4 dicas para escolher uma pós-graduação!

estudantes de marketing digital

Definir a área da especialização nem sempre é uma escolha simples ou fácil para a maioria das pessoas.

Inúmeras variáveis devem ser analisadas para que a decisão seja assertiva e traga bons resultados para a sua carreira à longo prazo. Com tantas opções de tema e modalidade, é normal ter dúvidas e não saber por onde começar.

Mas, antes de fazer a sua escolha, é importante decidir bem qual curso e onde cursar a sua pós-graduação, para não acabar caindo numa furada. Acompanhe esse post e confira 4 dicas que vão te ajudar a escolher a pós-graduação certa para a sua carreira.

Defina os seus objetivos profissionais

O autoconhecimento é fundamental para entender melhor seus sonhos e desejos e aonde você quer chegar. Nessa etapa do processo, vale a pena dedicar algum tempo, para refletir sobre o seu momento na carreira e as suas expectativas a curto, médio e longo prazo.

Você deseja trabalhar em uma grande empresa ou empreender? Ao definir seus objetivos profissionais, você precisa de um plano de ação para desenhar os caminhos que irão te levar até a realização dos seus sonhos.

Agora que você já sabe seus objetivos profissionais, é mais fácil identificar quais cursos de pós-graduação vão te ajudar a atingir seus objetivos.

É muito importante validar se os pontos abordados na grade curricular vão trazer o conhecimento necessário para ir avançando na carreira.

Entenda os diferentes tipos de pós-graduação

Não basta apenas querer fazer uma pós-graduação, é preciso escolher o curso que mais se encaixa em seu perfil e expectativas profissionais.

Existem duas modalidades de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. A lato sensu engloba especializações e MBAs e tem como objetivo aprimorar a atuação no mercado de trabalho. 

Já a stricto sensu é voltada aos cursos de mestrado e doutorado, sendo a melhor opção para quem deseja construir uma carreira acadêmica.

Escolha uma instituição de referência

Dê preferências por instituições reconhecidas no mercado e que estejam com o credenciamento no MEC em dia. A avaliação dos alunos, especificamente, sobre o curso que você pretende fazer, deve ser critério de desclassificação.

Ninguém melhor do que os alunos que já realizaram o curso para dar esse feedback. Também dê uma atenção especial para a grade curricular do curso e os professores, assim como suas formações.

Avalie as modalidades de ensino

E por último, e não menos importante, pesquise sobre as modalidades de ensino disponíveis na instituição escolhida. Atualmente, o aluno encontra três opções: presencial, híbrido e 100% online.

Com a tecnologia e os recursos disponíveis hoje em dia, é possível fazer uma pós-graduação EAD de qualidade com todos os benefícios do presencial. Basta ter um planejamento de estudo e disciplina.

Definir qual pós-graduação fazer pode ser uma tarefa desafiadora, mas com um bom planejamento e objetivos bem definidos, você estará preparado para escolher a formação que irá acelerar o seu desenvolvimento profissional.

Se deseja aprofundar o conhecimento em uma instituição de referência no mercado, você está no lugar certo! Os cursos de pós-graduação FAMA são amplamente reconhecidos por sua qualidade de conteúdo e excelência do time acadêmico.

São mais de 300 cursos de pós-graduação e MBA em diversas áreas de conhecimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content