Afinal, o que faz um analista de Comércio Exterior?

analista de comércio exterior

O curso de Comércio Exterior forma profissionais pra trabalhar na condução de operações de importação e exportação, tanto em empresas privadas como nos governos. Ao longo de sua formação, o estudante aprende sobre logística internacional, operações cambiais, legislação e demais atividades relacionadas à área de atuação.

Mas você sabe exatamente o que faz um analista de Comércio Exterior? Neste artigo, nós vamos falar sobre isso. Você vai saber mais sobre o mercado de trabalho, descobrir quanto ganha esse profissional e conhecer as possibilidades de atuação. Confira!

Como é o mercado para o profissional de Comércio Exterior?

Algumas das principais preocupações atuais do mercado de Comércio Exterior são a redução da burocracia e a criação de uma estrutura que permita que as empresas gastem menos nas suas operações logísticas.

Para atender a essas demandas, o profissional, além de estar preparado tecnicamente, deve ser perspicaz, flexível, criativo e corajoso. Outra habilidade importante é a capacidade de atuar em conjunto com profissionais de outras áreas.

O mercado de trabalho em Macapá tem valorizado cada vez mais o analista de Comércio Exterior. Isso traz benefícios para o trabalhador, mas também alguns desafios, como a necessidade de atingir um determinado nível de excelência para se destacar.

A média salarial da profissão é de R$ 3.616,76.*

O que faz um analista de Comércio Exterior?

São várias as possibilidades de atuação de um analista de Comércio Exterior:

  • lidar com transações comerciais internacionais;
  • gerir documentação fiscal;
  • criar estratégias de expansão internacional;
  • assessorar investidores.

Saiba mais sobre cada uma delas!

Lidar com transações internacionais

Uma das principais atividades relacionadas à área de Comércio Exterior é o trabalho com importações e exportações. Por isso, a rotina do analista envolve transações internacionais e todos os trâmites que estão envolvidos nesse processo.

O profissional é responsável pelos procedimentos de pagamento, conversão de moedas, logística, documentação e fiscalização em relação às legislações dos países envolvidos nas negociações.

Gerir documentação fiscal

Como você já deve ter percebido, apesar de todo o movimento em torno da desburocratização dos processos, a burocracia ainda está muito presente na rotina do analista do Comércio Exterior. Essas transações envolvem uma série de documentos que precisa ser gerenciada com muito cuidado para evitar prejuízos e sanções.

Criar estratégias de expansão internacional

O profissional que atua em empresas pode ser responsável por desenvolver estratégias de expansão dos negócios, o que pode envolver a inserção do negócio em outros mercados. Para isso, o analista deve estar preparado para fazer pesquisas de mercado, identificar boas oportunidades e saber lidar com culturas diferentes.

Assessorar investidores

Aqui na FAMA, nós formamos mais do que especialistas em transações internacionais. Os nossos alunos são preparados para identificar oportunidades e negociar possibilidades para a empresa onde atua. Por isso, esses profissionais estão preparados para fazer assessoria sobre investimentos, analisar contratos e fazer cotações.

Onde estudar Comércio Exterior

Se você pretende estudar em Macapá, considere fazer o curso de Tecnólogo conosco. Nossos alunos são preparados para recebem todos os conhecimentos técnicos necessários para realizar as atividades pertinentes à profissão, além de contarem com os ensinamentos de profissionais que se destacaram nos seus campos de trabalho.

Um dos diferenciais da FAMA é a nossa parceria exclusiva com o Canal Conecta, uma plataforma de conexão entre empresas e profissionais que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Assim, os alunos se inserem facilmente no competitivo mercado e começam a colocar em prática tudo o que aprenderam.

O analista de Comércio Exterior é um profissional que tem diversas possibilidades de atuação. Independentemente de qual seja a escolha do especialista, contar com uma formação sólida faz muita diferença.

Se você quer dar o primeiro passo na direção de uma carreira na área de Comércio Exterior, inscreva-se no vestibular online da FAMA!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content