabalho, é preciso uma boa dose de dedicação e uma faculdade em Macapá de qualidade como aliada.

Gostou de saber sobre o curso de Arquitetura em Macapá? Então, aproveite a visita no blog e assine nossa newsletter. Você vai conferir em seu e-mail conteúdos especiais sobre carreira e educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.