Arquiteto online: por que se tornou uma tendência?

arquiteta online

O ano de 2020 já entrou para a história e não é somente por causa da pandemia do novo coronavírus. Durante a quarentena, aceleramos mudanças que já estavam para acontecer, como é o caso da transformação digital em várias áreas — nem mesmo a Arquitetura ficou de fora!

Dá para imaginar que teríamos um arquiteto online à disposição para auxiliar os seus clientes de maneira remota? Esse atendimento virtual é uma tendência que começou bem tímida, mas que já se mostra como uma forte oportunidade aos novos profissionais que estão vindo por aí.

Você sabe o que faz um arquiteto online? Quer descobrir mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir mais detalhes sobre essa atuação, os benefícios, as oportunidades e, até mesmo, as vantagens aos clientes. Veja só!

Como o arquiteto pode atuar de forma online?

A Arquitetura é uma área que abre muitas possibilidades de atuação, desde as mais tradicionais até o empreendedorismo digital. Afinal, hoje é possível contratar arquitetos por meio da internet e acompanhar obras de forma virtual.

O trabalho do arquiteto online envolve oferecer um atendimento remoto e criar projetos arquitetônicos digitais. As ferramentas tecnológicas também são um grande facilitador tanto na hora de conversar com os clientes quanto no desenvolvimento de cada etapa da planta e de outros materiais. Contudo, podemos ir além:

  • é possível captar clientes por meio da internet, do marketing digital e das redes sociais;
  • o arquiteto mantém seu portfólio online, tornando mais prática a divulgação do seu trabalho;
  • as reuniões com clientes, fornecedores e equipe ocorre de forma remota;
  • os projetos são estruturados digitalmente e conectados, sendo possível manter tudo na nuvem para que todos os envolvidos tenham acesso;
  • o gerenciamento e o acompanhamento de obras também pode ser feito a distância, com a ajuda da tecnologia.

Quais são os benefícios de praticar a profissão dessa forma?

Na Arquitetura de Interiores, por exemplo, o profissional pode elaborar imagens 3D dos ambientes, fazer detalhamentos técnicos de móveis, iluminação e revestimentos, listar materiais com indicação de compra online, criar planta de layout e enviar todas as orientações de execução ao cliente.

Logo, é possível perceber que o trabalho do arquiteto online se torna mais ágil e otimizado. Essa tendência, inclusive, traz um benefício enorme, que é a possibilidade de atuar em várias regiões e atender mais clientes ao mesmo tempo — sem perder a qualidade do serviço.

Com uma boa dose de organização e gestão do tempo, o atendimento do arquiteto online transforma a rotina e amplia seu portfólio. Afinal, devemos considerar que os clientes querem sair cada vez menos de casa para resolver questões de reformas ou obras.

Por que isso representa uma oportunidade para novos profissionais?

Quem faz o curso de Arquitetura e Urbanismo hoje em dia precisa ter em mente que o mercado exige um profissional preparado para lidar com a tecnologia. Quem faz a graduação aqui na FAMA, por exemplo, já se acostuma com a realidade durante as aulas, que acontecem na modalidade de ensino semipresencial (em uma das unidades).

Com isso, o estudante já sai da faculdade habituado com as práticas virtuais e, querendo ou não, vai ter um perfil de arquiteto online delineado. Essa tendência é geral, por isso, as melhores oportunidades esperam por esse novo profissional. O mercado de trabalho no Amapá é um que já tem adotado esse perfil.

Qual é a vantagem para o cliente?

O cliente também sai ganhando nesse novo formato de prestação de serviços. A tendência oferece mais exclusividade do atendimento ao projeto finalizado, por exemplo. Outro ponto positivo é que as consultorias são mais baratas do que uma contratação tradicional e isso democratiza o acesso à Arquitetura.

As plataformas digitais criadas para conectar arquiteto online e clientes fornecem diferentes pacotes que atendem variados perfis. Em apenas algumas horas, a pessoa troca ideias na consultoria e o profissional já entrega planta, 3D, lista de materiais e produtos indicados. É tudo mais dinâmico e o cliente pode seguir as instruções no seu ritmo.

Agora que você já conhece o trabalho do arquiteto online, já pode pensar em ingressar na profissão e fazer parte da Arquitetura em Macapá. Para isso, pesquise as formas de ingresso em uma boa instituição de ensino e garanta uma formação de qualidade, que o prepare de fato para a realidade do mercado.

E aí, que tal dar o primeiro passo? Inscreva-se no vestibular da FAMA e inicie a sua carreira já!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content