5 principais áreas da Farmácia em que o profissional pode atuar

profissional de farmácia

Quem escolhe fazer a faculdade de Farmácia pode ter certeza de que está entrando em uma das áreas da saúde com mais possibilidades de explorar diferentes atuações. Ainda que no imaginário popular as atividades de Farmácia aconteçam em grande parte nos estabelecimentos comerciais, há muito mais para você explorar.

Então, se você tem interesse em cursar Farmácia em Macapá, não deixe de ler este artigo até o final! Veja 5 das principais áreas da Farmácia que trouxemos aqui!

Farmácia clínica

Como dissemos, ao questionar o que faz um farmacêutico, essa é a atividade mais conhecida das pessoas. Além da presença como profissional responsável por drogarias e farmácias, o farmacêutico é habilitado para fazer procedimentos rápidos com pacientes e realizar pequenas consultas e conferências para que todo medicamento administrado seja feito da maneira correta, por exemplo:

  • aferição de pressão;
  • testes rápidos, como medição de níveis glicêmicos (taxas de açúcar no sangue);
  • bioimpedância;
  • conferência de receitas e propósito do tratamento;
  • orientações gerais sobre medicamentos, efeitos colaterais etc.

Com isso, o profissional oferece um atendimento mais personalizado ao paciente, tanto que na própria farmácia pode haver um miniconsultório ― cena muito comum, especialmente em farmácias de manipulação.

Saúde Pública

Se você está de olho no mercado de trabalho no Amapá, os concursos na área de Saúde Pública podem ser uma excelente saída. Entre os diversos cargos está o de farmacêutico para atuar em postos de saúde, hospitais e setores de atenção à saúde da família, por exemplo.

Em suas funções, o profissional trabalhará diretamente no atendimento ao público, acompanhará o tratamento de pacientes e a logística de distribuição de medicamentos e insumos, bem como fará parte de equipes multidisciplinares em projetos diversos.

Perícia Criminal

Essa é uma área da Farmácia em que a Saúde encontra-se com a Justiça e que pode ser muito bem-paga em razão da alta responsabilidade. Nela, o farmacêutico terá o papel principal de analisar materiais coletados em cenas de crimes e em vítimas, tanto em exames necropsiais quanto nos chamados corpos de delito.

O objetivo é que os resultados obtidos com essas análises ― por exemplo, a presença de DNA alheio, tanto na vítima quanto no local do fato ― possa ajudar no mapeamento do crime para que seja possível encontrar a resolução correta.

Então, se você tem interesse em realizar um concurso público em Macapá, saiba que a Faculdade de Farmácia oferece essa possibilidade de atuação.

Ensino e pesquisa

O ensino e a pesquisa também fazem parte das atividades de Farmácia. Alguns profissionais procuram investir na carreira acadêmica, que possibilita trabalhar tanto como professor universitário quanto em setores voltados à iniciação científica.

Além disso, o farmacêutico pode se tornar um pesquisador e trabalhar em institutos de pesquisa, criando ou melhorando medicamentos, em conjunto com grupos de cientistas.

Você sabia? Para ajudar você a entrar o quanto antes no mercado de trabalho, um portal de empregabilidade exclusivo aproxima alunos e ex-alunos da FAMA às melhores empresas! Conheça o Canal Conecta.

Farmácia na indústria

A área industrial é uma possibilidade gigante de atuação para o profissional. Além da própria indústria farmacêutica, que distribui medicamentos para o mundo todo, também há outras áreas de atuação, como a indústria de alimentos e a cosmética.

Em todos os casos, o farmacêutico participará das etapas do processo de fabricação dos produtos, analisando fórmulas e desenvolvendo produtos que não tenham impacto negativo no corpo humano ou no de animais. Por exemplo, serão feitas análises toxicológicas e microbiológicas, adequação às normas da vigilância sanitária e fiscalização para garantir altos índices de qualidade, antes de o produto ou alimento chegar ao consumidor final.

Essas foram algumas das áreas da Farmácia em que você poderá ter boas oportunidades na carreira. Por isso, antes de entrar na graduação, é importante conhecê-las. Agora, gostaríamos de dar uma boa notícia para acelerar a sua profissionalização: o valor da faculdade de Farmácia em Macapá varia bastante, mas a FAMA procura manter a mensalidade do curso de Farmácia que caiba no seu bolso, além de oferecer descontos e oportunidades de bolsas de estudo.

Então, não espere mais. Inscreva-se no vestibular de Farmácia da FAMA e construa uma carreira de alto nível!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.