5 áreas da Fisioterapia em que o profissional pode atuar

fisioterapeuta e paciente

Você sabe o que faz um fisioterapeuta? Já teve curiosidade em saber como funciona o curso de Fisioterapia? Entre as faculdades na área da saúde, essa graduação prepara o estudante para uma das profissões mais expansivas do setor.

São várias as áreas da Fisioterapia que o profissional pode atuar. Vale ressaltar, inclusive, que essa é uma das profissões em alta na região Norte, com bons índices de empregabilidade. Que tal conferir as principais possibilidades e planejar a sua carreira?

Fisioterapia Clínica

Uma das áreas mais tradicionais da Fisioterapia, essa cuida principalmente do tratamento e da reabilitação de pacientes que tiveram alguma doença ou um trauma ortopédico — envolvendo ossos, músculos e articulações. Além disso, também age de forma preventiva, buscando evitar disfunções futuras e, claro, promover melhorias no dia a dia e na qualidade de vida das pessoas assistidas.

Fisioterapia Respiratória

Essa é uma das áreas da Fisioterapia que ganhou muito destaque, sobretudo durante a pandemia da COVID-19. Afinal, por se tratar de uma doença respiratória com amplo grau de disseminação e contágio, os hospitais e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) precisaram — e precisam muito — da atuação do fisioterapeuta no gerenciamento do sistema respiratório.

Esse profissional cuida de todas as atividades relacionadas aos músculos respiratórios e funções ventilatórias, imprescindíveis para a manutenção das vias aéreas de um paciente internado. É um trabalho essencial aos sistemas corporais, reduzindo os riscos de complicações clínicas.

Fisioterapia Esportiva

Focada no atendimento a atletas, sejam eles profissionais ou amadores, essa modalidade da Fisioterapia atua diretamente na prevenção e no tratamento de lesões causadas pela prática de esportes e outras atividades físicas.

Os profissionais são especialistas em desempenho esportivo de competições, em otimização de resistência, potência, equilíbrio, flexibilidade e força muscular. Também trabalha diretamente na reabilitação de torções, fraturas, contusões, lesões em ligamentos, luxações, entre outros problemas geralmente recorrentes no mundo do esporte.

Fisioterapia Neurofuncional

Algumas deficiências decorrentes de lesões cerebrais comprometem a locomoção e a cognição de pacientes. Como elas atingem e alteram o sistema nervoso central ou periférico, essas pessoas precisam da Fisioterapia especializada na reabilitação neurofuncional.

Assim, por meio do que chamamos de neuroplasticidade, o profissional pode minimizar os impactos das limitações cotidianas, promovendo autonomia a quem apresenta, por exemplo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, traumatismo craniano etc.

Fisioterapia Dermatofuncional

Bastante promissora, essa área da Fisioterapia é relativamente recente e sai dos consultórios tradicionais para as clínicas com foco no segmento da estética. O fisioterapeuta que escolhe esse tipo de especialização vai atuar em tratamentos pontuais, de flacidez de pele, estrias, cicatrizes e até mesmo na redução de gordura localizada.

A qualificação profissional é o passo fundamental para o sucesso na carreira de qualquer fisioterapeuta, independentemente da sua escolha entre as áreas da Fisioterapia. Por isso, se você tem interesse por esse setor da saúde, considere fazer uma faculdade.

Aqui na FAMA, temos o curso de Fisioterapia em Macapá nas modalidades de ensino presencial e semipresencial. Também temos formas de ingresso diferenciadas e proporcionamos a oportunidade de acesso às melhores vagas de estágio e emprego aos seus estudantes por meio da parceria exclusiva com o Canal Conecta.

Agora que você já conhece as principais áreas da Fisioterapia, escolha aquela que se adéqua ao seu perfil profissional, faça sua inscrição no vestibular e dê início aos seus estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content