Por que a faculdade de Administração é promissora no Amapá?

Se você quer ter a certeza de uma boa colocação no mercado de trabalho, gosta de lidar com pessoas e tem espírito de liderança, o curso de Administração é perfeito para você! Muito versátil e com possibilidades de atuação amplas, a carreira em Administração no Amapá é especialmente interessante, já que o estado tem um mercado forte nesse setor.

Para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (DEPEC), o setor de Administração Pública é responsável por 44% das ocupações econômicas do estado, seguido por Serviços (29%) e Comércio (13%). Para os três, a faculdade de Administração é bem-vinda.

Acompanhe este texto e saiba tudo sobre o curso e a atuação profissional do administrador!

Saiba como é o curso de Administração

O curso de Administração é voltado para a gestão de empresas de todos os portes e segmentos, tanto da iniciativa pública quanto da privada — e até mesmo de organizações não governamentais (ONGs).

Para ser capaz de administrar uma empresa, o profissional precisa lidar com pessoas e executar atividades que têm impacto na vida em sociedade de alguma forma. Dessa forma, o curso se enquadra na área de conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas.

Além de gerir equipes, o profissional lida com documentos, recursos financeiros, logística e muito mais, ou seja, é uma carreira bastante versátil. Para todas as atividades da Administração, uma característica é fundamental: espírito de liderança.

O administrador precisa cuidar de todos os aspectos da organização com uma visão estratégica de negócio. Além disso, ele precisa guiar o trabalho das equipes e manter a produtividade em todos os processos da empresa.

A graduação em Administração

Você viu que a carreira em Administração é muito abrangente, não é? Para dar conta de tantas atividades e funções possíveis para um administrador, você precisa contar com uma boa faculdade, reconhecida pelo MEC e com diferenciais para proporcionar uma excelente trajetória acadêmica.

Aqui na FAMA, o curso conta com todas as disciplinas necessárias para preparar o estudante para todos os desafios e as oportunidades do exercício profissional da Administração no Amapá. Veja algumas das matérias da grade:

  • Análise de Investimentos;
  • Comportamento Organizacional;
  • Contabilidade;
  • Direito Empresarial;
  • Políticas Públicas;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Mercado de Capitais;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing;
  • Processos Logísticos;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Negociação e Gestão de Conflitos.

Ao final do curso, o estudante precisa fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trata-se de um projeto de pesquisa voltado para o exercício profissional e para questões teóricas sobre a carreira em Administração.

Por mais que o estágio não seja obrigatório nessa graduação, a FAMA oferece todo o apoio para que seus alunos tenham essa experiência na faculdade de Administração, pois ela agrega muito à formação e permite uma vivência prática, que ajuda a aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Já está com vontade de aprender sobre todos esses assuntos? Então espere só até conhecer as possibilidades de atuação do administrador!

O dia a dia na carreira de Administração

Depois de concluir a graduação, você provavelmente será inserido no mercado rapidamente — por meio do canal Conecta, que é uma vantagem de se graduar na FAMA. Essa é uma das carreiras com melhor empregabilidade, afinal, possibilidades de atuação não faltam para o futuro administrador. Com essa formação, você pode atuar:

  • na gestão de pessoas em Recursos Humanos;
  • na implantação e no controle de processos administrativos;
  • na gestão financeira;
  • na gestão logística;
  • em setores de Marketing e Vendas;
  • com planejamento estratégico;
  • na consultoria de mercado;
  • no Comércio Exterior;
  • na análise de crédito e risco;
  • na auditoria de operações, e por aí vai.

Conheça mais sobre o mercado de Administração no Amapá

Deu para ver que essa carreira abre muitas portas para o estudante, não é? Quando pensamos em Administração no Amapá, então, essa afirmação se torna ainda mais significativa!

No levantamento do DEPEC, os setores econômicos mais voltados para essa profissão equivalem a nada menos do que 86% de toda a atividade econômica do estado — mas não é só em Administração Pública, Serviços ou Comércio que o administrador tem uma boa colocação.

No restante da composição setorial, incluindo Agropecuária e Indústria, também há lugar para o administrador. Independentemente do segmento, qualquer tipo de organização tem processos gerenciais que precisam de cuidado para que se mantenha a saúde do empreendimento.

Quanto à remuneração, a pesquisa do Portal Salário, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, mostra que a média salarial em Macapá é de R$ 4 mil. Profissionais com mais tempo de carreira chegam a ganhar R$ 9,7 mil.

Entenda como é o perfil ideal de um profissional da Administração

Gostou do que viu até aqui? Então é hora de pensar se a carreira em Administração é mesmo para você. Veja alguns dos principais traços do perfil ideal de um administrador.

Organização

Para lidar com processos de empresas, o profissional precisa ser organizado e detalhista para não cometer erros em relação a prazos, documentos e cálculos.

Visão estratégica

Não dá para gerenciar o negócio sem prestar atenção nas tendências de mercado, por isso o profissional precisa ter uma visão estratégica e voltada para inovação.

Inteligência emocional

Como o administrador lida com equipes e problemas gerenciais da empresa, precisa saber identificar e lidar da melhor forma com as suas emoções, como um bom líder.

Boa comunicação

O administrador deve saber expressar suas ideias e posições de forma eficiente, tanto no contato presencial como por telefone e por textos, por exemplo.

Senso de equipe

Trabalhar com Administração é trabalhar com pessoas, por isso é interessante que esse profissional se dê bem com equipes e tenha facilidade para administrar conflitos.

Gosto por aprender

No mundo dos negócios, as inovações surgem a todo momento, portanto o administrador precisa ter uma personalidade dinâmica e capacidade de se adaptar às mudanças, buscando sempre novos conhecimentos.

Então, se identificou com essas características? Não se preocupe: no curso da FAMA você terá bases suficientes para desenvolver essas habilidades e competências e se tornar um excelente profissional.

Depois disso, basta aproveitar todas as oportunidades da carreira em Administração no Amapá, que como você viu, não são poucas! Ah, e aqui na FAMA, você pode cumprir a carga-horária do curso na modalidade presencial ou semipresencial, escolhendo aquela que melhor se adéqua à sua rotina. Perfeito, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo! Entre em contato conosco e veja como começar o seu curso superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.